Estúdio fotográfico no Itaim-Bibi/Zona Sul de São Paulo
Fotógrafo: "Japonês"
Gosto dessa foto, também. Não se tratou nem de longe de um estúdio de fotografia mediano que fosse, mas apenas acostumado a atender as necessidades prosaicas dos moradores do bairro. Estávamos sem direção artística alguma, figurino improvisado entre peças de roupas para shows e casual do cotidiano, porém, as expressões e posturas estão boas. Arrisco dizer que quase parecemos "galãs" Rockers... no sentido horário, em pé: Rubens Gióia, José Luiz Dinola e Beto Cruz. Sentado: eu (Luiz Domingues). Outubro de 1985. Click: Japonês
Rubens não está sentado sob um "Cajon", como parece, mas apenas um banco de madeira que o fotógrafo japonês devia usar para a sua clientela tirar as inevitáveis fotos "3/4" para carteirinhas de documentos... Beto Cruz, eu (Luiz Domingues) a fazer o gênero "Blasé" e José Luiz Dinola. Rubens Gioía, sentado. Outubro de 1985. Click: Japonês
com seriedade de novo... eu (Luiz Domingues) à esquerda, a parecer um galã "Casanova" de novela dos anos setenta, com echarpe de seda no pescoço, José Luiz Dinola e Rubens Gióia também a estabelecer o gênero "galã". Sentado: Beto Cruz. Outubro de 1985. Click: Japonês
Desta vez, o Rubens acertou a feição facial e a foto ficou boa. Pela esquerda, Rubens Gióia, Beto Cruz, eu (Luiz Domingues) e José Luiz Dinola. Outubro de 1985. Click: Japonês
Típica foto feita em uma sessão sem direcionamento de um profissional tarimbado, portanto essa se revelou como um verdadeiro "samba do crioulo doido". O Zé Luiz Dinola, primeiro à esquerda, parece estar a interpretar um personagem de um filme de terror expressionista da década de vinte do século XX. O seu olhar me lembra o de Bela Lugosi, se é que o leitor entenda aonde quero chegar. Eu (Luiz Domingues), a seguir, como galã de pornochanchada setentista, pareço o ator, Hélio Souto, em seus melhores momentos a participar desse tipo de película. Beto Cruz não conteve o movimento da perna esquerda e ficou posado com quase uma singeleza infantil, enquanto o Rubens Gióia, alheio aos demais, é o único verdadeiramente bem nessa foto. Outubro de 1985. Click: Japonês
Da esquerda para a direita, Beto Cruz parece um menino "bonzinho" a aguardar a chamada nominal para apanhar o seu diploma da mão da diretora do colégio, eu (Luiz Domingues) pareço ser o chefe da firma, segundos antes de passar a descompostura geral nos maus funcionários, José Luiz Dinola parece blasé e Rubens Gióia se mostra respeitoso como se estivesse em uma cerimônia religiosa. outubro de 1985. Click: Japonês
Rubens à esquerda, está alegre e confiante, José Luiz Dinola ao seu lado, também parece satisfeito e Beto Cruz apesar de sério, se mostra destemido. Somente o Luiz Domingues (sentado) pareço entediado. como é chato enfrentar uma sessão de fotos... outubro de 1985. Click: Japonês
Mais despojada pelos semblantes e posturas, porem mal distribuídos no enquadramento. Rubens no alto à esquerda, com Beto Cruz ao lado. Eu (Luiz Domingues), sentado com expressão de "bonzinho" e José Luiz Dinola também no estilo, "bom menino". Outubro de 1985. Click: Japonês
Essa foto acima, eu penso que ficou interessante pelos olhares direcionados à câmera da parte de Rubens, com o Beto (em pé) e José Luiz Dinola, agachado em contraste com Luiz Domingues a olhar para outra direção e firme. Gostei da tomada do fotógrafo, que mesmo sendo um profissional simples, desacostumado a preparar fotos para artistas, parece ter se soltado um pouco para ousar buscar um ângulo ligeiramente diferente do frontal tradicional. Outubro de 1985. Click: Japonês
Apesar de ter sido uma sessão sem nenhuma orientação Rocker, praticamente, nessa foto acima em específico, creio que o espírito do Rock pairou levemente, principalmente pelas posturas de Rubens e Beto em pé. E mais uma vez, eu (Luiz Domingues) optou por não mirar na lente da câmera. Também acho que o José Luiz Dinola ao se postar agachado, não ficou bem arranjado no enquadramento. Pareceu uma resolução de última hora, da parte de alguém que chegou apressadamente para sair na foto e se agachou de qualquer jeito, na base do improviso. Outubro de 1985. Click: Japonês
Essa foto acima, de fato está bem simpática, com todos a apresentarem bons semblantes. Só lastimo o chapéu, desta feita na cabeça do Beto, a denunciar que a sessão foi realizada mediante tal expediente pouco recomendável de um acessório ser usado por vários componentes na mesma sessão de fotos. No primeiro exemplo, a cópia sem recorte e no segundo, extraído diretamente do contato. Da esquerda para a direita: Rubens Gióia, José Luiz Dinola, eu (Luiz Domingues) e Beto Cruz. Outubro de 1985. Click: Japonês
Essa foto acima foi a mais usada de fato e repete o posicionamento da anterior, mas apresenta mais leveza, eu diria, além do fato do Rubens ter tido a ideia de apontar, e isso ajudou na descontração. No primeiro exemplo, a cópia bruta, sem o recorte e abaixo, uma cópia com o recorte, mas extraída diretamente do contato. Outubro de 1985. Click: Japonês
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