Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2024

Sidharta - Capítulo 5 - Namastê Sidharta: O seu museu ganhou novas peças - Por Luiz Domingues

Dentro da construção da minha autobiografia nada me surpreende em termos de haver novidades a respeito de qualquer uma das minhas ex-bandas, ao ter em mente que eu tive várias desde 1976, quando eu iniciei a minha carreira. 

Reforça essa perspectiva o fato de que todas, em maior ou menor proporção entre uma e outra, são constantemente reverenciadas pelos seus respectivos fãs, principalmente através das redes sociais da internet, com publicações, homenagens, citações e muito material feito por eles mesmos, os admiradores de tais trabalhos, em termos de vídeos, painéis, artes gráficas e outras manifestações a lembrar e homenagear tais bandas.

E mais um ponto positivo, o fato de sempre haver execuções radiofônicas de músicas dessas bandas todas, programas especiais de TV ou internet e publicações em Blogs, sites e até revistas e jornais impressos (neste último caso, ao menos pelos poucos veículos a usar tal recurso tradicional que ainda existiam no panorama midiático de 2022).

Convites para entrevistas, comigo mesmo, Luiz Domingues, a repercutir tais carreiras de cada grupo citado em separado ou com colegas que também foram componentes de tais bandas, ocorriam (ocorrem) o tempo todo, portanto, sempre me senti muito gratificado e honrado com tais oportunidades para falar sobre as minhas bandas do passado, constantemente.

Mais um dado a ser realçado: a minha autobiografia veio a registrar novos capítulos recentes sobre bandas pelas quais eu atuei, pelo bom fato das muitas novidades geradas. Bandas como a Patrulha do Espaço, A Chave do Sol, Pedra e Pitbulls on Crack lançaram discos póstumos ou protagonizaram shows de reunião, além de outras novidades surpreendentes e bastante positivas, a enriquecer a minha autobiografia com mais histórias, material e dados para aumentar o meu balanço geral de carreira. 

E mesmo o Boca do Céu, a minha primeira banda na carreira, iniciou um processo de resgate das músicas perdidas que compusemos nos anos setenta, com a formação original reunida (bem grisalha, mas muito animada) e assim, uma nova história muito empolgante se iniciou e esteve em pleno curso neste ano de 2022, no momento em que eu escrevi este trecho.

Até o Terra no Asfalto, uma banda da qual eu não tinha mais nenhuma esperança de resgatar algum material sequer, me proporcionou a rara alegria de poder recuperar uma foto ao vivo em meio a um show que fizemos em março de 1981, que eu nem sabia que existia (por cortesia do baterista desse grupo, meu velho amigo, Cido Trindade), e foto essa que já se encontra devidamente alojada no grande arquivo de carreira do meu Blog 3, portanto, foi uma alegria muito grande para este arquivista por natureza.

Nesses termos, por que não esperar por uma surpresa agradável advinda de mais alguma banda da qual participei no passado? 

Pois foi eis que em julho de 2022, eu pude enfim dar um primeiro passo para usar efetivamente as dez fitas K7 que eu guardara desde os idos de 1997-1999, a conter muitos ensaios do Sidharta. Resgatar e digitalizar não foi uma novidade de 2022, no entanto, haja vista que tal etapa fora cumprida justamente quando o guitarrista da minha banda daquela atualidade, Os Kurandeiros, na persona de Kim Kehl, digitalizara tal extenso material no início de 2020.

Estava, portanto, planejado desde então que tal material devidamente decupado serviria para compor um ou dois discos com caráter "bootleg" do Sidharta. 

Como é sabido e detalhadamente exposto nos capítulos mais recentes sobre A Chave do Sol, a primeira ação concreta nesse sentido foi executado com essa banda em específico, ao me proporcionar, com a ajuda do Kim Kehl, o lançamento de seis discos desse grupo com o qual eu atuei nos anos 1980, mediante material oriundo das fitas K7 que eu armazenara por anos a fio.

Nessa planificação, a próxima etapa seria (ainda é, a falar sobre 2022), lançar material do Pitbulls on Crack (um ou dois discos), e a seguir, eu colocara o Sidharta nessa fila para contar também com os seus discos "bootlegs" lançados no mercado. 

No entanto, foi mesmo em julho de 2022, que eu me antecipei e sem deixar de almejar o lançamento de discos para um ponto futuro então ainda indeterminado, pude elaborar uma outra ação paralela para disponibilizar tais tesouros escondidos através de uma outra plataforma.

O fato concreto, deu-se com a minha predisposição em 2022 para enfim providenciar o uso de meus canais de YouTube na internet. Por anos, eu soube que possuía três canais abertos, pois a cada blog que eu  criei, automaticamente o sistema "Google" havia me disponibilizado um canal na plataforma de vídeos citada.

No entanto, como eu mantinha uma inabilidade para lidar com tal recurso, por anos a fio, não fiz absolutamente nada para alimentar tais canais e nem sequer havia me interessado em fomentar a configuração básica, embora vez por outra eu fosse notificado de que havia recebido a inscrição de uma pessoa e até estranhava tal predisposição, pois os canais eram completamente insípidos, sem nenhum conteúdo.

Mas foi em 2022 que eu notei que a plataforma ficara mais acessível para o usuário menos habituado com a informática/computação & afins, meu caso e assim, me senti animado para investir tempo nas melhorias dos três canais.

Em primeiro lugar, eu tratei de preencher os itens básicos da configuração de cada um e notei que poderia mudar o nome dos canais, sem prejuízo algum aos blogs pelos quais estavam vinculados, respectivamente. Para tanto, nomeei cada um à moda dos Blogs ao chamá-los como Luiz Domingues Canal 1, Luiz Domingues Canal 2 e Luiz Domingues Canal 3. Dessa forma, percebi que manteria a vinculação básica dos Blogs a usar cada canal como uma ferramenta de divulgação de cada Blog e dessa forma a abrir caminho para a criação de vídeos em uma primeira instância, para divulgar as atividades de cada Blog.

O seguinte passo, foi criar playlists bem organizadas a conter todo o material de vídeo de cada banda pela qual atuei e atuava na ocasião e unificar tal esforço para os três Blogs.

E o terceiro passo foi criar, além de vídeos de divulgação curtos para repercutir o material lançado em Blogs, conteúdo exclusivo, com material raro e/ou obscuro gerado por todas as bandas pelas quais atuei/atuava.

E também, nesse sentido, eu percebi que precisava disponibilizar todas as músicas dos discos oficiais que gravei, e não mais ficar à mercê da publicação desse material da parte de terceiros e no caso, haviam discos da minha carreira que eu dependia de pessoas que haviam disponibilizado tal material, mas que eu nem conhecia. E assim, me esforcei para buscar tais fontes, uma a uma e criar a minha versão e aí sim, com ficha técnica robusta para cada vídeo, ou seja, algo que eu observava em publicações de terceiros e até de gente autorizada que deveria ter caprichado mais nesse quesito, mas não o fez.

O Sidharta entrou nessa rota, portanto, quando eu aprendi a lidar com corte de edição de áudio, transformação de mp3 para mp4 e a acrescentar imagem aos vídeos produzidos por eu mesmo, e assim, o plano de efetuar uma grande decupagem em torno das dez fitas K7 que eu mantinha sob a minha guarda e a conter ensaios diversos dessa banda, para eventualmente lançar discos "bootleg" não se modificou na sua essência, mas abriu espaço para que independente de haver a produção de discos, eu pudesse lançar material de vídeo com tais áudios, antecipadamente para alimentar os meus canais de YouTube.

De cima para baixo: Marcello Schevano, Rodrigo Hid, José Luiz Dinola e eu (Luiz Domingues), em fotos que nos mostram como estávamos na época do Sidharta, entre 1997 e 1999 

Bingo, daí em diante eu criei uma imagem bem simples a conter quatro fotos dos ex-membros da banda, bem da época retratada (entre 1997 e 1999) e assim, montei mais de sessenta vídeos a conter músicas em fase de ensaio do Sidharta nessa época (a maioria esmagadora de ensaios ocorridos em 1998).

Trabalhei inicialmente com as fitas 7 a 10, que teoricamente contém as melhores versões das canções, mediante o fato de que quase todas as músicas estavam em estado avançado de arranjos, ou seja, a visar obter assim, uma audição bem palatável para o público dos meus canais e interessado, certamente, na história dessa banda e que contém por conseguinte, relação umbilical com a Patrulha do Espaço em sua formação chronophágica, além de elo direto com o Pedra, pelo fato dessa banda ter regravado duas músicas do Sidharta.

Então, como um primeiro passo para disponibilizar publicamente esse material inédito, eu resolvi priorizar as músicas inteiramente inéditas, que não foram reaproveitadas pela Patrulha do Espaço quando da movimentação em torno da formação chronophágica, que foi a fusão natural que ocorreu em março de 1999, ou regravadas pelo Pedra a posteriori. 

Com uma única exceção, no caso da canção, "Abstrato Concreto", que de fato foi gravada pelo Pedra em seu CD Fuzuê (lançado em 2015), mas nesse caso eu levei em consideração o fato de que a versão do Sidharta é bem diferente, a pender para o Rock Progressivo em sua formulação harmônica e melódica e também reforçada pelo arranjo que imprimimos nos esforços do Sidharta ao final dos anos noventa.

Cabe acrescentar que em seu nascedouro, essa música teve uma terceira versão (primeira na verdade), ainda mais diferenciada ao pender para a vertente da Soul Music, e assim, eu acho que ficou justificada a publicação dessa segunda versão do Sidharta e a abrir caminho para que em uma eventual segunda safra de vídeos lançados com áudios contidos nas fitas 1 a 6, eu resolvesse também disponibilizar essa primeira versão ao estilo Soul Music.

Para início de exposição, a primeira música que eu resolvi trabalhar, foi: "O Futuro", um Funk-Rock bem setentista em sua essência, a lembrar bastante o estilo de grupos sensacionais como "Sly and the Family Stone", por exemplo e similares sessenta-setentistas desse porte. Com uma letra bastante interessante, escrita pelo poeta Julio Revoredo (meu velho amigo e colaborador d'A Chave do Sol desde os anos oitenta), essa música continha (contém) um grande potencial e quem sabe poderia ser reaproveitada em um outro trabalho?

"O Futuro" (Rodrigo Hid-Marcello Schevano-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=FiaSXu4-7jo

A seguir, eu preparei para o YouTube uma versão da exótica peça chamada: "Cosmo Ego". Tema com elementos do Hard-Rock ao sabor do Krautrock germânico e setentista, a presença de experimentalismo e vocais bastante incomuns se uniu à letra com característica hermética escrita pelo poeta Julio Revoredo, que cita o "genoma humano" como um ponto de transição para a civilização humana, em termos de mote. Há também uma junção bastante germânica em sua concepção, no sentido de haver uma parte da canção inteiramente baseada no Rock'n Roll tradicional de matriz cinquentista, ou seja, bandas alemãs como o "Nektar", "Eloy" e "Guru-Guru" entre outras, costumavam praticar tais simbioses entre o experimental e o básico em seus trabalhos e nós também seguimos essa tendência para arranjar a música, "Cosmo Ego".

"Cosmo Ego" (Rodrigo Hid-Marcello Schevano-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=L_CjnKLdc8Y

A terceira música que eu escolhi lançar foi "Do Começo ao Final", que não foi aproveitada pela Patrulha do Espaço e tampouco pelo Pedra, mas que chegou a ser gravada nos idos de 2006 para compor um possível disco solo de Marcello Schevano. Entretanto, como o projeto não avançou, dada a constatação de que o Marcello passou a acumular participação em diversas bandas de forma simultânea, tal gravação ficou engavetada sem chegar à fase de mixagem ao que me consta.

Balada Soul Music com bonita melodia, tem em sua letra (que supostamente teria sido escrita pela esposa do José Luiz Dinola à época, Paula). Em todo caso, a música é do Marcello Schevano e em tese, a letra, do José Luiz Dinola.

"Do Começo ao Final" (Marcello Schevano-José Luiz Dinola)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ArDbhxp_4uM

"Fogueira das Vaidades" é uma música que também ficou pelo caminho ante o esforço do Sidharta. Tema fortemente influenciado pela Soul Music e mais a pender para o R'n'B na prática, é uma composição de minha autoria (Luiz Domingues). Lembra de certa forma a verve Soul de Tim Maia, ou seja, há uma certa brasilidade implícita na sua concepção.

"Fogueira das Vaidades" (Luiz Domingues)

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fqyJavVVcPY

A seguir, eu lancei a música: "Amon", que foi a última que trabalhamos durante a existência do Sidharta, antes de promovermos a fusão com a Patrulha do Espaço e consequente criação da formação chronophágica dessa histórica banda.

Sobre o tema, propriamente dito, se trata de uma peça instrumental com influência do Jazz-Rock setentista, na sua concepção inicial. Nenhum ex-membro do Sidharta, incluso eu mesmo (Luiz Domingues), sinalizou até os dias atuais (agosto de 2022, quando escrevo este trecho), se pretende reaproveitar a música em outra banda ou sob esforço solo, mas deixo claro que considero a composição bastante interessante.

"Amon" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid)

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=S-8RYMOPND4

A próxima música lançada, foi "Sonhos Siderais". Rock Progressivo bem setentista a misturar diversas influências naturais da parte de seu autor, Rodrigo Hid, foi uma das primeiras músicas com as quais trabalhamos desde o início das atividades do Sidharta.

O Rodrigo chegou a oferecê-la anos depois para ser reaproveitada pelo Pedra, mas no ambiente interno dessa banda havia um membro que resistia fortemente ao estilo e também quanto à opção pelo investimento em temas com forte identidade "vintage" e assim tal ideia nunca prosperou, embora de minha parte é claro que o meu voto sempre foi a favor da sua inclusão e de uma forma enfática.

Posteriormente, o Rodrigo também cogitou gravá-la para compor o repertório de um possível álbum solo de sua parte, no entanto, tal esforço ainda não foi empreendido da parte dele, ao menos enquanto estou a redigir essa parte da minha autobiografia (falo sobre agosto de 2022). Todavia, acho que ele mantém a sua predisposição para tal e assim, essa canção poderá vir a abrilhantar o seu disco solo e eu espero que ele me convide para gravar o baixo.

"Sonhos Siderais (Rodrigo Hid)

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=noyhcA1FGuE

Música composta nos primeiros tempos do Sidharta", "Sistema Solar" foi descartada do projeto por conter uma semelhança harmônica em sua parte A, com a também parte A de uma música do grupo de Rock norte-americano, "The Black Crowes" (música: "Wiser Times", contida no CD "Amorika" lançado por essa banda em 1992). No entanto, na prática a melodia dessa parte de "Sistema Solar" não é idêntica à de "Wiser Times", portanto, não penso que caracterizaria exatamente um "plágio", porquanto, em termos de prudência, foi algo salutar termos evitado problemas na época ao deixá-la em desuso, porém, fica a possibilidade dessa música ser reaproveitada, quiçá com algumas modificações pontuais na harmonia e melodia da parte A, para que não resta nenhuma dúvida em termos de originalidade autoral.

Em termos de estilo, a música é baseada nos preceitos do bom e velho estilo "Southern Rock" setentista, embora a sua letra com certa influência esotérica talvez tivesse sido mais adequada para musicar um tema com pendência ao Folk-Rock ou ao Rock Progressivo, por sintonia mais imediata.

"Sistema Solar" (Luiz Domingues)

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=wsw2EOjHpRs

O Sidharta não foi uma banda que utilizava o exercício da "jam-session" para buscar ideias para elaborar composições. Geralmente um dos componentes trazia uma ideia bruta de casa e daí trabalhávamos a desencadear músicas, com o estabelecimento eventual de co-parcerias pontuais entre os colegas. 

Mesmo assim, em meio à decupagem das fitas 7 a 10, a conter tais ensaios do Sidharta, eis que eu achei uma curta e interessante jam e claro que a lancei no meu canal como uma peça rara e bastante interessante da nossa rotina de trabalho nos idos de 1998.

Jam-Session livre (criação coletiva)

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=zsgUeJw_j6w

E finalmente para consagrar o meu esforço inicial de disponibilizar músicas inteiramente inéditas do Sidharta, eu acrescentei uma que foi gravada a posteriori pelo Pedra, ou seja, de certa forma quebrei a minha própria estratégia inicial. 

Contudo, anteriormente eu já havia esclarecido que neste caso, apesar da música ter sido aproveitada por outra banda, houve a questão do arranjo diferente exercido na gravação do Pedra em relação ao que praticávamos para o Sidharta. E acrescento que esse arranjo que aqui apresento, foi o segundo, pois inicialmente ainda em esforço empreendido pelo Sidharta, tal música teve um primeira arranjo bem diferente, portanto, "Abstrato Concreto" foi uma música que apresentou muitas metamorfoses em sua criação.

A respeito de uma outra particularidade referente a esta canção, eu já pude explicar amplamente nos capítulos mais antigos sobre a minha história com o Sidharta e também nos capítulos sobre o Pedra, mas cabe relembrar que a letra dessa canção foi aproveitada de um poema escrito pelo pai de Rodrigo Hid, o meu amigo Tufi Hid, em 1974.

"Abstrato Concreto" (Luiz Domingues-Rodrigo Hid-Tufi Hid)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=9KdNtTVBLCM

A seguir, eu preparei uma nova safra de canções extraídas dessas fitas que preservaram ensaios do Sidharta, baseadas em músicas que foram gravadas a posteriori pela Patrulha do Espaço e Pedra. 

É claro que eu tenho consciência de que a partir do momento que foram acolhidas pelo repertório da Patrulha do Espaço ou gravadas pelo Pedra, todas elas ganharam feições e até arranjos diferentes. No caso das músicas que se incorporaram ao repertório da Patrulha do Espaço, por exemplo, isso ficou muito nítido, mesmo nos casos em que pouco se mexeu no arranjo original do Sidharta em termos estruturais.

Em outro canal, eu passei a publicar então diversas versões de músicas em fase de ensaio com o Sidharta, mas que foram aproveitadas principalmente pela Patrulha do Espaço e algumas pelo Pedra.

Primeiramente, eu providenciei uma versão de "Estar Feliz Consigo", que como já disse em capítulos anteriores, mudou ligeiramente de arranjo e trocou o seu título para "Tô Indo a Mil" quando foi anexada ao repertório do Pedra, por volta de 2007. 

"Estar Feliz Consigo" (Rodrigo Hid) em uma versão de ensaio de um dia qualquer do segundo semestre de 1998.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=57Kj9uJoKfc

"Eu Nunca Existi", foi gravada oficialmente pela Patrulha do Espaço em 2000 para compor o CD Chronophagia, veja no YouTube, uma versão de ensaio da mesma música com o Sidharta.

"Eu Nunca Existi" (Luiz Domingues-Rodrigo Hid-Julio Revoredo). Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=j_7xSJhI8zs

"O Ritual" é outra canção que compôs o CD Chronophagia da Patrulha do Espaço em 2000.

"O Ritual" (Marcello Schevano-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=th3ZsxCTYgc

"Tudo Vai Mudar" também foi fazer parte do CD Chronophagia da Patrulha do Espaço, em 2000.

"Tudo Vai Mudar" (Luiz Domingues-Rodrigo Hid-Marcello Schevano)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=V_ygzqxVtcg

"Alma Mutante" é mais uma canção que foi gravada em 2000 pela Patrulha do Espaço através de seu álbum Chronophagia.

"Alma Mutante" (Rodrigo Hid-Luiz Domingues)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=_uN7hIQiL8A

"Retomada" também foi uma peça usada para compor o CD Chronophagia da Patrulha do Espaço.

"Retomada" (Rodrigo Hid-Luiz Domingues)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=aCoWxMUkBaE

A balada "O Pote de Pokst" também migrou para o repertório da Patrulha do Espaço e está presente no CD Chronophagia.

"O Pote de Pokst" (Rodrigo Hid)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=4j_nki6xUck

Uma segunda versão de "Tudo Vai Mudar" tocada pelo Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=sgQyEsvsLP8

Uma segunda versão de "Alma Mutante" em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZGGpjZRk7dU

Veja uma segunda versão de "Estar Feliz Consigo" com o Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fUWYTWh3y40

"Céu Elétrico" também foi uma canção que foi gravada a posteriori pela Patrulha do Espaço em seu álbum Chronophagia.

"Céu Elétrico" (Luiz Domingues-Rodrigo Hid-Deca Cardoso)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=a2Ct1Yom36o

Uma segunda versão de "Céu Elétrico" através de um ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=yLTqB8ourOQ

"Sr. Barinsky" também foi uma canção aproveitada para compor o CD Chronophagia da Patrulha do Espaço.

"Sr. Barinsky" (Luiz Domingues)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=vCQt13Gs0GQ

Uma segunda versão de ensaio da música da parte do Sidharta para "O Ritual".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=452iGO83hCI

Mais uma versão de "Eu Nunca Existi" com o Sidharta em ensaio.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Q2S_LWK32-g

Uma segunda versão de "Retomada" com o Sidharta em ensaio.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=8laDC5jaGbk

"Ser" foi um dos maiores sucessos da formação chronophágica da Patrulha do Espaço e eis aqui uma versão de ensaio com o Sidharta.

"Ser" (Rodrigo Hid-Marcello Schevano)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ipQultErsMo

Uma segunda versão da música "Ser" em ensaio com o Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=entCVkvEdQw

Uma terceira versão de "Tudo Vai Mudar" mediante ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=8rSloYACmFU

"Terra de Mutantes" também foi um tema do Sidharta que foi anexado ao repertório da Patrulha do Espaço para compor o CD Chronophagia.

"Terra de Mutantes" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=mdhYOIS9aks

"O Novo Sim" foi outra canção do Sidharta que migrou para o repertório da Patrulha do Espaço e fez parte do CD Chronophagia.

"O Novo Sim" (Luiz Domingues-José Luiz Dinola)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=oi1NkNW_yGE

Uma nova versão de ensaio do Sidharta com a música "Ser".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=arlJPk_I_TM

Uma segunda versão de "O Pote de Pokst, executada em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=R7xCGXMwIDE

Terceira versão de Céu Elétrico em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=vNKeE-wLAmk

"Nave Ave" também se tornou uma das peças progressivas mais requisitadas em shows da Patrulha do Espaço com a sua versão de estúdio  executada através do CD Chronophagia e também com uma versão ao vivo no CD "Capturados ao Vivo no CCSP em 2004, lançado em 2007.

"Nave Ave" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fbQb4dkjTHc

Uma segunda versão de "Terra de Mutantes".

Eis o link para assistir no YouTube: 

https://www.youtube.com/watch?v=iNFXV8TgSk8

Segunda versão de "O Novo Sim" em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Ik9sLJ0dT9Y

Terceira versão de "Alma Mutante".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZAlmDNNMSjI

Quarta versão de "Alma Mutante"

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=OhKq52H6Ucc

Terceira versão de "Eu Nunca Existi"

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=rqtWXuqglSg

Segunda versão de "Sr. Barinsky" em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=APT1ysznmNM

Terceira versão de "O Ritual".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=BtB50AG6Qz4

E logo a seguir, eu lancei mais versões das músicas que ficaram inéditas (com exceção de "Abstrato Concreto", mas cuja explicação para tal eu já emiti em capítulo anterior.

E assim, eis que em meu canal 1, mais versões de músicas inéditas do Sidharta em fase de ensaios realizados no segundo semestre de 1998, surgiram.

Eis uma segunda versão de "Sonhos Siderais" mediante performance registrada em ensaio do Sidharta.

Anote o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=DU6qlEQ7NN0

Terceira versão de "Sonhos Siderais.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=MFl6efbmsFU

Segunda versão de "Do Começo ao Final".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=W2rl6kv_3yg

Terceira versão de "Do Começo ao Final".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3-41wuQrdZg

Quarta versão de "Sonhos Siderais".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=MkC3dfmPr10

Segunda versão de "O Futuro".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=xP-8ko8tqJI

Segunda versão de "Cosmo Ego".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=UCqH-ImhmR0

Segunda versão de "Fogueira das Vaidades".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=4TmERC_KwCc

Terceira versão de "Fogueira das Vaidades".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=IxmEoFD7oNM

Quinta versão de "Sonhos Siderais".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=xFFmvUMEuk4

Quarta versão de "Do Começo ao Final".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=IoGyGJpvbUw

Terceira versão de "Cosmo Ego".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=gb5vjcGu94M

Quarta versão de "Cosmo Ego".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Bq7E_m-g-rg

Quarta versão de "Fogueira das Vaidades".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=kf3IwMiAPo8

Nesta curiosa versão acústica, houve uma experiência na tentativa de se fundir as músicas "Cosmo Ego" e " Amon".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=RkJhHzq7ouk

Versão acústica de "Amon".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=usUrXMqLv_k

Quinta versão de "Cosmo Ego".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=xlMmCoXP-xY

Segunda versão de "Amon".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=5PgiaSsVvLI

Feliz por ter feito tais publicações de músicas inéditas, enfim fiquei com a sensação de que mais do que estar representado sutilmente pela Patrulha do Espaço e o Pedra pelo desenrolar que a história lhe permitiu, o Sidharta finalmente gerou um legado próprio em termos de material a demarcar o seu lugar na história. E melhor ainda, com a perspectiva de gerar mais material nesse trabalho arqueológico, portanto a aumentar o seu acervo.

A seguir, eu providenciei então a publicação de diversas versões de músicas criadas pelo Sidharta, porém aproveitadas a posteriori por outras bandas pelas quais eu (Luiz Domingues), Rodrigo Hid e Marcello Schevano atuamos, notadamente a Patrulha do Espaço e o Pedra (eu e Rodrigo).

É interessante notar como a maioria delas, apesar de terem sido gravadas por outras bandas e mantido o arranjo original que havíamos estabelecido com o Sidharta, soam sutilmente diferentes, ou seja, a nos deixar concluir que essa banda estava a demarcar o seu estilo, mesmo ainda em fase de preliminar construção da sua identidade.

Claro, a maioria das músicas foram gravadas depois de forma oficial pela Patrulha do Espaço e no caso, quando o baterista Rolando Castello Junior imprimiu o seu estilo nitidamente mais Rocker que o do José Luiz Dinola, automaticamente demarcou a marca da Patrulha do Espaço, é um fato. E por conseguinte, as canções aproveitadas pelo Pedra, tiveram a linha de bateria do Ivan Scartezini, igualmente muito particular e a imprimir o estilo "Pedra" na suas respectivas versões.

Contudo, creio que ao ouvir essas versões todas arroladas abaixo, o ouvinte terá um mosaico muito interessante sobre como tais músicas nasceram e se desenvolveram ao longo dos anos de 1997 a 1999 e claro, com a devida ressalva do áudio capturado de uma forma simplória, mediante o uso prosaico de um gravador com fita K7 como plataforma de armazenamento e mais um dado: são gravações de ensaios, com erros instrumentais cometidos, desafinações vocais, esquecimento parcial de letras etc.    

"Estar Feliz Consigo" (Rodrigo Hid) em uma versão de ensaio de um dia qualquer do segundo semestre de 1998.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=57Kj9uJoKfc

"Eu Nunca Existi", foi gravada oficialmente pela Patrulha do Espaço em 2000 para compor o CD Chronophagia, veja no YouTube, uma versão de ensaio da mesma música com o Sidharta.

"Eu Nunca Existi" (Luiz Domingues-Rodrigo Hid-Julio Revoredo). Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=j_7xSJhI8zs

"O Ritual" é outra canção que compôs o CD Chronophagia da Patrulha do Espaço em 2000.

"O Ritual" (Marcello Schevano-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=th3ZsxCTYgc

"Tudo Vai Mudar" também foi fazer parte do CD Chronophagia da Patrulha do Espaço, em 2000.

"Tudo Vai Mudar" (Luiz Domingues-Rodrigo Hid-Marcello Schevano)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=V_ygzqxVtcg

"Alma Mutante" é mais uma canção que foi gravada em 2000 pela Patrulha do Espaço através de seu álbum Chronophagia.

"Alma Mutante" (Rodrigo Hid-Luiz Domingues)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=_uN7hIQiL8A

"Retomada" também foi uma peça usada para compor o CD Chronophagia da Patrulha do Espaço.

"Retomada" (Rodrigo Hid-Luiz Domingues)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=aCoWxMUkBaE

A balada "O Pote de Pokst" também migrou para o repertório da Patrulha do Espaço e está presente no CD Chronophagia.

"O Pote de Pokst" (Rodrigo Hid)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=4j_nki6xUck

Uma segunda versão de "Tudo Vai Mudar" tocada pelo Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=sgQyEsvsLP8

Uma segunda versão de "Alma Mutante" em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZGGpjZRk7dU

Veja uma segunda versão de "Estar Feliz Consigo" com o Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fUWYTWh3y40

"Céu Elétrico" também foi uma canção que foi gravada a posteriori pela Patrulha do Espaço em seu álbum Chronophagia.

"Céu Elétrico" (Luiz Domingues-Rodrigo Hid-Deca Cardoso)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=a2Ct1Yom36o

Uma segunda versão de "Céu Elétrico" através de um ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=yLTqB8ourOQ

"Sr. Barinsky" também foi uma canção aproveitada para compor o CD Chronophagia da Patrulha do Espaço.

"Sr. Barinsky" (Luiz Domingues)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=vCQt13Gs0GQ

Uma segunda versão de ensaio da música da parte do Sidharta para "O Ritual".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=452iGO83hCI

Mais uma versão de "Eu Nunca Existi" com o Sidharta em ensaio.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Q2S_LWK32-g

Uma segunda versão de "Retomada" com o Sidharta em ensaio.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=8laDC5jaGbk

"Ser" foi um dos maiores sucessos da formação chronophágica da Patrulha do Espaço e eis aqui uma versão de ensaio com o Sidharta.

"Ser" (Rodrigo Hid-Marcello Schevano)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ipQultErsMo

Uma segunda versão da música "Ser" em ensaio com o Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=entCVkvEdQw

Uma terceira versão de "Tudo Vai Mudar" mediante ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=8rSloYACmFU

"Terra de Mutantes" também foi um tema do Sidharta que foi anexado ao repertório da Patrulha do Espaço para compor o CD Chronophagia.

"Terra de Mutantes" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=mdhYOIS9aks

"O Novo Sim" foi outra canção do Sidharta que migrou para o repertório da Patrulha do Espaço e fez paarte do CD Chronophagia.

"O Novo Sim" (Luiz Domingues-José Luiz Dinola)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=oi1NkNW_yGE

Uma nova versão de ensaio do Sidharta com a música "Ser".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=arlJPk_I_TM

Uma segunda versão de "O Pote de Pokst”, executada em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=R7xCGXMwIDE

Terceira versão de Céu Elétrico em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=vNKeE-wLAmk

"Nave Ave" também se tornou uma das peças progressivas mais requisitadas em shows da Patrulha do Espaço com a sua versão de estúdio executada através do CD Chronophagia e também com uma versão ao vivo no CD "Capturados ao Vivo no CCSP em 2004, lançado em 2007.

"Nave Ave" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fbQb4dkjTHc

Uma segunda versão de "Terra de Mutantes".

Eis o link para assistir no YouTube: 

https://www.youtube.com/watch?v=iNFXV8TgSk8

Segunda versão de "O Novo Sim" em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Ik9sLJ0dT9Y

Terceira versão de "Alma Mutante".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZAlmDNNMSjI

Quarta versão de "Alma Mutante"

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=OhKq52H6Ucc

Terceira versão de "Eu Nunca Existi"

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=rqtWXuqglSg

Segunda versão de "Sr. Barinsky" em ensaio do Sidharta.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=APT1ysznmNM

Terceira versão de "O Ritual".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=BtB50AG6Qz4

E uma segunda safra de versões das músicas inéditas também ganhou proeminência no meu canal 3 de YouTube.

Eis uma segunda versão de "Sonhos Siderais" mediante performance registrada em ensaio do Sidharta.

Anote o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=DU6qlEQ7NN0

Terceira versão de "Sonhos Siderais.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=MFl6efbmsFU

Segunda versão de "Do Começo ao Final".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=W2rl6kv_3yg

Terceira versão de "Do Começo ao Final".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3-41wuQrdZg

Quarta versão de "Sonhos Siderais".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=MkC3dfmPr10

Segunda versão de "O Futuro".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=xP-8ko8tqJI

Segunda versão de "Cosmo Ego".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=UCqH-ImhmR0

Segunda versão de "Fogueira das Vaidades".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=4TmERC_KwCc

Terceira versão de "Fogueira das Vaidades".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=IxmEoFD7oNM

Quinta versão de "Sonhos Siderais".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=xFFmvUMEuk4

Quarta versão de "Do Começo ao Final".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=IoGyGJpvbUw

Terceira versão de "Cosmo Ego".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=gb5vjcGu94M

Quarta versão de "Cosmo Ego".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Bq7E_m-g-rg

Quarta versão de "Fogueira das Vaidades".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=kf3IwMiAPo8

Nesta curiosa versão acústica, houve uma experiência na tentativa de se fundir as músicas "Cosmo Ego" e " Amon".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=RkJhHzq7ouk

Versão acústica de "Amon".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=usUrXMqLv_k

Quinta versão de "Cosmo Ego".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=xlMmCoXP-xY

Segunda versão de "Amon".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=5PgiaSsVvLI

Cumprida essa etapa, o plano foi estabelecer uma segunda decupagem do material contido nas fitas K7, desta feita a abranger as fitas de números 1 a 6 e daí decidir quais versões de músicas ensaiadas pelo Sidharta ao final do ano de 1997 e primeiro semestre de 1998, poderiam também adquirir versões para o YouTube.

Antes mesmo de fazer esse trabalho, a minha esperança maior foi no sentido de que eu encontrasse uma versão razoável de "Abstrato Concreto" em seu primeiro arranjo, completamente diferente do que ficou estabelecido em relação à segunda versão do próprio Sidharta e ainda mais em relação à versão gravada pelo Pedra, anos depois, para o seu álbum, "Fuzuê" de 2015. 

Pela minha lembrança desse material, eu achava que haveriam sim peças interessantes a ganhar a chance de protagonizar mais vídeos, mas isso só seria concretizado mesmo após a análise propriamente dita em forma de decupagem do acervo.

Como eu já havia anunciado, uma nova safra de vídeos raros a conter o material proveniente das fitas K7 que armazenaram inúmeros ensaios do Sidharta, nos idos de 1997 a 1999, seria lançada.

Neste caso, a safra apontou para as primeiras fitas, a obedecer a ordem inversa com a qual eu programei disponibilizar o material, ou seja, privilegiei lançar em um primeiro lugar, as versões de músicas inéditas, não gravadas a posteriori por bandas como Patrulha do Espaço e Pedra, depois as versões do Sidharta gravadas por essas bandas.

Já nesta safra das fitas mais antigas, o material abrange uma fase mais bruta dos ensaios, com muitas músicas em fase de construção e a mostrar em alguns casos, arranjos diferentes dos que se estabeleceram de forma definitiva e por conseguinte, como ficaram conhecidos do grande público. Há também o caso de músicas quase que completamente diferentes, exatamente por apresentar um arranjo preliminar que muito diferiu da formatação adotada a posteriori.

E finalmente, ideias gravadas por membros da banda de forma isolada para mostrar tais esboços de músicas aos demais naquela ocasião, além de pequenos improvisos oriundos de jam-sessions realizadas pela banda em ensaios no primeiro semestre de 1998. 

Para início de exposição desse material, eis abaixo as músicas extraídas da fita K7 número 2, desse armazenamento geral.

"Sistema Solar" - fita 2

Eis o link para escutar no YouTube:

https://youtu.be/VxcVwWfhl1Y 

"Alma Mutante" - fita 2

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://youtu.be/R-N4Fe6esy8 

"Abstrato Concreto" - fita 2

Eis o link para escutar no YouTube:

https://youtu.be/ZAzPoLMazYY 

"Sistema Solar" - versão 2/fita 2

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://youtu.be/2dv1A0Q0r8o  

"O Futuro" - fita 2

Eis o link para escutar no YouTube:

https://youtu.be/n595WRSA9ss

"O Pote de Pokst" - fita 2

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://youtu.be/YyQJm1zjhII 

"Retomada" - fita 2

Eis o link para escutar no YouTube:

https://youtu.be/Od5s3ojGrPE 

"Alma Mutante"  - versão 2/fita 2

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://youtu.be/wfLQSY3Yljk 

"Abstrato Concreto" - versão 2/fita 2

Eis o link para escutar no YouTube:

https://youtu.be/QxDKM_fhnGw 

"Sistema Solar" - versão 3/fita 2

Ao dar prosseguimento nesse trabalho de resgate do material mais antigo a representar os primórdios da banda, eis que eu consegui postar as versões de músicas contidas na fita K7 número 6 e neste caso, tal bojo a denotar ter sido um grupo de canções capturadas na metade para frente do primeiro semestre de 1998. Capturadas em um estúdio que usamos localizado no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, bem perto do complexo do Hospital das Clínicas, de fato ali naquele estabelecimento, nós tivemos bons ensaios nesse período.

"Terra de Mutantes" - Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=RblG-_kg88E

"Terra de Mutantes" - Versão 2/Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=abzHeLG87vE

"Sr. Barinsky" - Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=mAR_8sgSj84

"Sr. Barinsky" - Versão 2/Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=AgnWFM7yiNg

"Sonhos Siderais" -  Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=cfuba6Mb_qU

"Sonhos Siderais"  - Versão 2/Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=qXbRBP0ySqs

"Sistema Solar" - Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=a4RksJfYXd0

"Retomada" - Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Zgd2oO4WHQI

"O Ritual" - Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Cc2k9PS96Ss

"O Ritual" - Fita 7

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZX9NUXNkxRE

"O Novo Sim" - Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=j5ydNOQ9Wkg

"O Novo Sim" - Versão 2/Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZS2JU5CHF78

"O Novo Sim" - Versão 3/Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=TvDt6yaqpds

"Nave Ave" - Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=RC5Piz-qkp4

"Nave Ave" - Versão 2/Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=J2jenJP9r0s

"Nave Ave" - Versão 2/Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=J2jenJP9r0s

"Fogueira das Vaidades" -  Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=gNVu6p_Oen4

"Fogueira das Vaidades" - Versão 2/Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=kiY06S43Q-Y

"Fogueira das Vaidades" - Versão 3/Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=KNun_B8zL48

"Estar Feliz Consigo" - Fita 6

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=iC5IukXxwoY

"Céu Elétrico" - Fita 6

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=hRDm74eG9ys

O próximo passo empreendido nesse sentido foi o que representou o resgate do material mais remoto produzido por essa banda!

Luciano Deca e José Luiz Dinola, no primeiro ensaio elétrico convocado para a banda em um estúdio localizado no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, bem no início de 1998. Click e acervo: Luiz Domingues.

Foi com alegria que eu escutei com atenção o material contido na fita 5 e constatei se tratar do registro mais remoto da história da banda a conter muitos áudios individuais dos primeiros componentes a visar mostrar naquele instante aos demais, ideias brutas de riffs para a construção de possíveis músicas, propriamente ditas. E também a conter alguns momentos dos ensaios iniciais, nessa mesma predisposição.

É curioso nesse caso notar que nessa primeira formação, ainda sem baterista mas a contar com o Deca como guitarrista, as ideias da parte dele já apontavam o som que faria com a sua futura banda, "Baranga", mais centradas no Rock'n' Roll visceral como intenção de sua parte e que justificou a sua saída do projeto logo no início de 1998, haja vista que a nossa proposta foi de trabalhar mediante o uso de um leque bem mais abrangente de possibilidades em torno das estéticas sessenta-setentistas e na concepção dele, a sua vontade foi centrar no Rock mais básico com a predominância da verve do AC/DC como um farol a ser seguido. Foi o que o Baranga fez logo a seguir e como componente dessa banda, o Deca de fato foi feliz por mais de vinte anos, até deixá-la por volta de 2022.

Uma outra curiosidade sobre esse lote da fita 5, foi que houve a incidência de diversas ideias registradas para Rocks e baladas de minha parte, a gravar isoladamente de uma forma bem precária, mas sobretudo pelo fato de eu tocar violão nesses registros e a conter uma rara gravação com a minha execução básica da ideia da composição de "Sr, Barinsky", ao piano.

Rodrigo Hid e José Luiz Dinola, em pé e Luciano Deca deitado no chão, no primeiro ensaio elétrico convocado para a banda em um estúdio localizado no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, bem no início de 1998. Click e acervo: Luiz Domingues. 

Mas a peça mais valiosa na minha avaliação é uma rara (e salvadora nesse caso), versão de "Abstrato Concreto" com o seu primeiro arranjo, a denotar ser algo muito diferente do que veio a se tornar ao longo dos esforços do Sidharta e mais ainda do que se oficializou anos depois (2015), quando essa música foi inteiramente  remodelada e gravada pelo Pedra para o seu CD "Fuzuê". 

A se mostrar como ideia primordial de minha parte como uma peça orientada pelo R'n'B e Soul Music, a música tanto soava assim no começo dos nossos esforços para montar a banda, que rapidamente ganhou o apelido sugestivo de "Jackson Five" entre nós. Mas ainda no primeiro semestre de 1998, o Rodrigo propôs modificações radicais e nesse aspecto, com a incorporação de adendo harmônico e mudança de andamento, para transformar a canção em uma balada ao estilo "Beatles", com alta carga de inspiração sessentista.

Bem, fiquei feliz por recuperar e publicar tal material no YouTube, mesmo que seja um grupo de gravações caseiras muito toscas, pois a despeito de sua qualidade técnica, representa muito para a história da banda, a preservar o início das suas atividades em setembro de 1997, mas neste caso com tais gravações a apontar para um período ligeiramente posterior a denotar por dedução de minha parte, ter sido entre outubro e dezembro do mesmo ano.

Tema Blues-Rock - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=kNg0MExjXLM

Tema Hard-Rock - Deca - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=T4mAo5rG6wo

Tema Rock'n' Roll - Deca - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=YgSEjzgOpXU

Tema Rock'n' Roll #2 - Deca - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=p1V3pM2PXv0

Tema Rock'n' Roll #3 - Deca - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=PERIx_iq9TI

Tema Hard-Rock #2 - Deca - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=eyI1HkZdvGA

Tema Hard-Rock #3 - Deca - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=vSwaxibPAI8

Tema Hard-Rock #4 - Deca - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Zo2pQr80SOY

Tema Prog-Rock - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3k60Q85m2yI

Tema Funk-Rock - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=5zzr2F2LHYs

"Tudo Vai Mudar" (riff do refrão) - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=clB6XpilYyI

"Sonhos Siderais" - Só piano - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=-MMdUVRDzVg

"Sistema Solar" -  Só violão - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=rirsZzjCE6o

Tema Jazzístico - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=W7--TZdM77Y

"Sr. Barinsky" - Só piano - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Ys2PZwOmiII

Tema Glam-Rock - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=KoWpCkzmSe8

Tema Rock'n' Roll - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=L5v5bUsWxd0

"Retomada" - Só violão - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Kh3pC74hAvI

"O Novo Sim" - Só violão - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=AyNBI6FPowg

"Fogueira das Vaidades" - Só violão - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=X7Lt71tbsMc

"Estar Feliz Consigo" - Só violão - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=6IEnvwjpoo4

"Alma Mutante" - Só violão - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=SsbcRoaRptU

"Abstrato Concreto" - Só violão/primeira versão - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=GpkQDd2qmDg

Tema Rock'n Roll - Luiz - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fZut6zdqlaY

Tema Rock'n' Roll #2 - Luiz - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=FaPu0hNfqR8

Ideia de balada 1 - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Nz0QYreGl2E

Ideia de balada 2  - Fita 5

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=uG8ylaB4Np8

Ideia para Folk-Rock - Fita 5

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=XXMyyHGHpjE

Devidamente publicados no YouTube e alojados nos meus blogs 2 e 3, a próxima etapa foi organizar o material contido nas fitas 3 e 4, a apresentar músicas capturadas em ensaios do primeiro semestre de 1998.

Quando eu tomei contato com o conteúdo das fitas 3 e 4, sabia que neste caso, foram fitas a conter a gravação de músicas ainda em estado bruto de elaboração de arranjos e com performances não muito boas da banda que ainda experimentava ideias e/ou falhava na execução por conta de seus componentes não estarem muito seguros nessa fase do trabalho e aliás, algo muito natural nesse tipo de trabalho fundamental de construção de repertório inicial para uma banda em fase de construção.

Todavia, apesar dessa teoria toda que eu descrevi acima, o teor dessas duas fitas ficou bem acima do que eu previra, ou seja, a comprovar que nem sempre a uma regra é imutável sob uma primeira instância e pelo segundo aspecto, a sugerir que a evolução desse trabalho de base que empreendemos foi mais rápido do que o normal para uma banda em fase de construção da sua identidade inteiramente inédita. 

A explicação mais lógica para tal resultado tão bom que experimentamos no caso do Sidharta, pode ser creditado a dois fatores: o fato de que o José Luiz Dinola e eu, Luiz Domingues, éramos bem experientes nessa altura dos acontecimentos e o nosso entrosamento como dupla era enorme pelos cinco anos nos quais trabalhamos juntos a defender a "cozinha" d'A Chave do Sol, entre 1982 e 1987.

Já a segunda constatação se deu com o fato cabal de que Rodrigo Hid e Marcello Schevano eram nessa época extremamente jovens, mal saídos da adolescência e inexperientes no campo da música profissional, no entanto, o talento nato absurdo que ambos apresentavam, compensava com sobras qualquer indício de imaturidade, portanto, mesmo jovens em demasia, ambos já se portavam com um grau de segurança gigantesca.

E um último adendo a acrescentar, ao repercutir o conteúdo    especificamente da fita número 3, se tratou de muitas versões acústicas das canções em fase de construção e nesse caso com Rodrigo e Marcello a tocar violões, teclados e flauta no caso do Marcello e eu também no violão. com o Zé Luiz a fazer percussão leve ou a tocar bateria de estudos, para testar pulsação e andamento. Geralmente promovíamos esses ensaios acústicos na residência do Zé Luiz ás terças e na sexta, íamos ao estúdio para realizarmos um ensaio elétrico e assim trabalharmos em torno das resoluções que havíamos tomado nesse encontro de terça-feira.  

"O Futuro" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=s4lkHeo-aQI

"Abstrato Concreto" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=31FXRy4MVwI

"O Pote de Pokst" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=71n2T9j8keQ

"Sistema Solar" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=CHHe67coRl0

"Retomada" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=1PM6xt_jL1A

"Alma Mutante" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=B5ahlA-0rnw

"O Futuro" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=amLSMnXqUbo

"Nave Ave" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=t8ddLdLEnvU

"Céu Elétrico" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=7vEI9jUrdFU

"Terra de Mutantes" - Versão acústica (com repetição)/Fita 3

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Ao_Wu-3D_Rk

"Terra de Mutantes" - Versão acústica/Final voz - Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=pbvXJ7qOQM0

"Terra de Mutantes" - Versão acústica/Vozes finais - Fita 3

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=pJaAkgKGXdY 

"Alma Mutante" -  Versão acústica/trecho - Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=XZjKBuvXhts

"Céu Elétrico" - Versão acústica2/Fita 3

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3fuVuaTqBAo

"Estar Feliz Consigo" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=6Em3DUQzrL0

"Sr. Barinsky" - Versão acústica/Fita 3

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=6hT1csDL9fI

"Sonhos Siderais" - Versão acústica/Só piano - Fita 3

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=v1PSDP3JBfI

"Terra de Mutantes" - Versão instrumental/Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=KQEf7uMKp-4

"Nave Ave" - Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=wcCNVGZm4qk

"Terra de Mutantes" - Versão 2/Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=17uzC-3K_3A

"Alma Mutante"  - Versão com corte/Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=VAiv2XlSb-8

"Retomada" - Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=mZL8e8nPiOM

"Alma Mutante" - Versão2/Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=7-r6EhvFyXQ

"O Pote de Pokst" - Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=MHP3xf7RPcE

"O Futuro" - Versão 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3_XE3U97nRc

Improviso - Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=CzcVgDcdjxA

"Estar Feliz Consigo" - Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=dfPuL-NvlP0

"Terra de Mutantes" - Versão com repetição/Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Xhi6U9THn0Q

"Terra de Mutantes" - Versão3/Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=1PIemOOnNEY

"Alma Mutante" - Convenção final/Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=tLzqcXNhlYw

"O Pote de Pokst" - Backing vocals/Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=l7G1gUt13_0

"O Futuro" - Convenção final/Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=uOnfePrT-7I

"Nave Ave" - Trecho final/Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=d8iLvGoBwv8

"Terra de Mutantes" - Versão 4(com repetição)/Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Ao_Wu-3D_Rk

"Estar Feliz Consigo" - Versão 2/Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Mkyfm35u2-I

"Sonhos Siderais" - Versão 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=EwJJkuELMWU

"Sr, Barinsky" - Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=7Kv1T2OXOJs

"O Novo Sim" - Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=EFOS6Voos7g

"O Novo Sim" - Versão2/Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=F0baVCOa4Hk

Improviso 2/Fita 4

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=dcJvhy9sCSQ

"Sonhos Siderais" - Versão 2/Fita 4

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=SeERhx92AI0

Depois dessa enxurrada de publicações, o acervo da banda ficou recheado, não resta dúvida, no entanto, ainda havia mais um pouco de material a ser resgatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário