De fato, bandas como "A Chave do Sol", "Patrulha do Espaço" e o "Sidharta" foram agraciadas com o maior acervo disponibilizado nesse sentido, enquanto em menor proporção, todavia de uma forma significativa, o "Pitbulls on Crack" também teve material resgatado e devidamente alojado no YouTube em uma primeira instância e a manter igualmente sob perspectiva a planificação que eu estabelecera desde o final de 2019, isto é, a projetar a produção de um ou dois discos em caráter "bootleg" dessa banda em específico.
Eu também conseguira resgatar três músicas da demo-tape do Língua de Trapo, gravada em 1980, que o Laert Sarrumor mantinha restrito ao âmbito limitado de uma nuvem de armazenamento e assim, eu pude publicar tais faixas no YouTube. Essa ação não foi algo relacionado às fitas K7 que eu armazenei, mas que somado ao esforço geral, abrilhantou ainda mais essa mobilização massiva para reforçar o meu acervo geral de carreira e claro a repercutir para essa banda, em específico.
Da esquerda para direita, na parte mais alta: Fábio Ribeiro, eu (Luiz Domingues), José Luiz Rapolli e Beto Cruz. Agachado: Eduardo Ardanuy. Foto promocional do The Key em 1988. Click, acervo e cortesia: Carlos Muniz Ventura
E foi nesse contexto que eu deparei-me com um achado interessante, bastante raro do material do grupo, ¨The Key", ou seja, que bacana a descoberta e consequente oportunidade.
Mais que essa constatação, houve então o acréscimo da raridade em si e eu explico: em junho de 1988, a nossa banda, "The Key", se mobilizou para gravar uma demo-tape. Toda a narrativa sobre essa ação ocorrida dentro da história do grupo, está registrada naturalmente nos seus capítulos adequados à cronologia dos fatos, basta ler ou reler e basta ao interessado procurar o ponto em questão através dos respectivos arquivos dos meus Blogs 2 e 3 alojados na internet, ou nas páginas do livro impresso, "Quatro Décadas de Rock".
Sobre esta fita que eu resgatei, especificamente, se trata de uma gravação preliminar e não da demo-tape em sua íntegra e devidamente mixada, mas a registrar uma etapa das gravações com a presença apenas da guitarra, baixo e bateria, portanto sem os teclados do Fabio Ribeiro e sem a voz do Beto Cruz, sequer como guia provisória.
Tal gravação com a qual eu me deparei, continha seis músicas então nesse estágio embrionário, a se descrever: "Pretty Old Lover", "We Hear the Call", "Stole my Heart", "The Wind Blows Chill and Cold", "Storm Cloud" e "This is my Way".
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=oHLz9d6EMBE
É interessante notar que não apenas para o caso dessa faixa, "Pretty Old Lover", mas como uma constante para as demais gravações, que é nítida a presença de uma reverberação natural muito acentuada de uma forma generalizada e ainda mais perceptível nas peças da bateria, por uma questão natural da ambientação caseira e nada preparada para uma gravação profissional.
Como consta na história narrada ao longo de capítulos anteriores, a gravação dessa demo-tape foi feita na residência do Beto Cruz na ocasião e assim, a bateria foi gravada na cozinha da sua habitação, que era ampla por natureza arquitetônica e no caso, foi somente amparada por biombos improvisados para conter ruídos indesejáveis produzidos pela vizinhança durante um domingo vespertino. E sobre os amplificadores de baixo e guitarra, estes ficaram colocados na sala de estar do imóvel e também protegidos precariamente por biombos bem improvisados mediante almofadas e cobertores, ou seja, tudo muito inadequado.
Portanto, ouve-se a reverberação natural rebatida pelos azulejos da cozinha e isso realçou os agudos dos pratos, chimbau e caixa, principalmente e o bumbo e tambores ficaram com os seus graves prejudicados, com a esperança ali no calor do momento, de que o equilíbrio seria alcançado na mixagem, mas mediante um gravador de quatro pistas, é claro que isso não ficaria saliente de forma alguma e de fato não ficou, ainda mais com a inevitável obrigatoriedade do recurso da "redução", no qual a bateria inteira e o baixo foram mixados em um único canal.
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ryWGTGxORPo
Sobre a música, "We Hear the Call", nesta gravação que obviamente não valeu para o cômputo final da conclusão da demo-tape, se notam algumas falhas de pulsação na linha de baixo e bateria, certamente ocasionadas pela dificuldade de se estabelecer um padrão de monitoração minimamente plausível para se gravar com segurança. De fato, com um maquinário inadequado, não haveria como os fones de ouvido nos ajudarem nesse sentido tão básico.
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=z5xkFtEjg9g
Outra característica dessas gravações foi o fato de que para preservar ao máximo o espírito da gravação original, eu não editei a cortar pequenos trechos com tentativas de gravação antes da música prosseguir enfim, do começo ao final, ao se estabelecer em tese uma outra "tomada". Se fosse uma produção audiovisual de cinema, eu diria que deixei que constassem as tentativas anteriores, mesmo separadas pela claquete a configurar um material "bruto", ou como se diz nesse meio cinematográfico, o "copião".
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=i9XdmxdIJ4s
E também deixei a conversa preliminar e posterior a cada gravação, ao menos por alguns segundos, para também preservar o caráter bruto da gravação, sem edição e a conter as nossas vozes em muitas ocasiões a conter avisos de contagem, e outros comentários análogos, além de constar também a voz do baixista, Claudio Cruz, irmão do Beto, que comandou a gravação ao operar a máquina "Fostex", ou como a apelidávamos pejorativamente na ocasião, "Tostex", para se criar uma alusão em tom de pilhéria sobre uma torradeira de pão.
Eis o link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZeFjsXLYa_0
Algumas dessas músicas foram gravadas em 1989 para compor o LP "A New Revolution", único álbum que essa banda lançou em sua curta carreira, mas outras não foram aproveitadas e assim, a sua presença nestas faixas aqui a representar o embrião da demo-tape de 1988, representam um adendo para a memória dessa banda e por conseguinte, do meu acervo pessoal.
E no bojo dessas novidades, houve também o armazenamento das músicas do LP "A New Revolution" a seguir a predisposição que eu havia adotado em relação a obter o domínio de "endereços" próprios de todos os trabalhos dos quais eu participei.
Há de se registrar, no entanto, que todas as publicações que eu tinha conhecimento, que haviam sido perpetradas por terceiros (inclusive da parte de canais especializados em armazenamento de discos com o intuito de preservar a história do Rock brasileiro, ou seja, no bom intuito de se colocarem como arquivistas e isso precisa ser muito enaltecido), na prática, todavia, cometeram dois enganos primários.
O primeiro engano e praticamente inevitável ao se tratar da confusa história dessa banda, se dera com a questão de se considerar ser este o quarto trabalho da banda "A Chave do Sol" e como é bem sabido dos leitores da minha autobiografia, apesar de ter nascido das cinzas d'A Chave do Sol, o The Key foi na realidade uma outra banda, com a sua identidade própria, sonoridade completamente diferente e por conseguinte, a constituir a sua própria história.
E a segunda questão, que eu vinha a observar, se dera com a falta de separação entre as faixas "Welcome" e "We Hear the Call", pelo fato da desatenção generalizada a considerar que uma ("Welcome"), era a introdução da outra ("We Hear the Call"). De fato, "Welcome" é uma vinheta e nós a usávamos como tema de abertura dos shows naquele período de 1988-1989, enquanto a formação original dessa banda se manteve unida.
Eis o link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=EPBjjk7ss9U
"We Hear the Call" - The Key - LP A New Revolution - 1990 - Gravadora Devil's Discos
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=redy_Qk9kak
"Before the Bridge Falls Down" - The Key - LP A New Revolution - 1990 - Gravadora Devil's Discos
Eis o link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=DflS_8N5jv4
"Storm Clouds" - The Key - LP A New Revolution - 1990 - Gravadora Devil's Discos
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=jo1x2Cway4Q
"Pretty Old Lover" - The Key - LP A New Revolution - 1990 - Gravadora Devil's Discos
Eis o link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=gesAASZuJ_
"Empty Bed" - LP Key - LP A New Revolution - 1990 - Gravadora Devil's Discos
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=p5Uj9e1K-S8
"Waiting for Tomorrow" - LP A New Revolution - 1990 - Gravadora Devil's Discos
Eis o link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=g93oW_hDtjA
"This is my Way" - LP A New Revolution - 1990 - Gravadora Devil's Discos
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=NXaj_ug3gPc
"A New Revolution" - LP A New Revolution - 1990 - Gravadora Devil's Discos
Eis o link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=Ibk3Xsomv20
Bem, é improvável que doravante surja mais algum material obscuro sobre essa banda, dada a constatação de que tal grupo teve uma curta carreira e gerou pouco material por conseguinte, mas é claro, se um fato novo ocorrer, certamente que irá constar no meu Blog 3, que é de fato o meu museu virtual de carreira. Se por acaso se tratar de alguma novidade mais robusta, abre a possibilidade de que eu escreva mais um capítulo sobre essa banda.
Por enquanto, está encerrado este adendo à minha história com o The Key!
Nenhum comentário:
Postar um comentário