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sábado, 23 de março de 2019

Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 11 - Mais Peregrinação Ambulante - Por Luiz Domingues

Antes, portanto, de mais um show na continuidade da turnê, "Toca Raul", com Edy Star, eis que tivemos mais um compromisso regular dos Kurandeiros. 

O local, um velho conhecido da banda, e posso afirmar sem receio em errar, uma casa que tornara-se um refúgio natural da banda, já de algum tempo, a ocupar o lugar que fora um dia do Magnólia Villa Bar, em termos de ancoragem para a nossa banda. 

E desta feita, a iniciativa partira da cúpula da Webradio Stay Rock Brazil, pois no domingo posterior, tal emissora realizaria a festa de seu aniversário e entre outras bandas, convidara uma banda de Brasília, chamada: Brazilian Blues Band e a aproveitar a vinda dos colegas brasilienses para São Paulo, quis promover um show extra dessa banda na capital paulista e assim, surgiu o convite para que Os Kurandeiros pudessem dividir a noite com esses artistas oriundos da capital federal.

Uma panorâmica da banda no palco. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Click, acervo e cortesia: Rogério Utrila 
Flagrantes da banda em ação. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Clicks, acervo e cortesia: Cleber Lessa 

Bem, claro que aceitamos de pronto e o mais interessante foi constatar in loco, que mais que ser um prazer tocar no Santa Sede, foi igualmente um prazer atender o convite dos simpáticos amigos da Webradio Stay Rock Brazil e ao longo da noite, o contato com os colegas de Brasília foi dos mais agradáveis, tanto no aspecto social, sob extrema camaradagem e empatia instantânea, quanto pela ótima surpresa da banda ser muito boa e o seu show ter agradado-nos em cheio e quero crer, à todos que estiveram presentes no Santa Sede Rock Bar.
Mais uma foto da banda sob panorâmica no palco. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap 

O nosso show foi feito com extrema energia. Tocamos poucas releituras e privilegiamos mais o repertório autoral. Teve excelente receptividade do público presente e dessa forma acredito que pudemos esquentar muito bem a plateia para receber a contento os rapazes do Brazilian Blues Band.

A banda de Brasília-DF, "Brazilian Blues Band", em ação na primeira foto. Na segunda, em confraternização final com Os Kurandeiros. Da esquerda para a direita: Stivenson Neves Canavarro, Leonardo Vilela, Marçal Pontes, Kim Kehl, Renato Menez (Webradio Saty Rock Brazil), Carlinhos Machado, eu (Luiz Domingues) e Luiz Kaffa. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Foto 1, Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap. Foto 2: Click, acervo e cortesia: Cleber Lessa 

Banda muito boa, gostei da versatilidade e excelente nível técnico de todos os seus instrumentistas e do vocalista. Gostei das suas boas composições, bem compostas e bem arranjadas, e tudo versado pela observação clara em prol de timbres e escola estilística em torno de estética setentista. Apesar de levar o Blues como mote principal, a banda mostra-se eclética e transitou também pelo Rock de uma maneira geral, R'n'B, Soul Music etc. 

 Logo em uma das primeiras canções, com acento meio funkeado a la anos setenta, o guitarrista, Rubens Gióia, meu amigo e velho companheiro d'A Chave do Sol, que estava a assistir comigo na mesma mesa, falou-me: -"lembra-me o som do Mandrill". De certo que lembrou mesmo, assim como "War", "Little Feat", Buddy Miles e outros tantos artistas com essa sonoridade, oriundos bem no início dos anos setenta. 

Enfim, o Brazilian Blues Band, agradou-nos muito, de certo. Uma surpresa boa, ao executar vários clássicos do Blues brasileiro mais moderno, eis que anunciaram que tocariam: "Má Noite", do repertório do Nasi & Os Irmãos do Blues, e cujo arranjo original dessa releitura com Nasi, foi de sua responsabilidade e que também faz parte do repertório d'Os Kurandeiros. 

Inclusive, nós a havíamos executado naquela mesma noite, durante o nosso set regular. Bem, foi bem bonita versão deles, mais próxima da sonoridade do Nasi e melhor ainda quando tiveram a simpática atitude em convidar o Kim Kehl para cantar junto ao seu vocalista. Momento bonito do show, portanto.

Salve o batuque dos Kurandeiros! Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap 

A canção "Má Noite", na interpretação da Brazilian Blues Band de Brasília-DF e a contar com a participação especial de Kim Kehl, no show realizado no Santa Sede Rock Bar de São Paulo. Filmagem: Lara Pap

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZFTvl2YcUj4 

Eis que após o término do show dos rapazes, conversamos bastante e a boa impressão inicial só reforçou-se com a constatação de que todos são artistas muito conscientes, com formação muito boa no tocante às suas influências pessoais (o que já ficara patente diante da sua apresentação), mas sobretudo, são ótimos seres humanos. Portanto, foi um prazer total dividir a noite com esses artistas e posso dizer, amigos, doravante.
A artista plástica e artesã, Pat Freire, com Carlinhos Machado, nos bastidores do pós show. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap
Carlinhos Machado e Marçal Pontes (tecladista da Brazilian Blues Band). Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Click, acervo e cortesia: Cleber Lessa
No primeiro plano, Aguinaldo Lerente e Carlinhos Machado. Atrás, sentados, Lara Pap, Ana Cristina Domingues (encoberta) e Kim Kehl. Em pé, intermediário, Kico Stone. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Click, acervo e cortesia: Cleber Lessa
Kim Kehl conversa com Renato Menez (Webradio Stay Rock Brazil) e Luiz Kaffa (vocalista da Brazilian Blues Band). Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 26 de outubro de 2018. Click, acervo e cortesia: Cleber Lessa      

E assim procedeu-se : noite de 26 de outubro de 2018, no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, com a prazerosa participação da Brazilian Blues Band, direto de Brasília-DF. Aí sim, o próximo compromisso d'Os Kurandeiros, dar-se-ia com a continuidade da turnê: "Toca Raul", com Edy Star e Michel Machado e mais uma vez em uma Casa de Cultura da prefeitura de São Paulo, localizada em um distante bairro do extremo da zona leste da capital paulista.

Seria a terceira etapa e nesta altura, já estávamos habituados não somente com a parte musical, mas com as particularidades que marcaram tal turnê. Como por exemplo o fato de que o circuito das Casas de Cultura que visitamos e ainda visitaríamos, caracterizaram o nosso mergulho mais profundo pela periferia da cidade de São Paulo, em várias regiões. 

Já havíamos visitado os bairros do M'Boi Mirim (no extremo da zona sul), e Cidade Tiradentes (no extremo da zona leste) e houvera sido uma boa aventura o ato de deslocarmo-nos para tais quadrantes longínquos e a fazer uso de caminhos muito tortuosos. Agradecemos o fato de vivermos a realidade da Era digital e se não fossem os aplicativos dos Smatphones e o uso do Google Map como consulta obrigatória quando realizada no dia anterior para cada viagem dessas, realmente teria sido muito difícil chegar em tais logradouros. 

Esse foi o lado mais sombrio, eu diria. Mas o lado bom, compensara tudo e não falo apenas pelo prazer em realizar os shows, mas a constatação de que em tais Casas de Cultura, a amabilidade demonstrada pelas pessoas responsáveis pela sua administração e sobretudo pelo seu engajamento em causas culturais e sociais nobres, encantara-me. 

Observei tais características fortemente nas edições anteriores já citadas e agora, nessa terceira edição, não somente comprovei tal prerrogativa novamente, como fiquei ainda mais impressionado. Para início de conversa, a Casa de Cultura Itaquera, ficava (fica) dentro de um Parque Público, denominado: Raul Seixas, no bairro José Bonifácio, na zona leste de São Paulo. 

Um verdadeiro oásis em meio a um enorme conjunto habitacional, a conter uma vegetação vasta, com brinquedos para a criançada, quadras esportivas e diversas atividades culturais oferecidas através de apresentações artísticas e cursos os mais variados etc. e tal. Assim que cheguei, vi a presença de Carlinhos Machado que chegara antes de todos. 

Rapidamente ele auxiliou-me a estacionar dentro do Parque e enquanto esperávamos pelos demais, conversamos sobre a beleza do local e o quanto aquele equipamento seria vital para a população daquele bairro e arredores.

A banda a tocar no palco improvisado, no alpendre da casa de administração do parque. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star e Michel Machado. Turnê Toca Raul. Casa de Cultura Itaquera/Parque Raul Seixas, bairro José Bonifácio. São Paulo. 4 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Logo fui apresentado pelo Carlinhos à administradora, uma simpática senhora chamada, Aurora e ao caminhar um pouco por tal ambiente bucólico, vi que pequenas charretes coloridas, semelhantes ao famoso, "Tuk-Tuk" indiano, conduziam crianças com a presença de monitoras a segurar livros infantis em mãos, a narrar historinhas para os pequenos, enquanto passeavam. 

O palco onde atuaríamos, seria na verdade um alpendre de uma casa bem antiga, com característica de casa de fazenda e naquele instante, a atração anterior estava a apresentar-se. Tratou-se de um combo sambista a representar a velha guarda da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, tradicional na cidade de São Paulo. 

Foram vários cantores, bem idosos, mas com uma vitalidade fora do comum, acompanhados de músicos/membros da escola em questão, a tocar instrumentos de percussão típicos, além de instrumentistas de cordas, também típicos do samba e um tecladista, que pareceu-me não usual ao combo, pois tocou a ler partitura o tempo todo e harmonizava de uma forma bem sofisticada, a denotar possuir formação erudita ou seja, encorpou bem o sambão dos veteranos e simpáticos cantores. 

Achei bem animada a apresentação e o público presente respondeu com entusiasmo, com muita gente a dançar e cantar junto. Dentro da casa, a hospitalidade foi enorme, antes mesmo de perguntarem o meu nome, já estavam a trazer-me um café passado na hora, ou seja, essa turnê não estava a ser apenas marcada pelos caminhos tortuosos e longínquos, mas permeada pelo contato com pessoas simples, mas idealistas e muito amáveis.

Eis que os demais companheiros chegaram, e assim, paulatinamente eu e Carlinhos que já estávamos a par da questão do estacionamento e onde tocaríamos, ajudamos nessa orientação logística aos demais. 

A banda em ação, com Edy Star a cantar. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star e Michel Machado. Turnê Toca Raul. Casa de Cultura Itaquera / Parque Raul Seixas, bairro José Bonifácio. São Paulo. 4 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

Então fomos avisados que o show da Escola de Samba estava para acabar e que teríamos cerca de meia hora para arrumar o nosso palco.

Tudo muito simples, não haveria como consumir mais tempo do que o programado. Nesse ínterim, pude verificar a existência de inúmeras ilustrações emolduras pelas paredes, a enfocar a figura de Raul Seixas. 

De certo, de todos os shows dessa turnê, este haveria de ser o mais coadunado pela ambientação, com a proposta do espetáculo e certamente com a figura do Edy e tudo o que ele representa nesse universo formado pelos apreciadores da obra do Raul Seixas. 

Com o apoio do simpático técnico de som da Casa de Cultura, eis que aprontamos tudo e verificamos haver na plateia que ali aguardava-nos, a presença de fãs de Raul Seixas, pelas suas vestimentas e adereços a denotar tal apreço pessoal pelo Raulzito. 

Mais flagrantes da banda em ação. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star e Michel Machado. Turnê Toca Raul. Casa de Cultura Itaquera/Parque Raul Seixas, bairro José Bonifácio. São Paulo. 4 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Então, eis que iniciamos a apresentação e foi agradabilíssimo tocar com uma resposta tão boa do público. E por sentir tal sinergia positiva, o Edy, que é um artista muito experiente, soltou-se inteiramente e aquele seu lado ator/entertainer de cabaré europeu, fez com que improvisasse diversas brincadeiras com o público, que reagiu bem às piadas e interagiu fartamente com ele. 

Inclusive, em "Maluco Beleza", três rapazes cantaram, ao convite do Edy, mas no terceiro, que saiu muito do padrão da afinação, o Edy deu um basta sutil na brincadeira e retomou, ainda bem.

Uma panorâmica da banda no palco, com a perspectiva do público. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star e Michel Machado. Turnê Toca Raul. Casa de Cultura Itaquera/Parque Raul Seixas, bairro José Bonifácio. São Paulo / SP. 4 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Enfim, encerramos a apresentação e o clima estabelecido fora tão bom que poderíamos ter até estendido um pouco mais, mas sem iluminação e com a tarde a cair rapidamente, não teve outro jeito. 

Foi certamente o melhor show da turnê, até então, e ficamos contentes com tudo o que vivenciamos ali naquela tarde de 4 de novembro de 2018, no Parque Raul Seixas, no bairro José Bonifácio, zona leste de São Paulo. 

Em meio a tantas coisas prazerosas que ali observamos, houve espaço para uma ocorrência engraçada, também. Eis que em determinada música que tocávamos, o percussionista, Michel Machado observou-me que havia uma figura exótica a assistir-nos. Tratou-se de um homem a trajar um roupão de banho, estava ali a assistir-nos. Ora, será que havia alguma piscina disponível no Parque? 

Ou talvez o rapaz morasse em algum apartamento no entorno, oriundo daquele imenso conjunto habitacional, e ao ouvir o som, saiu do banho em sua residência e foi conferir imediatamente o show? Ou mesmo, para fazer jus ao Raul Seixas, o patrono do Parque e o homenageado em nossa turnê, tal espectador fantasiara-se como um genuíno: "Maluco Beleza?" Bem, ficamos sem saber, mas que foi exótico, isso foi. 

Na desmontagem do equipamento, o simpático técnico de som contou-me sobre a sua atuação como militante da organização da Casa de Cultura e o quanto estava magoado por ter ouvido de uma certa senhora (que representava o poder na Secretaria de Cultura Municipal), em recente vistoria, que esta ordenara a completa remoção dos grafites que ornavam a casa, em si. 

Ao indagar o por quê dessa ordem, a tal senhora limitou-se a dizer-lhe que aquilo tratava-se de uma aberração e que arte era feita apenas por Monet, Rembrandt, Rafael etc. Chateado, dizia-me que não sabia o que dizer aos artistas que haviam feito as ilustrações, todos jovens egressos daquele bairro simples da periferia e que obviamente sentiram-se honrados em prestar tal melhoramento ao Parque que serve-lhes, tão bem. 

Bem, a discussão sobre o que é arte ou deixa de ser, vai longe e não cabe aqui, abrir tal reflexão que é bem complexa, No entanto, é bom frisar o que eu vi ali, ou seja, um conjunto de ilustrações criativas e que coloriam o espaço de uma maneira bem salutar, portanto, no mínimo, faltou sensibilidade para essa senhora altiva, que na qualidade de uma gestora de políticas culturais, principalmente no tocante ao lidar-se com populações carentes de bairros periféricos, decididamente não entende nada e deveria ater-se às suas visitas às galeria de arte sofisticadas dos bairros nobres da cidade ou mudar-se para Paris, como desejasse, mas jamais ter um cargo com poder decisório dessa monta para desrespeitar os munícipes, mediante as suas convicções pedantes. 

E sobre as ilustrações, eu observei inclusive a existência de imagens do Raul Seixas, o patrono do Parque. O próximo show dessa turnê, seria apenas em 1° de dezembro de 2018, todavia, um show regular d'Os Kurandeiros aconteceria antes e a ser realizado em uma casa que não visitávamos desde 2017.

Edy Star, rodeado pelas pessoas amáveis e muito prestativas que compunham (compõe) a direção da Casa de Cultura Itaquera/Parque Raul Seixas. O rapaz com chapéu e a mocinha bonita, auxiliaram bastante na logística. A moça com cabelos curtos e vestimenta ao estilo indiano, era (é) a administradora, chamada: Aurora e o rapaz com camiseta azul, ao lado Edy, o técnico de som. Os Kurandeiros + Edy Star e Michel Machado. Casa de Cultura Itaquera / Parque Raul Seixas. Bairro José Bonifácio em São Paulo. Dia 4 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Eis abaixo, um compacto do show: "Toca Raul" com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star e Michel Machado. Casa de Cultura Itaquera/Parque Raul Seixas. Bairro José Bonifácio em São Paulo. Dia 4 de novembro de 2018. Filmagem: Lara Pap

Eis o Link para assistir no You Tube:

https://www.youtube.com/watch?v=G3o-f0IqyCg 

A última vez que apresentáramo-nos no Tchê Café, fora ao final de dezembro de 2017. E como último show do ano, tal ocasião ofertara-me a oportunidade em pensar o quanto aquele ano de 2017, fora produtivo para Kim Kehl & Os Kurandeiros. 

Portanto, ficamos contentes em voltar àquela casa simpática e também, após tantos shows ocorridos em bairros distantes, eis que ir tocar perto do aeroporto de Congonhas, foi muito reconfortante pela curta distância, pouca possibilidade de ter que enfrentar um desgastante trânsito e sobretudo em ter a preocupação em trafegar por caminhos desconhecidos. 

E assim, ainda a considerar-se ser um sábado, rapidamente cheguei ao local e meus colegas, Kim Kehl e Carlinhos Machado, já estavam no local e com o seu equipamento montado, apenas a aguardar-me. A predisposição da casa em ceder todo o equipamento e até os instrumentos, permanecera intacta, e assim, fizemos uso do PA, amplificadores e da carcaça da bateria, mas eu não quis desta feita usar os baixos disponibilizados pela casa e assim saquei o meu instrumento do meu "bag", preparei-me e o afinei. 

Estávamos com tempo hábil e dessa forma, pudemos ainda conversar com tranquilidade, antes de iniciarmos a nossa apresentação.

Kim Kehl, Carlinhos Machado, na bateria e eu (Luiz Domingues), nas duas fotos. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Tchê Café de São Paulo. 10 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

Foi quando começamos e foi uma sessão inicial híbrida, a conter música autoral e releituras para clássicos, mas não muito ameno, conforme o Kim alardeara querer imprimir, quando relatou-nos que passara a semana constipado e que a sua voz não estava 100% para enfrentar uma apresentação longa, a conter várias entradas. Sei como é, na hora da adrenalina do palco a empolgação advém e o artista ignora os seus cuidados pessoais e coloca a performance à frente da prudência em conter-se para preservar a sua saúde. 

Não foi o ideal para ele, ao pensar-se na sua recuperação pessoal em termos de saúde, mas para a banda, é claro que tocar com maior energia, foi ótimo. O que não foi bom, no entanto, ocorreu que a carcaça da bateria disponibilizada pela casa, que estava muito machucada. 

Sem ajustes, e por tanto que suas presilhas estavam espanadas, foi torturante para o Carlinhos trabalhar e ainda com o show em curso, ele arrancou o tom da armação do bumbo e passou a contar apenas com a caixa e o surdo para promover as suas viradas e claro que isso repercutiu na performance da banda, apesar do nosso entusiasmo. 

E o mesmo caso ocorreu com o Kim, que ao usar o amplificador da casa, sofreu com o seu mau estado, talvez pela ausência de manutenção, ao ter tornado-se um aparelho público, praticamente. Ficou o alerta para uma possível volta à casa, quando certamente levaríamos o nosso equipamento.  

Na mesma configuração da foto anterior. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Tchê Café de São Paulo. 10 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

Ainda tocávamos músicas a cumprir a primeira entrada do espetáculo, quando observo adentrar o recinto, a figura simpaticíssima do guitarrista, Wilson Ricoy, acompanhado de sua esposa e filho. 

Guitarrista da pesada, versado pelo Blues e Classic Rock em linhas gerais, mas também a cultivar apreço pessoal para diversas outras vertentes da música, Ricoy é também um Ser Humano excepcional e certamente que a perspectiva em contar com a sua prazerosa companhia, foi alvissareira. 

E assim ocorreu, quando no intervalo, pudemos conversar com calma e ele narrou-me que estava a morar em São Paulo, após longa permanência em São José dos Campos-SP e que a sua família adaptara-se bem. Seu filho, já na faixa de quatorze anos de idade, estava a estudar baixo, mesmo já tendo aprendido a tocar guitarra com ele, Ricoy.

Na mesma configuração da foto anterior. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Tchê Café de São Paulo. 10 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

Voltamos a tocar e a contrariar o ímpeto Rocker, o Kim acusou o golpe às suas combalidas cordas vocais que não estavam realmente em condições para voos mais altos naquela noite e assim, tocamos uma sessão mais amena com Blues e baladas. 

E o público presente surpreendeu-se com o teor das baladas, visto que a quantidade de canções oriundas do final dos anos sessenta e início dos setenta que ali executamos, foi saudada de uma forma muito grande a denotar que apreciavam-nas, mesmo que na aparência, ninguém ali estava na faixa etária para reconhecê-las, portanto, ou eram conhecedores de música ou por coincidência, ouviam os discos de seus pais... ou mesmo, avós.

Na mesma configuração da foto anterior. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Tchê Café de São Paulo. 10 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

E como a sinergia geralmente estabelece o tom do show, ao sentirmos tal retorno positivo, naturalmente o Kim empolgou-se novamente e ao mandar às favas os seus cuidados com a garganta machucada, colocou ímpeto novamente em seus esforços e ali tocamos mais alguns temas mais pesados, versados pelo Hard-Rock setentista, mesclados ao nosso material autoral. 

Final com euforia e a esperar que a garganta do Kim não sofresse muito nos dias posteriores, encerramos bem essa apresentação.  

Da esquerda para a direita: Wilson Ricoy, eu (Luiz Domingues), Edu Rocker e sobre o último rapaz, fiquei sem saber o seu nome. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Tchê Café de São Paulo. 10 de novembro de 2018. Acervo e cortesia: Wilson Ricoy. Clicks: Senhora Ricoy

Noitada boa, ficamos felizes por tocar ali novamente e rever, Wilson Ricoy; sua família e dois amigos que ele convidara para assistir-nos. Então foi assim, noite de 10 de novembro de 2018, no Tchê Café de São Paulo. A próxima atuação, seria na retomada da turnê, "Toca Raul", no início de dezembro. 

Foto 1: Carlinhos Machado a arrumar a sua bateria, antes do show começar. Foto 2: O casal Kurandeiro: Kim Kehl & Lara Pap na mesa/loja ambulante do merchandising da banda. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Tchê Café de São Paulo. 10 de novembro de 2018. Clicks e acervo: Luiz Domingues
Na reta final da turnê com Edy Star, a dita, "Toca Raul", haveria uma maior concentração de shows, e aí sim, teríamos a ideia mais aproximada de uma turnê, verdadeiramente, visto que as datas anteriores foram esparsas. 
 
Desta feita, teríamos quatro shows concentrados no mesmo mês, dezembro de 2018, e a seguir a mesma dinâmica em visitar bairros distintos da cidade de São Paulo, entre si. Entretanto, haveria duas novidades adicionais. 
 
A primeira, foi que doravante, os próximos shows pelas Casas de Cultura seriam em bairros mais próximos e não tão extremamente periféricos, como havia sido em relação aos anteriores. E a segunda nova, foi que haveria uma edição bem no centro da cidade, em um local nobre, o teatro Sala Olido. 
 
Ótimo ao pensar nos aspectos bons e ruins que tivemos nos anteriores, só poderíamos comemorar que não haveria a parte mais sofrida em ter que deslocarmo-nos para os confins da extrema periferia de São Paulo, e pelo contrário, só projetáramos que a parte boa, em ter contato com pessoas idealistas e amáveis que administram tais Casas de Cultura, haveria por repetir-se.

E assim, o próximo compromisso estava marcado para ocorrer na Casa de Cultura de Santo Amaro. É bem longe do centro, certamente, mas não é periférico e assim, mediante o acesso muito facilitado e cercado por estações do metrô próximas, recheado por linhas de ônibus e por trem metropolitano, fez com que eu comemorasse, quando tomei ciência do seu endereço e mediante consulta prévia pelo Google Map, constatei estar encravado em uma bucólica praça com ares interioranos, em uma espécie de recuo estratégico da Avenida João Dias, uma famosa e movimentadíssima via do bairro. 
 
Fácil demais para localizar, fui tranquilo para lá e assim que estacionei o meu carro em seu pátio, não muito grande mas funcional, vi o Carlinhos Machado a acenar-me. Ele já estava lá dentro e veio auxiliar-me prontamente para descarregar o meu equipamento e logo informou-me que não valia a pena levar o equipamento para o salão onde o show ocorreria, pois apesar dele ser amplo, não haveria um camarim disponível ainda, visto que outros artistas estavam a usá-los com a programação a mostrar-se lotada por diversas atrações e todas dispares entre si, a denotar ecletismo. 
 
Gosto dessa característica, certamente, pois ver diferentes apresentações musicais e misturadas com trupes de teatro infantil e adulto, tudo no mesmo espaço e no mesmo dia, foi algo que demonstrou uma extrema boa vontade de seus curadores, para diversificar ao máximo a carta de opções culturais para os moradores do bairro. 
 
Nesses termos, quando cheguei, o Carlinhos informou-me que havia recém encerrado-se a apresentação de uma trupe de teatro infantil, denominada: "Ciclistas Bonequeiros", e de fato, enquanto conversávamos, víamos os artistas e seus contra-regras a carregar o material do grupo para a Van que usaram. 
 
Interessante, nesta altura, eu percebia que a nossa turnê estava dentro da mesma engrenagem a rodar pelas diferentes Casas de Cultura, pois tal trupe já havia apresentado-se em outra casa de Cultura onde nós atuamos também, a Casa de Cultura Itaquera/Parque Raul Seixas. Ou seja, que positivo foi constatar que não éramos só nós que estávamos a rodar pelo mesmo circuito.
E antes desses artistas do teatro infantil, um cantor de salsa havia apresentado-se, Fernando Ferrer, a corroborar o que salientei acima, sobre o caráter eclético dessa programação. 
 
Antes de nós, haveria uma peça teatral, denominada: "A Serpente". Bem, texto do Nelson Rodrigues, logo surpreendi-me por ver que apresentar-se-ia tal encenação às 18 horas e perante um público aparentemente desacostumado a lidar com um texto pesado dessa natureza e fora do ambiente tradicional de um teatro. 
 
Para agravar a minha estupefação, eis que verifico a existência de muitas senhoras com idade mais avançada; crianças e adolescentes no recinto. Rescaldo natural das atrações anteriores, claro que ficaram para ver a próxima atração, entretanto, muitos ali (para não dizer a maioria), não sabiam o que aguardava-lhes, e assim, ao contrário dos meus companheiros que foram lanchar no bar da esquina, eu fiquei para ver, também motivado por essa curiosidade em verificar como seria a reação das pessoas ali presentes e certamente para absorver um texto do Nelson Rodrigues, que é denso por natureza e mesmo que a conter o seu teor normalmente centrado na questão da perversão sexual, e isto não seja em tese do meu inteiro agrado, eu acho muito interessante o aspecto da obsessão do autor em desmascarar, através da sua dramaturgia, a hipocrisia da sociedade puritana. 
 
Bem, assim que os técnicos da trupe sinalizaram estar tudo pronto, o produtor do espetáculo dirigiu-se à plateia e fez uma explanação sobre o teor da peça e exortou o aspecto em haver palavrões e muitas insinuações de atos libidinosos e até simulação de coito sexual na encenação e sendo assim, quem estivesse com filhos menores no recinto, que ficasse a vontade para retirar os menores dali e preservar-se de constrangimentos. 
 
Muito bem, ninguém pareceu incomodar-se e algumas crianças e adolescentes ficaram ali, devidamente autorizadas pelos seus pais e tampouco os idosos mais pudicos esboçaram incomodar-se com a possibilidade de haver cenas chocantes. 
 
Não havia uma boa estrutura, aquilo não era um teatro preparado com cenotécnica etc. e tal, mas assim, mesmo mediante luz de serviço, a providência foi apagar uma parte da iluminação usual e deixar a luz de velas providenciadas pela produção do grupo teatral, para servir aos atores. 
 
Sob uma sonoplastia tétrica, com estridências a causar incômodo proposital para gerar um clima tenso, eis que os atores entraram em cena enfileirados e fortemente maquiados, quase a parecer fantasmagóricos. 
 
Mediante um tom de interpretação bastante nervoso, muitos gritos foram proferidos, com palavrões e situações a enfocar perversões sexuais dentro de uma determinada família, e a culminar com um crime. Foi forte, achei que pesou naquele ambiente e perante a maioria ali despreparada para encarar um texto tão denso, e sobretudo pelas cenas de apelo sexual, mas foi o tal negócio, pelo lado estritamente cultural, considerei perfeitamente cabível a ideia em levar Nelson Rodrigues, gratuitamente para um público que raramente, ou mesmo nunca, fora a um teatro. 
 
Encerrada a apresentação e que deduzo não ter sido uma sketch, mas sim uma versão condensada da peça completa, os técnicos rapidamente desmontaram a pequena estrutura cênica que ali levaram e foi quando ouvi dois dos atores a passarem perto de minha pessoa e combinar entre si um horário para o seu encontro, no dia seguinte, visto que encenariam o espetáculo em outra Casa de Cultura, desta feita no bairro da Brasilândia, no extremo da zona noroeste da capital paulista. 
 
Bem, isso só reforçou tudo o que eu disse anteriormente, em tom de elogio à iniciativa salutar dessas Casas de Cultura, espalhadas pela cidade.
No autosoundcheck... Kim Kehl, Carlinhos Machado na bateria, Edy Star, Michel Machado, atrás e encoberto e eu (Luiz Domingues). Kim Kehl & Os Kurandeiros na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura Santo Amaro, em São Paulo, no dia 1º de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Chegara a hora do nosso show, quando rapidamente montamos o nosso backline e o apoio do PA da casa foi muito simples. Com a ausência de um PA profissional, o que havia disponível ali foi algo compatível apenas para uma apresentação intimista e em um bar sob pequena proporção. 
 
Mas foi o que tivemos e assim, resilientes por natureza, montamos o nosso backline já a deduzir que os instrumentos de cordas contariam apenas com a emissão de seus respectivos amplificadores e a bateria & percussão, soariam in natura. 
 
No minúsculo PA, apenas a vozes e com um agravante desagradável: sem monitores. Em suma, o remédio seria tocar bem baixo, a observar o limite da pequena emissão que as vozes ali teriam. Outra observação, a casa, assim como em outras que visitáramos, mostrava-se como um patrimônio antigo, com valor histórico acentuado. 
 
Por esse aspecto, foi uma maravilha constatar ser uma construção muito antiga, talvez a remontar ao século XIX e que ali houvera sido uma espécie de entreposto para pequenas caravanas com carroças etc e tal. 
 
E pelo fato de possuir tais características arquitetônicas tão remotas, apresentou-nos um pé direito altíssimo, com uma estrutura de telhado muito antiga pelo estilo e que encantou-nos. Pelo lado prático e nocivo, logo deduzimos que a reverberação ali seria terrível e assim, mais um motivo para coibirmos o volume, ao máximo que pudéssemos.
No autosoundcheck... Kim Kehl, Carlinhos Machado na bateria, Edy Star, Michel Machado, atrás e encoberto e eu (Luiz Domingues). Kim Kehl & Os Kurandeiros na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura Santo Amaro, em São Paulo, no dia 1º de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Fizemos um autosoundcheck um tanto quanto constrangedor, visto que o público já estava ali sentado a esperar-nos, mas nessas circunstâncias, foi inevitável. 
 
Começamos o show e mesmo sem uma iluminação mínima e um som nas mesma condições, fomos a conduzir o espetáculo com dignidade artística acima do esperado e quem for músico, ou mesmo artista de outra modalidade, há de entender-me bem, mas um fator foi crucial para o show deslanchar: o público não importou-se com as condições técnicas desfavoráveis e emitiu um entusiasmo que reverberou de primeira em nosso combalido ânimo. 
 
Portanto, com a sinergia ali estabelecida, o show deslanchou. Havia alguns fãs do Raul Seixas, e claro que isso ajudou-nos sobremaneira.
 
E foi um contraste com a fala de um senhor oriundo da organização local, que imbuído de boa vontade, embora completamente desinformado sobre o teor do nosso espetáculo, anunciara ao público, antes mesmo da peça teatral iniciar-se, que: -"Edy Star, um cantor, interpretaria as canções do Raul Seixas". 
 
Não totalmente falaciosa, mas na verdade a revelar-se uma informação bastante incompleta, Edy não era um cantor "cover" do Raul Seixas, tampouco um cantor qualquer que resolvera homenagear o Raul, mas na verdade, um companheiro do Raul em vida e que inclusive havia conhecido-o muito antes da fama artística adquirida por ambos, lá na Bahia, nos idos de 1955... bem, ninguém é perfeito, o bom homem não fez por mal.
No camarim, a oportunidade para posar a visar uma foto promocional da turnê... Michel Machado, Kim Kehl, Edy Star, eu (Luiz Domingues) e Carlinhos Machado. Kim Kehl & Os Kurandeiros na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura Santo Amaro, em São Paulo, no dia 1º de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Encerramos com bastante euforia e até acima da mais otimista das nossas previsões e ficamos felizes pela recepção calorosa das pessoas. E também por termos feito um espetáculo com bastante sacrifício, ante as adversidades técnicas ali presentes. 
 
Ao final, o senhor responsável pela Casa, veio pedir-me desculpas pela falta de estrutura técnica e ao mesmo tempo a elogiar-nos, salientou que o nosso trabalho merecia ser apresentado em um teatro com boa infraestrutura de som e luz etc. 
 
Muito digno da parte dele, mas eu disse-lhe que não precisava desculpar-se, visto que a falta de estrutura ali, certamente não fora por sua culpa, mas motivada pelos desmandos do poder público municipal e que pelo contrário, eu reconhecia o esforço dele e de sua equipe, haja vista as atrações que ali apresentaram-se naquela tarde. 
 
Se faltou estrutura material, não faltou boa intenção e boa vontade em manter a Casa com atuação frenética, com tantas atrações arroladas e todas com ótimo nível artístico. 
 
Foi assim, em 1º de dezembro de 2018, na Casa de Cultura de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Missão cumprida, e para a nossa alegria, a próxima etapa estava marcada para o dia seguinte, na Casa de Cultura do Butantã, na zona sudoeste da cidade.
Agora sim, em clima de turnê, com shows em dias seguidos, eis que fomos visitar a Casa de Cultura do Butantã. Assim como houvera sido na noite anterior, quando visitamos a Casa de Cultura de Santo Amaro, no caso dessa unidade do Butantã, o endereço mostrara-se extremamente fácil para ser localizado e acima de tudo, para ser acessado.
 
Bem perto de uma importante avenida que corta bairros como o próprio Butantã, Caxingui, Jardim Bonfiglioli e Jardim Peri-Peri, ficava (fica) muito próximo de uma estação do metrô e cercado por parques bucólicos. 
 
Qual não foi a minha surpresa, quando adentrei o seu estacionamento e verifiquei que tal equipamento cultural estava encravado em uma encosta em forma de bosque, com um visual incrível e uma sensação silvestre, verdadeiramente agradável ! A produtora d'Os Kurandeiros, Lara Pap, estava eufórica, pois residira ali perto em boa parte de sua infância e adolescência e sendo assim, contou-nos muitas lembranças suas, sobre a sua vida & família em tempos de outrora. 
 
Outra boa constatação, deu-se quando eu adentrei o local e verifiquei que este estava em obras, ainda, mas pelo esboço de sua arquitetura, foi possível imaginar que assim que ficasse pronto, seria um local espetacular para shows musicais; ballet e até para encenações teatrais, pela estrutura de um palco bem grande, com espaço para a instalação de cenografia, iluminação com qualidade, camarins etc.
 
Bem, domingo a tarde e dia de super rodada final do Campeonato Brasileiro de futebol pela TV, se o campeonato já não estivesse decidido, com o Palmeiras campeão e os demais clubes paulistas sem correr riscos de rebaixamento, teria sido uma temeridade pela quase certeza de uma ausência massiva de pessoas mais preocupadas em passar o final da tarde em frente a um aparelho de TV, a torcer alucinadamente. 
Uma panorâmica da banda no palco! Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Butantã, em São Paulo. 2 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap

Fizemos um soundcheck eficiente, com o apoio do administrador local, um rapaz simpático chamado, Danilo, que se não era um técnico de som, propriamente dito, ao menos demonstrou uma noção básica de operação e foi solícito para conosco. 
 
É bem verdade que um grupo de amigos dele, com visual de músicos sob orientação Heavy Metal, destacou um rapaz que supostamente seria um técnico por ofício e o auxiliou. Carrancudos, tal pessoal ignorou-nos como pessoas, mas vi que o tal técnico ou aspirante a, auxiliou o Danilo, e agradeço por isso, certamente. 
 
Nesta altura, o foguetório estava forte nas redondezas e mesmo sendo ali um reduto de torcedores de um clube rival, por estarmos próximos do estádio do Morumbi, fui informado que eram palmeirenses a comemorar pelas ruas, mesmo com a última partida já não mais sendo vital para a conquista, que já estava assegurada. 
 
E pelos celulares, a informação corria a dar conta que o presidente recém-eleito do Brasil estava no estádio do Palmeiras e ajudara a entregar a taça aos jogadores. Bem, felicidade verde de minha parte, e para Kim e Carlinhos, igualmente, no entanto, foi chegada a hora do show.
Sequência de fotos individuais, a registrar alguns momentos do show. Foto 1: Kim Kehl. Foto 2: Carlinhos Machado em destaque, com Michel Machado ao fundo, na percussão. Foto 3: Edy Star em ação! Foto 4: Michel Machado em destaque! Foto 5: eu (Luiz Domingues) em ação! Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Butantã, em São Paulo 2 de dezembro de 2018. Clicks, acervo e cortesia: Marcos Kishi

Certo, o futebol não atrapalhou decisivamente, e veio um contingente bom a prestigiar-nos, mas pela amplitude do espaço, poderia ter vindo muito mais pessoas.
 
Entretanto, sem reclamar, todavia apenas a constatar, tal situação não diferenciou-se do que já estávamos habituados a enfrentar em tempos difíceis para o Rock, música em geral, arte & cultura e assim, ante tal realidade, as cerca de cinquenta pessoas ali presentes tiveram o nosso melhor e ofertou-nos em contrapartida, a sua animação, certamente.
 
Nesses termos, foi um show bem animado, com interação e até a presença de fãs reais do Edy, animados com a perspectiva em ouvi-lo a cantar as canções de seus discos solo e certamente do álbum d'Os Kavernistas, além dos clássicos do Raul Seixas, é óbvio.
Mais uma sequência com fotos individuais a registrar momentos do show. Foto 1: Kim Kehl. Foto 2: Michel Machado e eu (Luiz Domingues). Foto 3: Carlinhos Machado e Michel Machado. Foto 4: Kim Kehl e Edy Star. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Butantã, em São Paulo. 2 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

Show animado, com bastante interação, suscitou um pedido de bis e a euforia acima do normal, a deixar-nos felizes pela performance. Missão cumprida mais uma vez, e a seguir o padrão dessa turnê, isto é, por termos dado o recado com galhardia, sermos muito bem recebidos pela equipe da Casa de Cultura do Butantã, como houvera ocorrido nas Casas anteriores, pela observação de pontos positivos em tais equipamentos culturais e desta feita, a impressionar a incrível beleza bucólica do bosque em que tal casa de Cultura mostrou-se inserida, além de também destacar que pelo esboço do que ali observamos, em um futuro não muito distante, aquele local há por constituir-se em um tremendo espaço para shows. Só precisa que os moradores dos bairros da região o usem com assiduidade, para funcionar em sua total possibilidade. 
 
Bem, o próximo compromisso d'Os Kurandeiros com Edy Star, a dar continuidade na turnê "Toca Raul", dar-se-ia no domingo subsequente e desta feita, na área central da cidade de São Paulo, e sob um palco nobre: teatro da Sala Olido, na Avenida São João.
Da esquerda para a direita: Kim Kehl, com Carlinhos Machado, atrás, na bateria, Edy Star, com Michel Machado (na percussão) e eu (Luiz Domingues), atrás. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Butantã, em São Paulo. 2 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap
E agora chegara a hora para que apresentássemos um show da nossa turnê, "Toca Raul", em um palco nobre da área central da capital paulista. Não fora a minha primeira vez, pessoalmente a observar, que eu apresentara-me no teatro da Sala Olido, pois eu havia tocado com o "Pedra", ali, em duas oportunidades passadas (2009 e 2013). 
 
E no espaço em anexo, a dita sala de vidro, mais modesta, eu também já havia feito uma apresentação com Kim Kehl & Os Kurandeiros, em 2013. 
 
Agora seria mais uma oportunidade com Os Kurandeiros, e desta feita a acompanhar, Edy Star e reforçados pelo ótimo percussionista, Michel Machado. Além disso tudo, em mais um adendo sensacional, teríamos a presença da extraordinária cantora, Renata "Tata" Martinelli, desta feita como convidada, mas em seu caso, com larga participação em eventos anteriores do Edy Star e igualmente como componente honorária d'Os Kurandeiros. 
 
Em suma, um prazer enorme pela amizade e brilhantismo em torno da sua enorme categoria como cantora. Espetáculo marcado para o dia 9 de dezembro, um domingo, sem atrativos para tirar a atenção do público, e em meio a um local agradável, sob forte acessibilidade, apesar de estarmos experientes em relação aos tempos sombrios onde teatros não lotavam mais, e eu particularmente, já houvera passado por tal fator desabonador ali mesmo, com o Pedra, como já citei, no entanto, achei que haveria um quórum ao menos razoável e mesmo sem nutrir grandes ilusões, fui confiante em torno dessa expectativa.
Soundcheck na Sala Olido! Foto 1: Michel Machado. Foto 2: Kim Kehl. Foto 3: eu (Luiz Domingues) a observar a preparação do som do percussionista, Michel Machado. Foto 4: Edy Star. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Sala Olido de São Paulo, em 9 de dezembro de 2018. Clicks, acervo e cortesia: Carlinhos Machado

E por ter tido experiências semelhantes nas três vezes anteriores em que ali apresentei-me, eu já sabia de antemão que o estacionamento ali do complexo, não obstante ser gigantesco e ficar a maior parte do tempo, praticamente vazio, era muito complicado para ser usado pelos artistas, devido a burocracia dominante que dificultava ou no mínimo, mostrava-se confusa a gerar aborrecimentos no dia do espetáculo. 
 
Pois veja o drama do artista, amigo leitor, que chega ao complexo, com o seu automóvel repleto de instrumentos e quando não com equipamentos de backline, igualmente a bordo e depara-se ou com a ausência de um porteiro ou com o funcionário ali a postos, entretanto, completamente mal informado ao ponto de negar veementemente a sua entrada, por alegar que não sabe nada sobre a autorização prévia, mesmo que haja em sua cabine, uma lista a conter marca; modelo e placa de cada carro, devidamente repassada aos responsáveis pela logística, muitos dias antes, em documentos oficiais. 
 
Passei por esse tipo de situação nas ocasiões anteriores e por conta desse trauma adquirido, salientei aos companheiros que não bastava passar uma lista com esses dados, mas que seria imprescindível haver uma confirmação oficial e bem documentada da parte dos responsáveis pela garagem e/ou produção geral, nesse sentido. 
 
Os colegas tranquilizaram-me a relevar a minha preocupação, mas ressabiado, mesmo ao ter passado os dados do meu automóvel como os demais, resolvi de última hora ir a pé e pelo seguinte motivo adicional: como haveria um amplificador do teatro, em ordem para eu usar (ainda que fosse o indefectível, "Hartke", uma marca abominável), eu só teria que levar um baixo. 
 
Pensei em levar dois, dada a pompa e circunstância da ocasião, no entanto, quando projetei-me a ficar em cima de uma calçada, ao ser ameaçado de multa e guincho por autoridades policiais e / ou cercado por pessoas de má reputação (pois a realidade é que aquele trecho do centro velho da cidade é uma extensão da dita "cracolândia"), a esperar surgir ou convencer um porteiro renitente que eu teria autorização para entrar e ele possivelmente negar tal fato, resolvi ir a pé. 
 
De casa, até a estação do metrô mais próxima de minha residência, seria um trajeto rápido e seguro, naquele horário vespertino e na saída da estação República, até a Sala Olido, se a caminhar em linha reta pela Avenida Ipiranga e dobrar a direita na Avenida São João, mesmo com bastante incidência de malandragem urbana, pelo horário e presença policial mais ostensiva, não haveria de ser tão temerário assim. 
 
Foi o que eu fiz, ao abrir mão de levar dois baixos. Deu tudo certo, cheguei sem nenhum sobressalto ao local e fui o primeiro a dar entrada no local. Rapidamente fui autorizado a adentrar o acesso ao andar privativo dos camarins, mas o teatro ainda estava fechado. 
 
Contudo, não demorou muito e um funcionário, muito educado e solícito, veio abri-lo e eu instalei-me em um dos camarins. Além da constatação de que fora bem recebido por esse gentil funcionário da produção e mesmo antes pelas recepcionistas do complexo e o segurança do andar, verifiquei que os camarins estavam limpos e arrumados, ou seja, fatores que em ocasiões anteriores em que ali estive, nada disso houvera ocorrido. Portanto, notei que houve uma evolução nítida na organização do teatro, ponto positivo. 
 
Eis que a seguir, logo chegou, Carlinhos Machado e o percussionista, Michel Machado. Edy Star, a seguir e Kim Kehl e Lara Pap, por último.
Soundcheck. Foto 1: eu (Luiz Domingues). Foto 2: Kim Kehl. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Sala Olido de São Paulo, em 9 de dezembro de 2018. Clicks, acervo e cortesia: Carlinhos Machado

O técnico de luz fazia a afinação dos spots, mediante o apoio de seu assistente e o técnico de som, já passava o som do monitor, mediante a ação de um tablet. Tudo já estava arrumado, assim que cheguei, graças à rigorosa observação do mapa de palco que ele recebera previamente. 
 
Rapaz educado, foi solícito e atencioso durante a nossa conversação e posterior soundcheck. Mais um ponto positivo. 
 
Eis que Renata "Tata" Martinelli chega ao teatro e juntos, passamos a única música que ela cantaria naquela noite, "A Maçã", uma balada linda do Raul Seixas e que em sua voz privilegiada, haveria por encantar a plateia. 
 
Tudo ajustado, a pressão sonora estava excelente, monitor com brilho e precisão, tivemos então alguns minutos para a preparação pessoal nos camarins, antes do público adentrar o recinto. 
 
Fomos informados que havia uma boa fila na bilheteria e pelo murmurinho gerado pela entrada liberada, ficamos felizes por termos a confirmação de que haveria um bom contingente presente.
Foto 1: Edy Star, com Carlinhos Machado e Michel Machado, na retaguarda. Foto 2: da esquerda para a direita, Kim Kehl, Carlinhos Machado, Michel Machado e eu (Luiz Domingues). Foto 3: Renata Tata" Martinelli, com Kim Kehl, atrás e encoberto. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Tirnê "Toca Raul". Sala Olido de São Paulo, em 9 de dezembro de 2018. Clicks, acervo e cortesia de Messias da Silva

Bem, quando iniciamos o espetáculo, ficamos felizes pelas boas condições do som e luz com a qual estávamos a lidar e sobretudo pelo ótimo quórum ali presente, certamente acima das nossas expectativas e melhor ainda, bastante interativo ao show e a incentivar e agraciar Edy e nós, como banda. E com tal sinergia estabelecida, certamente que tudo melhora e assim, foi um show bastante animado.
Foto 1: Edy Star. Foto 2: eu (Luiz Domingues). Foto 3: Carlinhos Machado. Foto 4: Michel Machado. Foto 5: Renata "Tata" Martinelli. Foto 6: Kim Kehl. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Sala Olido de São Paulo, em 9 de dezembro de 2018. Clicks, acervo e cortesia de Weber Japoneis

Além da canção, "A Maçã", que a Tata Martinelli interpretou tão bem (ao ser muito aplaudida pela plateia), acrescentamos mais um número, "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás", outro clássico do Raul Seixas. 
 
Encerramos o show com uma apoteótica interpretação do tema: "Sociedade Alternativa", que levantou o público, literalmente, ao gerar uma euforia acima da nossa expectativa. 
 
Sob aplausos efusivos e um pedido sincero por um bis, que não pudemos retribuir, pois o horário ali do teatro mostrara-se rígido, saímos felizes do palco.
Foto 1: Michel Machado. Foto 2: Kim Kehl. Foto 3: Carlinhos Machado. Foto 4: Renata "Tata" Martinelli, com Michel Machado, ao fundo. Foto 5: eu (Luiz Domingues). Foto 6: Edy Star. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Sala Olido de São Paulo, em 9 de dezembro de 2018. Clicks, acervo e cortesia: Weber Japoneis

No camarim, o assédio foi forte, e entre tantos conhecidos, recebo a visita de Samuel Wagner, roadie que trabalhara anos comigo a fazer parte da equipe de produção da Patrulha do Espaço e Pedra, duas bandas pelas quais atuei. 
 
Grande conhecedor da carreira de Edy e fã de seu trabalho com os Kavernistas, estava eufórico, ao dizer-me que esperava por um bom show, mas fora surpreendido por uma atuação ainda melhor que a sua mais otimista expectativa. 
 
Que bom, se a média ali presente foi formada por fãs de Raul Seixas; Edy Star e dos Kavernistas, certamente que a opinião do Samuel refletira o consenso geral e isso explicara a demonstração de euforia que sentíramos do público, a reverberar no palco. 
 
Foi o melhor show da turnê, até então, e sem demérito algum às edições anteriores, isso foi esperado, na medida em que ali seria certamente o espetáculo a ser encenado sob as melhores condições técnicas, portanto, com produção à altura, claro que o espetáculo cresceria.
Na primeira foto, uma panorâmica do palco. Na foto 2, Renata "Tata" Martinelli em destaque, com a minha presença (Luiz Domingues), ao fundo. Na foto 3, Kim Kehl em ação. Kim Kehl & Os Kurandeiros na Turnê "Toca Raul". Sala Olido em São Paulo, em 9 de dezembro de 2018. Foto 1: Click, acervo e cortesia de Pamela Assis. Fotos 2 e 3: Clicks, acervo e cortesia de Paulo Girão 

Na mesma noite, e por alguns dias depois, foram muitas as manifestações de agrado da parte das pessoas que assistiram, mediante comentários muito alvissareiros expressos pelas redes sociais da Internet e assim, ficamos muito gratificados e com uma boa perspectiva para o encerramento oficial da temporada, a ser cumprido na semana subsequente, em mais uma Casa de Cultura localizada em um bairro da capital paulistana. 
 
E como nas duas últimas edições, em um bairro não periférico e sob fácil localização. Eis que visitaríamos a Casa de Cultura do Ipiranga. Missão cumprida no teatro da Sala Olido, no dia 9 de dezembro de 2018, perante cerca de duzentas pessoas.
Eis um especial condensado sobre o show na Sala Olido, em São Paulo:

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=MRZBTB0ysws

Última etapa da nossa turnê com Edy Star, eis que o fato de estar marcado para ser em mais uma Casa de Cultura, representou para nós um triunfo em torno da ideia em termos fechado um ciclo. Foram sete espetáculos, todos em Casas de Cultura espalhadas pela cidade e apenas um deles em um teatro, na zona central. Assim como houvera ocorrido em Santo Amaro e Butantã, iríamos visitar uma 
 
Casa situada em um bairro não periférico, no caso, o Ipiranga, mas não exatamente no coração desse tradicionalíssimo e charmoso bairro da zona sudoeste de São Paulo, porém, em um micro-bairro dentro de um de seus subdistritos, no caso, a Vila Nancy, dentro da região do Sacomã. 
 
Bem, não precisei de muita pesquisa para planejar um caminho, aliás, nem precisava de fato, pois eu conhecia o local e o trajeto e mais que isso, tinha uma lembrança, ainda que distante sobre tal espaço, visto ter ali apresentado-me no distante ano de 1996, com o Pitbulls on Crack. 
 
Bem, além de ser uma lembrança remota, o fato é que após vinte e dois anos, a Casa de Cultura do Ipiranga passara por modificações e de antemão, através de fotos e relatos que eu ouvira, eu já tinha a consciência que tal espaço ampliara-se e modernizara-se em muitos aspectos, desde então. 
Edy Star em destaque, com Kim Kehl, Carlinhos Machado e eu (Luiz Domingues) em ação, na retaguarda. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do Ipiranga, em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click: Lara Pap  

No dia do show, cheguei em primeiro lugar ao espaço e impressionei-me com as suas modernizações. Não era assim em 1996, mas agora, em 2018, aquele salão de outrora, instalado em um ambiente rústico em meio ao cimento, agora estava inserido em uma imensa praça pública, praticamente um parque, super arborizado e ajardinado, e com a existência de brinquedos para a criançada e equipamentos de ginástica, tudo em perfeita ordem para os munícipes usufruir a vontade. 
 
E por que, em um dia marcado pelo forte calor na cidade de São Paulo, não estava completamente lotado? Eis aí uma boa pergunta para os moradores do entorno. Assim que adentrei o ambiente, notei que uma banda desmontava o seu backline. 
 
O palco a mostrar-se com uma ótima extensão e profundidade, e a apresentar dois camarins bem espaçosos, um em cada extremidade, permitia que um artista preparasse-se enquanto o outro apresentava-se, em tese, pois a ausência de uma saída secreta seria imprescindível, haja vista só poder ser possível evadir-se do palco mediante passar-se por ele. 
 
Talvez no futuro esteja programado a instalação de uma cenotécnica, com a presença de uma coxia, e aí sim, daria para técnicos e outros artistas passar sem atrapalhar o artista que apresentar-se-ia naquele mesmo instante. Assim espero que um dia ocorra tal modificação, para ficar muito bom o espaço. 
 
Conversei com o segurança e uma moça da produção, mas ambos não souberam precisar quem fora o artista que apresentara-se anteriormente. Pelo visual dos músicos e instrumentos/backline que desmontavam, deduzi ser um trio orientado pelo Jazz tradicional, a conter uma bateria com as peças em proporção diminuta; baixo acústico e piano, no caso, um teclado simulador e lastimei não ter chegado antes, pois no mínimo, imaginei que fizeram um som elegante, ali. 
 
Mas eis que o diretor da Casa abordou-me e contou-me que aquele trio executara sim, temas jazzísticos e bastante Bossa Nova clássica, mas não a caracterizar temas instrumentais, entretanto, para acompanhar uma veterana cantora (sensacional, aliás), e que dadas as circunstâncias, pouca gente nos dias atuais imagina que ela teve uma carreira sólida e magnífica nos longínquos anos sessenta. 
 
E para agravar tal falta de noção sobre a sua carreira, os poucos que poderiam conhecê-la nos dias atuais, só lembrariam de uma fase de sua carreira em que mergulhara no espectro popularesco, a cantar pelos programas cafonas da TV aberta e ter execuções de suas músicas pelas emissoras de rádio AM. 
 
Falo sobre Jane Morais, espetacular cantora do trio : "Os 3 Morais", durante os anos sessenta e boa parte do setenta, e posteriormente mais conhecida popularmente pela dupla que formou com o seu marido: Jane & Herondy. 
 
Bem, nos anos sessenta, criança que eu fui, ficava muito impressionado por ver "Os 3 Morais" nos programas de TV, a cantar temas altamente complexos, a apresentar malabarismos vocais precisos. Especializados em cantar temas eruditos e a fazer contraponto e polimelodias, afinadíssimos, cantavam peças de Bach, Villa-Lobos e outros compositores eruditos, de uma forma muito bonita, geralmente a fazer uso da vocalização onomatopaica, ou seja, a entoar as notas como instrumentos musicais e não verbalizar as palavras, embora também apresentassem muitas músicas tradicionalmente cantadas. 
 
E também muita MPB da Velha Guarda e Jazz, portanto, os três irmãos, dois rapazes e uma moça, no caso, justamente a Jane Morais, eram espetaculares. 
 
Diante dessa conjectura toda de minha parte, fiquei ainda mais frustrado por não ter visto tal apresentação dela, nesse espaço, e por alguns minutos de uma gravação que ali fizeram e eu pude ouvir, quando conversei com os seus músicos e o motorista da Van que os conduzira, fiquei feliz em verificar que a voz dela estava impecável, apesar da idade mais avançada, e inevitável não somente para ela, mas para todos, a seguir a natureza e os fatos inexoráveis da vida.
Da esquerda para a direita: Kim Kehl com Carlinhos Machado ao fundo, na bateria), Edy Star e eu (Luiz Domingues). Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do Ipiranga, em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click:  Lara Pap  

Enquanto conversava com os músicos de Jane Morais, Carlinhos Machado chegou e imediatamente inseriu-se na conversa. Também lastimou ter perdido o show de Jane Morais, e lembrou-se prontamente d'Os Três Morais, que conhecera igualmente nos anos sessenta. 
 
Daí, combinou comigo em irmos juntos ao camarim dela, Jane, para a cumprimentarmos. Enquanto isso, vimos que outros carros particulares chegaram ao pátio do estacionamento da Casa de Cultura e várias pessoas, a maioria formada por idosos, desceram e carregaram para o camarim, muitos figurinos e acessórios de cena. 
Eram artistas circenses que fariam uma apresentação, antes do nosso show. 
 
De imediato, pensei que tal diversificação de atrações, fora muito interessante. Jane Morais a cantar Jazz/Bossa Nova e Música Erudita, com uma boa banda, um clássico combo jazzístico, uma sketch circense e uma banda de Rock, no caso, a nossa, teria sido motivo suficiente para o espaço estar completamente lotado, mas o fato foi que a Jane Morais apresentara-se para um reduzidíssimo contingente e enquanto os artistas circenses preparavam-se, a casa estava completamente vazia. 
 
Poxa, onde estavam as trezentas ou quiçá mais crianças que ali deveriam estar presentes para assistir? 
 
Ainda em conversa com o motorista que trabalhava com Jane Morais e sua banda, ele afirmara para eu e Carlinhos, que a turnê em que estava a conduzir tais artistas, percorrera o mesmo circuito que o nosso e que o panorama era sempre o mesmo, gente simpática a administrar os espaços, com determinação e muita boa vontade, mas em quase todos os espaços por eles visitados, com absoluta inexistência de público. 
 
Ora, nesta altura, nós também já havíamos vivenciado a mesma experiência, ou seja, que triste ver o desinteresse total da população por cultura & arte e isso explicava muita coisa, mesmo.
Edy Star em destaque. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do Ipiranga, em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Click:  Lara Pap 

Foi então que a apresentação circense iniciou-se e poucas pessoas haviam chegado. Ora, com apenas um menino presente, e cerca de sete ou oito adultos, incluso nós e o Edy Star, que já estava no ambiente, foi bastante corajosa a performance dos artistas circenses, que não intimidaram-se ao fazer o espetáculo, como se houvesse ali, mil crianças a gritar. 
 
Malabaristas, mágico, contorcionista (a única moça jovem da trupe e certamente, pela sua especialidade, algo plausível pela idade), e um palhaço, além de um mestre de cerimônias, com voz empolada, bem clássico a animar a plateia e usar bordões típicos, tais como: "respeitável público" e a enaltecer e não parar de enfatizar as habilidades dos artistas em suas especialidades, foi tudo muito digno, eu diria. 
 
No meio da apresentação, duas senhoras, igualmente idosas, foram chamadas pelo apresentador e expuseram rapidamente sobre as suas respectivas carreiras vividas no Circo tradicional e foi ali que eu entendi o sentido daquela trupe a fazer um espetáculo concentrado em uma hora. 
 
Como se fora um combo musical, tal pequena trupe não tinha mais espaço em Circos tradicionais, pela idade avançada de seus membros e dessa forma organizara-se para atuar em circuitos como esse das Casas de Cultura, e deduzo, em semelhantes, tais como o das Escolas Ceu e da Fábrica de Cultura do Governo do Estado. 
 
Louvável, portanto, fiquei feliz por ver essa resistência da parte deles, e sobretudo pela dignidade de sua apresentação. Na ausência de um caloroso público formado por crianças, nós que estávamos na plateia, interagimos ao máximo que pudemos, mesmo por que, como bem observou o Carlinhos Machado, como artistas que somos também, naturalmente que sabemos o quanto é constrangedor para o artista, uma plateia diminuta e silenciosa, e ainda mais para eles que dependem da euforia infantil, muito mais do que nós. 
 
Bem, respondemos assim aos comandos do mestre de cerimônias e dos artistas, principalmente do veterano palhaço, e o espetáculo deles seguiu até o fim, como se a casa estivesse lotada.
Uma panorâmica da banda no palco, na primeira foto. Foto 2: Edy Star em destaque, com a minha presença (Luiz Domingues), ao fundo. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do Ipiranga, em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 2018. Clicks, acervo e cortesia: Wanderlei Grenchi 

Chegara a nossa hora e mesmo com os artistas circenses ainda em seu camarim, a tirar a sua pesada maquiagem e figurino, arrumamos o palco e fizemos um rápido soundcheck. 
 
O equipamento de PA disponibilizado era bem simples, mas os dois técnicos terceirizados ali presentes, mostraram-se muito solícitos, portanto, tivemos o seu apoio para ter um som digno, dentro das possibilidades. 
 
A ausência de uma cortina de frente, expôs-nos ao constrangimento dessa preparação ser feita em frente ao público e sim, este contingente crescera, a denotar que mais pessoas haviam chegado com o intuito em assistir-nos. 
 
Paciência, um dia uma cortina será instalada ali e se depender dos curadores do espaço, isso certamente ocorrerá, pois estes são realmente interessados e só não agilizam melhorias pois dependem das verbas da Secretaria de Municipal de Cultura. Bem, mais alguns minutos e iniciamos o show, com bastante energia. 
 
O público melhorara, sem dúvida e havia alguns entusiastas dos diversos ícones que o nosso show insinuava como mote, pois a reação foi boa desde o início, como bem notamos. 
 
Sem Michel Machado, desta feita, lastimamos a sua falta pelo ótimo molho que a sua percussão sempre gerava em nossa performance e igualmente pela boa companhia que ele sempre foi em termos de amizade, mas o fato é que a sua agenda apresentara um conflito e ao atuar em outro espetáculo, longe de São Paulo, no dia anterior, o horário de seu voo de volta para a capital paulista não permitira que ele pudesse estar conosco nessa tarde. Uma pena.
Foto 1: Kim Kehl. Foto 2: eu (Luiz Domingues). Foto 3: Carlinhos Machado. Foto 4: Edy Star. Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star na Turnê "Toca Raul". Casa de Cultura do Ipiranga, em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 2018. Clicks, acervo e cortesia: Wanderley Grenchi 

Na plateia, vi a presença de Milton Medusa, guitarrista extraordinário e um grande amigo, que ali fora prestigiar-nos, acompanhado de uma amiga sua, a cantora, Aline. 
 
A editora do Blog Limonada Hippie, Fernanda Valente, também viera de Niterói-RJ e acompanhada de uma amiga oriunda de Criciúma-SC, chamada, Michele, também prestigiou-nos, além do guitarrista, Vander Bourbon, da banda, Capitão Bourbon, ou seja, foi muito bom ter tais amigos na plateia e posteriormente no camarim para uma conversa animada. 
 
Encerramos o show com muita energia, e uma sensação boa de dever cumprido. Foram muitas as apresentações e observações que arrolei nessas Casas de Cultura que visitamos, conforme o leitor pode acompanhar neste relato.
Especial com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga, em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018. Filmagem: Lara Pap

Eis o Link para assistir no YouTube: 
https://www.youtube.com/watch?v=5UIPhh35I-A&t=10s 

"Rockixe" (Raul Seixas), com Kim Kehl & os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga, em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=oEoMIyJOCYQ

"Sessão das Dez" (Raul Seixas), com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=bv-ZcWF9W6I

"Quero Ir" (Raul Seixas), com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=w2wiXnhXLn8

"Rock'n Roll é Fodaço" (Edy Star), com Kim Kehl & Os Kurandeiros +Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=tvrOspm3qbM

"Maluco Beleza" (Raul Seixas), com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=sik6Ctj43sU

"Metamorfose Ambulante" (Raul Seixas), com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=zrCPlYOKjJA

"Êta Vida" (Raul Seixas), com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=idkGwhHX7Kg

"Al Capone" (Raul Seixas), com Kim Kehl & Os Kurandeiros + Edy Star, na Casa de Cultura do Ipiranga em São Paulo, em 15 de dezembro de 2018

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=pbxH-PMDBvo
 
E assim, encerrara-se oficialmente a turnê: "Toca Raul", mas Os Kurandeiros ainda teriam mais um compromisso a cumprir em dezembro de 2018, e seria desta feita, o último show do ano e a ser realizado no tradicional reduto Hippie/Rocker, o Santa Sede Rock Bar, de São Paulo.
Desta feita, seria uma apresentação regular d'Os Kurandeiros, mas que revelou-se uma extensão da turnê que recém encerráramos com o Edy Star, a dita: "Toca Raul". 
 
Eis que visitaríamos novamente a casa de espetáculos, Santa Sede Rock Bar, o nosso tradicional Lar acolhedor na zona norte de São Paulo, e ao convidarmos o astro, Edy Star, tornaríamos o nosso show, híbrido, a misturar as duas propostas na mesma noite. 
 
Muito bem, estávamos com o show "Toca Raul" em plena forma, e sendo assim, não haveria por gerar problemas. Dessa maneira, encontramo-nos na casa em questão, com alegria em rever os amigos, proprietários e funcionários do simpático estabelecimento e certamente a contar com um bom público, visto que a repercussão em torno da divulgação desse show, deu a entender que muitas pessoas compareceriam, e para a nossa satisfação, foi o que aconteceu, realmente, ainda bem.
Momentos da última apresentação de Kim Kehl & Os Kurandeiros, no ano de 2018. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo. 22 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

Fizemos uma primeira entrada com bastante vigor, a revisitar o nosso repertório autoral ao mesclar com releituras, e a resposta do público foi excelente. 
 
Rocks, Blues & Blues-Rock ao estilo sessenta/ setentista, em profusão, para gerar euforia. Uma eventual segunda parte com baladas, para abaixar a adrenalina um pouco, despertou ainda mais ebulição, sob efeito contrário do que esperávamos, visto que as pessoas mostraram-se encantadas com a seleção proposta e aí, além dos urros de regozijo a cada surpresa que proporcionamos-lhes, muitos casais levantaram-se de suas mesas para dançar, o que foi um prazer para nós, visto que conseguimos criar um clima propício para embalar o romantismo exalado no ar. 
Nas fotos 1 e 2, mais flagrantes do show. Foto 3, com o fçlagranrte dos casais a dançar e na foto 4, mais um pouco da euforia gerada. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo. 22 de dezembro de 2018. Clicks; acervo e cortesia de Cleber Lessa

Conversamos com muitos amigos no intervalo e na segunda entrada, após um aquecimento com mais canções do nosso repertório autoral, foi quando Kim Kehl introduziu a presença do astro, Edy Star, ao melhor estilo de um show de cassino em Las Vegas e aí fizemos praticamente o show inteiro, "Toca Raul". 
 
Mais delírio generalizado, pois havia vários fãs do Edy Star, presentes no recinto e o som dos Kavernistas soou ali, em meio a muitas capas de discos que acenaram-nos, em sinal de agrado pelo que estava a ocorrer ali. 
Nas duas fotos, na linha de frente: Kim Kehl e Edy Star. Na retaguarda: Carlinhos Machado e eu (Luiz Domingues). Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo. 22 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

Voltamos ao nosso show regular e a euforia prosseguiu, pois emendamos uma sessão com alguns clássicos do Hard-Rock setentista e só paramos, pois, o respeito ao horário limite teve que ser observado, pois se dependesse de nós e do público, teríamos prosseguido, a la Grateful Dead em algum Acid-Test sessentista. 
 
Missão cumprida em 22 de dezembro de 2018, com muita alegria em termos tido e proporcionado ao público, uma noitada de Rock muito forte. 
Mais flagrantes da banda em ação. Na segunda foto, atrás, no canto esquerdo, a presença do radialista, Rogério Utrila. Kim Kehl & Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar de São Paulo. 22 de dezembro de 2018. Acervo e cortesia: Kim Kehl. Clicks: Lara Pap

"Andando na Praia" ao vivo, no Santa Sede Rock Bar de São Paulo, em 22 de dezembro de 2018

Eis o Link para escutar no YouTube: 
https://www.youtube.com/watch?v=a6VJ0ZK6UKI 

Ainda em dezembro de 2018,  fui surpreendido com uma notícia muito boa. O Site RockBrasileiro.Net/Canal de YouTube "Vitrola Verde", criou uma enquete a avaliar, mediante votos populares, quais seriam os "melhores" artífices do Rock brasileiro, nesse ano. 
 
Ora, qual não foi a minha surpresa ao ser avisado por amigos que eu estava nomeado para a categoria de melhor baixista, em meio a ídolos meus incontestáveis, como Willy Verdaguer, Lee Marcucci e Pedrão Baldanza, virtuoses como Fernando Tavares e diversos amigos fraternais meus, tais como: Marcião Gonçalves, Izal de Oliveira, Marcelo Frizzo, Andria Busic, Pepe Bueno, Nelson Brito, Ricardo Schevano e Diego Lessa. 
 
E também, consagrados nomes como Rodrigo Santos e os meninos do Heavy Metal, das bandas, Angra e Shaman. Só pela nomeação, eu teria ficado muito feliz e certamente com tal fato a repercutir positivamente para a minha banda, Os Kurandeiros. 
 
Quando saiu a votação popular, não fiquei em uma posição de destaque, venceram os rapazes do Heavy-Metal, ambos muito bons, e com o meu fraternal amigo, Marcião Gonçalves, na terceira colocação. 
 
Muito justo o resultado, Luiz Mariutti e Felipe Andreoli, são excelentes instrumentistas e muito respeitados em seu nicho de atuação, e o Marcião Gonçalves, mais a ver com o meu espectro musical, é excepcional, eu atesto. 
 
Claro, todos os indicados merecem todo o meu respeito e admiração e outros tantos que nem foram citados, mas eu sei bem, merecem igualmente o reconhecimento pelo seu ótimo trabalho musical. 
 
Cesar Gavin, o dono do site e do canal de YouTube citados, é uma pessoa que recebe sempre toda a minha admiração pelo seu empreendedorismo cultural, sem igual, sob uma fervorosa devoção em favor do Rock brasileiro, há anos, portanto saudei com ênfase a sua iniciativa e inclusão de meu nome nesse seleto rol por ele criado.

Eis o Link para ver a nomeação inicial, no Site RockBrasileiro.Net / Canal de YouTube Vitrola Verde:


Na semana do show d'Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar, cuja descrição completa eu redigi acima, fui surpreendido novamente, quando vi postagens espontâneas através das Redes Sociais da Internet, vindas de pessoas a cumprimentar-me, pois uma lista adicional fora postada pelo Cesar Gavin, a expressar a sua opinião pessoal, como editor dos dois veículos que comanda, e neste caso, em sua opinião como editor-geral, eu fora o melhor baixista de 2018. 
 
Ora, isso foi fantástico para o meu enaltecimento pessoal e para a banda em que atuo, Kim Kehl & Os Kurandeiros, além de ter respingado também em uma ex-banda minha, no caso, a Patrulha do Espaço e isso motivado pelo fato do ano de 2018, ter marcado a minha atuação como ex-membro convidado a cumprir os últimos shows da banda, em sua turnê de despedida. 
 
Portanto, claro que fiquei contente e tratei em publicar um texto a exprimir o meu agradecimento público, em todas as redes sociais em que participava e isso também repercutiu fortemente, devo acrescentar.

 
Mais um evento nos estertores de 2018, a Webradio Crazy Rock, através de seu programa: "Só Brasuca", relacionou uma música d'Os Kurandeiros para participar da sua programação especial de final de ano.
E com repetição programada para os primeiros dias de janeiro, a canção: "A Galera Quer Rock" haveria por embalar o Reveillon de 2018, e os anseios d'Os Kurandeiros para o ano novo, de 2019, certamente. E de quebra, duas ex-bandas minhas constaram desse "set up" da rádio: A Chave do Sol e Patrulha do Espaço.
Então foi isso, em 2018, Os Kurandeiros tiveram um ano positivo com o lançamento de um single a conter a canção inédita, "Andando na Praia", discos ao vivo a capturar momentos da banda ao vivo, entre 2009 e 2017, diversas ações no campo do merchandising, muitas entrevistas e especiais produzidos por webradios, em diversos veículos da Internet e uma turnê com Edy Star, que não apenas proporcionou-nos um grande prazer artístico, como muitas surpresas interessantes ao tomarmos contato com as Casas de Cultura populares, espalhadas por diversos bairros de São Paulo. 
 
Que viesse um 2019, ainda melhor, visto que a nossa determinação em atender o clamor popular era/é sempre no sentido em atender e entender que... "A Galera Quer Rock"...
Continua...

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