Pesquisar este blog

domingo, 9 de abril de 2023

Trabalhos Avulsos - Capítulo 52 - Uncle & Friends ao vivo no quase pós-pandemia de 2022 - Por Luiz Domingues

Com a pandemia a esmorecer, embora ainda não houvesse assegurada a perspectiva concreta de seu controle absoluto, o fato foi que ainda no primeiro trimestre de 2022, os sinais de relaxamento se mostraram claros em torno das medidas de segurança sanitárias com as quais vivemos intensamente desde 2020, e assim, anúncios de shows em ambientes fechados e abertos se multiplicaram nesses tempos. 

Nesses termos, já era previsto que a famosa Feira de Artes da Vila Pompeia anunciaria a sua realização em 2022, e obviamente com grande expectativa da parte de seus frequentadores, expositores e artistas que costumavam contar com os seus famosos palcos para  promover os seus trabalhos.

Dessa forma, foi com alegria que eu recebi o convite do "friend" Lincoln Baraccat, para mais uma vez integrar o seu super grupo, "Uncle & Friends", para defender ao seu lado e com grandes músicos, amigos em comum, as suas composições.

E logo vim a descobrir que a minha banda, Os Kurandeiros, também tocaria na mesma edição da Feira, portanto, seria super confortável estar no mesmo palco para atuar em dois shows distintos e desta forma a proporcionar um conforto extra em termos de logística operacional, no dia do evento, isso sem contar o clima de camaradagem total nos bastidores e a se levar em conta que o baterista d'Os Kurandeiros, Carlinhos Machado também atuaria com o "Uncle & Friends". 

Um ensaio foi marcado para o dia 11 de maio de 2022, no estúdio Mad, do bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo e este também foi o dia em que um ensaio d'Os Kurandeiros também fora marcado no mesmo espaço, ou seja, essa ação preparatória se deu nos mesmos moldes.

Passamos nessa ocasião com o "Uncle & Friends" todo o set do show, com duas novidades em relação aos shows anteriores que havíamos cumprido juntos, com as músicas: "Estrada", uma balada fortemente influenciada pelo Country-Rock norte-americano e o Blues, "Se é Assim", cuja gravação em disco, aliás, é bem requintada, com solos inspirados e produção de áudio muito caprichada.

Em suma, a ideia foi ensaiarmos além dessas duas canções acima citadas, as músicas: "Comprimido", "Hey You", "O Sol e Você", "Situação" e "Bolinha de Gude".

Sobre o time escalado, Roy Carlini e Caio Durazzo mais uma vez ocuparam as duas guitarras com o brilhantismo de sempre. Luiz Carlini apareceu para prestigiar o ensaio e na qualidade de amigo pessoal do Lincoln desde 1975 e diretor de palco do evento, nos trouxe informações importantes e claro, histórias muito ricas, como por exemplo, quando nos contou que ajudara o Lincoln a compor a música, "Situação", por volta de 1978. 

Ele chegou a propor uma mudança no arranjo da canção, com a introdução de acordes sofisticados que mudou a sua feição versada pelo Rock'n ' Roll e a transformou em uma peça com alto teor Pop-Rock & jazzy sofisticado a la "Steely Dan", mas o ensaio estava a se encerrar e com o tempo exíguo, não seria possível a banda se firmar nesse sentido de executar tal mudança para tocar ao vivo, dias depois, portanto, o combinado foi manter o arranjo mais rústico, por uma questão de segurança.

E assim foi, com tal apronto prévio, a banda foi se encontrar novamente dias depois, nos bastidores do evento.

Domingo com sol e muito vento, embora sem com que isso fizesse a temperatura abaixar dramaticamente, foi em meio a uma tarde de outono amena, portanto, que eu fui me encontrar com os amigos da "Uncle & Friends" e me concentrar com eles nos bastidores a fim de aguardar a nossa vez de adentrarmos o palco. 

O nosso show estava marcado para se iniciar às 17 horas e logo a seguir, o evento encerrar-se-ia com a minha própria banda, Os Kurandeiros, portanto, a perspectiva de que eu e o baterista, Carlinhos Machado nos mantivéssemos prontos para atuar com a nossa banda a posteriori, foi maravilhosa, com as duas bandas pelas quais atuaríamos, a se apresentarem uma seguida a outra.

Pelas ruas da Vila Pompeia, eu pude notar que a Feira estava bem cheia, com as pessoas felizes pela volta das atividades culturais ao ar livre e facilmente foi possível notar tal alegria no semblante de todos, haja vista que a ausência quase que completa de pessoas a usarem máscaras sanitárias em decorrência da pandemia, denunciou um fato ligado ao outro, por conseguinte.

Logo avistei as personas de Lincoln Baraccat e do amigo em comum, o fotógrafo, Vanderlei Bavaro, e a seguir, Caio Durazzo, Roy Carlini e de suas respectivas esposas, além do próprio, Carlinhos Machado e uma incontável presença de amigos, ligados direta ou indiretamente ao mundo da música ou do Rock em específico.

https://www.facebook.com/ronaldo.domingues.7/videos/1079122375975437

"O Sol e Você" - ao vivo com Uncle & Friends na 34ª Feira de Artes das Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Ronaldo Domingues

O mesmo vídeo de "O Sol e Você" proporcionado por Ronaldo Rodrigues, em versão para o YouTube. 

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=hsRtG0Gduew

E assim que recebemos a sinalização, preparamos o nosso "setup" e rapidamente entramos em cena. O palco estava montado quase na esquina da Rua Caraíbas com a sua transversal, Rua Padre Chico, portanto, quase na linha da padaria que ali fica estabelecida no lado direito e do outro lado da calçada, a conter o muro lateral da tradicional escola estadual, "Miss Browne", que aliás, está ali instalada desde 1932, ou seja, faz parte da memória afetiva do bairro e para quem se interessa pela história do Rock brasileiro e a se considerar a importância desse bairro de São Paulo nesse contexto, digo sem esmiuçar muito que ali naquela escola, artistas importantes que foram e ainda eram nessa altura de 2022, componentes de bandas seminais, como Mutantes, Made in Brazil e Tutti-Frutti, entre inúmeros outros grupos importantes, ali estudaram na tenra infância, principalmente no decorrer da década de cinquenta do século XX.

Uma panorâmica da banda no palco, com perspectiva de público a frente. Uncle & Friends na 34ª Feira da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

https://www.facebook.com/ricardoaomena/videos/574701690687315

"Hey You" - ao vivo com Uncle & Friends na 34ª Feira de Artes da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Ricardão "Omena Veia"


"Hey You" ao vivo com Uncle & Friends na 34ª Feira de Artes da Vila Pompeia de São Paulo em 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Hermann Molina

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=-f1JkurZvBY

Por conta da Rua Caraíbas ser uma ladeira, observamos que o palco, mesmo com o cuidado efetuado pelos seus empreendedores no sentido de se garantir uma condição de prumo adequado, na prática isso não foi possível e assim, tivemos esse incômodo extra ao tocarmos, pois foi inevitável não sentirmos o efeito pênsil a depor contra nós enquanto nos apresentamos.

Uma panorâmica da banda em ação no palco. Uncle & Friends na 34ª Feira da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Amanda Semerjion

Mas apesar de não ter havido um soundcheck adequado e nem mesmo de uma forma mínima, a sonoridade dos monitores esteve bem razoável e pelo que eu vi em vídeos a posteriori e também pelo relato de muitas pessoas amigas que assistiram da plateia, a pressão sonora foi de show de Rock e a mixagem ao vivo, bem razoável.

Uma visão lateral da banda em ação no palco. Uncle & Friends na 34ª Feira da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Hermann Molina"Bolinha de Gude" (trecho) - Uncle & Friends na 34ª Fe ira de Artes da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Lara Pap

"Bolinha de Gude" ao vivo com Uncle & Friends na 34ª Feira de Artes da Vila Pompeia de São Paulo em 15 de maio de 2022. Filmagem e cortesia de Lara Pap

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=5f3KO-YLhSE

Sobre a banda, a alegria que tivemos no palco foi imensa por ter sido um reencontro muito feliz, mais de dois anos depois da última atividade, a ter em conta que por uma coincidência incrível, havíamos participado de uma apresentação/filmagem em um estúdio (o bom "V8", do bairro do Ipiranga, na zona sudeste de São Paulo), em 15 de março de 2020, ou seja, um dia antes do governo do estado decretar o "lockdown" sanitário decorrente da pandemia causada pelo alastramento da Covid-19. E mais coincidência ainda, foi o fato de que assim como em 2020, essa apresentação do "Uncle & Friends" se dera com  a participação da minha e de Carlinhos Machado, banda, "Os Kurandeiros" e essa mesma predisposição se repetiu também na Feira da Vila Pompeia, exatamente vinte e seis meses depois.

Caio Durazzo e Lincoln Baraccat com o público de frente ao palco a nos assistir. Uncle & Friends na 34ª Feira da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

Em suma, a alegria estava expressa no semblante de todos, pois a espera pelo reencontro fora longa e bastante assustadora, na medida em que nesse hiato forçado, a pandemia nos ameaçou violentamente e a despeito de todos terem perdido amigos, parentes e muitos conhecidos nessa tragédia de âmbito mundial, eu pude constatar que o simples fato de estarmos ali reunidos, vivos e a gozar de boa saúde, foi uma vitória de todos sob múltiplos sentidos.

Outro trecho (desta feita o final da canção), da música: "Bolinha de Gude". Uncle & Friends na 34ª Feira de Artes da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Lara Pap

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=NMjkX3PTVhY

Tocamos todas as músicas previstas pelo setlist proposto em ensaio prévio e o Luiz Carlini, que foi o diretor de palco, nos deu todo o respaldo para que tocássemos tranquilos, sem nenhum atropelo em termos de disposição de tempo. 

Todos os Rocks do repertório geraram euforia na plateia, o blues, "Se é Assim", foi recebido com bastante emoção e a balada, "A Estrada", soou com a sua delicada condução a prover um bom momento de percepção amena de todos.

Roy Carlini, eu (Luiz Domingues) e Lincoln Baraccat no enquadramento. Uncle & Friends na 34ª Feira da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

Banda feliz, público em estado de euforia e sem nenhuma pressão externa a nos aborrecer, eu diria que foi uma das melhores performances que eu tive com a simpática banda que acompanha Lincoln Baraccat e a justificar por conseguinte o seu nome a sugerir uma confraria e de fato, é assim que3 funciona sempre o "Uncle & Friends".

A banda em panorâmica no enquadramento. Uncle & Friends na 34ª Feira da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Celso Bortolini

Em síntese, assim foi a ótima apresentação que tivemos em maio de 2022, e se a pandemia ainda não estava oficialmente erradicada, ao menos a imensa maioria das pessoas ali presente na Feira, estava devidamente imunizada com três a quatro doses das vacinas e assim, mesmo com uma certa imprudência generalizada no tocante ao não uso de máscaras e pela aglomeração no evento, que foi bem grande, o sentimento de alegria por viver a vida social e cultural em sua quase plenitude, norteou o sentimento de todos ali presentes, inclusive o meu, apesar das minhas ressalvas sobre os cuidados sanitários ainda necessários naquela fase dos acontecimentos.

Uma visão pela retaguarda do palco com a banda em ação. Uncle & Friends na 34ª Feira da Vila Pompeia em São Paulo. 15 de maio de 2022. Filmagem, acervo e cortesia: Hermann Molina

No entanto, ao enxergar pelo prisma da amizade, da arte, cultura e do espírito do Rock, claro que também me senti muito feliz pela oportunidade. 

E mesmo não sendo uma banda de carreira exatamente da minha parte, o "Uncle & Friends" se tornou ao longo do tempo, uma casa agradável para se habitar e da qual me afeiçoei. E certamente que não fecha a minha história com tal trabalho, aqui, mas pelo contrário, fica em aberta a possibilidade de que eu venha a escrever novos capítulos adiante.

Portanto, possivelmente continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário