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quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Crônicas da Autobiografia - Risadas Inconvenientes ao Tenor com Cesto de Frutas na Cabeça - Por Luiz Domingues

Aconteceu no tempo do Língua de Trapo, por volta de agosto de 1980              

Um tipo de acontecimento que é muito desagradável para qualquer artista, é quando alguém (quiçá muita gente na plateia), adota a postura deselegante de debochar acintosamente da sua performance, a tirar-lhe a concentração cênica necessária e mais do que isso, a ofender a sua dignidade artística.  
O que ocorreu-me indiretamente nesse sentido, foi que certa vez, ao voltar de um show do Língua de Trapo, bem no começo das atividades da nossa banda, portanto a viver ainda dias sob um padrão de produção muito simplória, eu estive acompanhado de um rapaz (que participara da nossa apresentação como músico convidado e que por não ser componente da banda, apenas tenha feito uma participação especial naquela ocasião), em um show que assistimos juntos a posteriori, no mesmo dia. 

Nós vínhamos de Osasco-SP, município da grande São Paulo, em direção ao centro da capital e quando chegamos ao nosso destino inicial, ainda haveria uma segunda etapa a ser percorrida, com a difícil missão de termos que enfrentar outro meio de transporte público e em plena hora do “rush” paulistano. 

Contudo, desistimos desse sacrifício para prosseguir na continuidade imediata da longa jornada para podermos atingir bairros da zona leste da cidade, nosso destino final, onde respectivamente morávamos e assim resolvemos adentrar na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, onde sempre haviam concertos eruditos e gratuitos nessa dita “Happy Hour”, portanto, foi uma ótima opção para ganharmos tempo agradavelmente enquanto esperávamos o trânsito acalmar-se ao ponto do transporte público mostrar-se menos lotado.

Sentamos na galeria superior do seu belo e aconchegante auditório existente naquela biblioteca pública e aos três sinais clássicos do teatro, eis que adentraram ao palco, um pianista e um cantor lírico, com a programação sendo composta por árias de óperas e algumas canções da MPB bem antiga, eu diria, pré-Velha Guarda, portanto a conter canções provenientes de autores do século XIX, inclusive.
Assim que o espetáculo iniciou-se, constatamos que o cantor era bastante afetado em seu gestual. Ele apresentava sim, os maneirismos típicos da parte de cantores líricos tradicionais, como na sua postura próxima ao piano, mãos colocadas à frente e a agarrar-se mutuamente como a simular um encaixe em forma de elo com os dedos entrelaçados e um dos pés virados de forma perpendicular, além do olhar vidrado para o infinito a não encarar a plateia, principalmente aos que assistiam na parte inferior do auditório, abaixo do nível do palco. 

Até o término da primeira parte do sarau, com Árias de Óperas, foi tudo comedido sob o ponto de vista cênico, bem ao estilo desse padrão de apresentação tradicional, no entanto, quando começou a sua sessão com canções populares antigas, esse cantor não conseguiu conter a Carmem Miranda que habitava o seu íntimo, digamos assim, e passou a adotar uma postura histriônica e bastante efeminada, mas ao mesmo tempo, a denotar uma aura muito obsoleta na forma de expressar-se, muito diferente da ousadia avant-garde de um artista com coragem e determinação, como Ney Matogrosso, por exemplo.
Portanto, esse choque totalmente antagônico entre estéticas dispares entre si, foi demais para o meu colega de poltrona, que não suportou e entrou em um surto de gargalhadas incontrolável, e claro, a sua atitude contagiou muitas pessoas à nossa volta. Mais do que isso, tal reação obviamente chegou ao palco e incomodou os artistas, é claro. 

Um clima constrangedor instaurou-se, pois, o artista ao sentir-se menosprezado com tal manifestação, adotou a postura, talvez por descontrole emocional motivado pela raiva, de exagerar ainda mais na sua performance e isso arruinou completamente a sua apresentação, não resta dúvida.

Pessoas da plateia, instaladas na parte inferior protestaram contra os que alojavam-se no mezanino, pois notadamente deviam ser parentes e amigos do cantor ultrajado e eles tiveram razão para reclamar, não posso deixar de considerar isso. Mas apesar dos pesares, o artista conduziu o seu espetáculo até o final, o que também deve ser enaltecido.
Sobre esse rapaz, que contagiou a todos com sua atitude debochada, que na verdade eu mal conhecia, houve uma característica sua que reputo ter sido vital para recriminar tal atitude de sua parte: ele era músico e tocava/estudava um típico instrumento sinfônico, portanto uma agravante, ao considerar-se que seu métier era o da música erudita em princípio, e sendo assim, a sua reação de debochar acintosamente do artista, como algo reprovável, mesmo ao levar-se em conta que este realmente passara do ponto em sua performance. 

Em suma, esse rapaz jamais deveria ter adotado tal postura deselegante contra um colega em cena. Foi o tal negócio: se entrou no recinto e não gostou da performance do artista no palco, deveria ter retirado-se, mas ao ficar ali com a intenção deliberada de desdenhar, realmente não fora uma postura adequada para ninguém, principalmente para um músico, colega de profissão do artista ali em cima do palco, e ainda mais, por ser em tese do mesmo nicho musical, supostamente, o da música erudita, onde o recato da parte do público, é fundamental para a performance do artista e ele deveria saber bem dessa prerrogativa como um fator sine qua non.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Crônicas da Autobiografia - Solo de Guitarra Imaginário a Miar - Por Luiz Domingues

Aconteceu um pouco antes da história do Boca do Céu iniciar-se, cerca de fevereiro ou março de 1976           

Em 1975, eu havia formado uma banda no colégio em que frequentava, com a cumplicidade de amigos que compactuavam dos ideais, no entanto, tratou-se na verdade de uma banda fictícia, pois ninguém ali sabia tocar um instrumento sequer e só havia o ingênuo comprometimento de cada componente de estudar "futuramente". 

Portanto, nessa circunstância, como válvula de escape para dar vazão à energia infantojuvenil em plena erupção, inebriada pela vontade de usufruir da glória do Rock, restara-nos a força da imaginação tão somente.
Em torno disso, as atividades de tal banda fictícia limitavam-se a elucubrações sobre eventuais capas de discos que faríamos no “futuro” e como única ação mais concreta, houveram reuniões de composição, no entanto, sob a singela e deveras absurda prática da elaboração de melodias entoadas e composição de letras para tais supostas músicas, que foi o único dispositivo que tivemos como algo palpável naquele instante. 

Claro que com o fim das atividades escolares desse ano, a banda esvaiu-se, com a maioria dos componentes preocupados com as suas respectivas atividades nas férias e somente eu, na prática, estive obcecado pela ideia de vir a ser um Rocker verdadeiramente e sob uma segunda instância, um ou outro membro sob uma graduação menor em tal intento em meio a essa tentativa inicial feita em 1975, mas certamente com a devida ressalva de estar em um grau de entusiasmo bem menor do que o meu.

Dessa forma, eu e Edson Coronato, que mostrou-se disposto a levar adiante o “projeto”, criamos no início de 1976, uma nova banda, ao mudarmos o nome inicial criado em 1975, “Satanaz”, para “Medusa”, e assim deixarmos o campo a inspiração demoníaca a la Black Sabbath, para utilizarmos a mitologia grega, via Genesis, talvez, sob uma avaliação bem romântica de minha parte, ao narrar este caso nos dias atuais. 

Então, por volta de fevereiro e a estender até meados de março, nós marcamos reuniões periódicas na residência do amigo, Edson Coronato, que morava no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo e praticamente só nós dois trabalhamos na formatação dessa nova banda, a elaborarmos um material nos mesmos moldes da banda anterior, isto é, a se tratar de uma série de canções compostas apenas por linhas melódicas entoadas, sem a presença de nenhum instrumento musical verdadeiro, portanto, foram composições geradas com total ausência de uma estrutura harmônica, simples que fosse, tampouco nenhum critério rítmico, ao apresentar tão somente melodias criadas sem sentido musical formal, algum. 

E no que esteve ao nosso alcance, que seriam as letras, a nossa poesia era tão pobre e descabida, quanto a parte musical, que na verdade era anti-musical pela falta de recursos técnicos e teóricos da parte de ambos.
Assim, sem noção, mas com uma imensa vontade para adentrar esse mundo da música e do Rock em específico pela sua magnitude contracultural inerente e mesmo ao não possuir aptidão alguma para tal, ao criarmos as nossas músicas absurdas, os métodos de criação foram igualmente estapafúrdios. 

Como por exemplo, o fato de nós termos tido a preocupação de estabelecermos arranjos para as canções, mesmo sem possuirmos nenhuma noção mínima sobre teoria musical e nem sequer sabermos o básico da digitação de um instrumento verdadeiro, qualquer que fosse. 

Nesses termos, ao criarmos “mapas” aleatórios das músicas, estabelecemos convenções, linhas de baixo & bateria e solos de guitarra e teclados, baseados inteiramente na nossa experiência como meros ouvintes dos discos de bandas de Rock europeias que apreciávamos, mas sem instrução musical alguma, apenas a empreendermos uma mera repetição dos modelos alheios e aleatórios, em detrimento do nosso inexistente conhecimento musical. 

Portanto, tudo o que propúnhamos mutuamente, era mostrado ao colega, pela via oral, isto é, imitávamos vocalmente os sons característicos de cada instrumento de uma forma bizarra, como se fosse uma absurda sonoplastia. 

Isso fazia com que os solos de guitarra e eventualmente os de sintetizadores Mini Moog que adorávamos, ao escutarmos os discos das maiores bandas setentistas que idolatrávamos, soassem aos ouvidos alheios, como um festival grotesco de grunhidos, os mais inusitados.
Até que um dia, uma pessoa da família do Edson irritou-se, pois nós devíamos estar mesmo a perturbar a família (e a vizinhança) com as nossas imitações onomatopaicas de solos de guitarra e teclados, que vinham de guitarras Fender e Gibson ou do teclado Mini Moog em nossa imaginação e vontade de chegar nesse ponto, verdadeiramente, mas para qualquer outra pessoa alheia a tais sonhos quixotescos, soavam sob uma forma grotesca, ou seja, fariam qualquer pessoa adulta e normal, preocupar-se com o que estaríamos a ingerir como um possível fator alucinógeno, pois não pareceu atitude de gente mentalmente sã, se é que o leitor me entende.

E nessa intervenção do familiar do Edson, a vergonha gerada teve o impacto da tomada de consciência, pois ali a banda imaginária que alimentávamos, acabou sumariamente, ao caracterizar a gota d’água, quando eu ouvi um grito que veio de longe, em nossa direção:

-“Parem com esses miados de gatos que estão a imitar, por favor, parecem loucos ao fazer isso”...
A parente do Edson teve razão, foi o que estávamos a executar na prática e tal situação obrigou-me a deixar a postura quixotesca de lado e de fato, buscar um caminho real se eu realmente quisesse entrar para a atuação da música profissional. 

Cerca de um mês depois disso, eu aceitei o convite de um outro colega da escola (Osvaldo Vicino), a formar “uma banda de verdade”, e ele tinha uma guitarra real, sabia o be-a-bá dos acordes maiores e menores e já arriscava-se em solos. 

Quanto ao Edson, este também fez parte do começo dessa banda real (que após várias mudanças de denominação, estabeleceu-se como: “Boca do Céu”), a denotar que também quis levar a sério, embora logo a seguir tenha desistido e tomado um outro rumo na sua vida. 

E da minha parte, dali em diante, foi uma longa jornada até considerar-me um músico, concretamente, mas creio ter valido a pena empreender tal esforço e ter feito a transição entre a postura quixotesca de simular sons de instrumentos musicais, mais a parecer o miado de gatos, a aprender a tocar verdadeiramente um instrumento.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Crônicas da Autobiografia - Paródias a Utilizar Palavrões - Por Luiz Domingues

     Aconteceu no tempo do Terra no Asfalto, entre 1979 e 1982

Como eu já deixei claro no texto oficial do meu livro autobiográfico, quando abordei a minha participação na formação da banda cover, “Terra no Asfalto”, o guitarrista, Geraldo ”Gereba” era dono de um talento nato, com uma capacidade auditiva muito acima da média e isso equilibrava a sua total falta de preparo técnico em termos de teoria e cultura musical em geral. 
 
A sua bagagem pessoal era praticamente nula nesses termos e em linhas gerais, o Gereba mal conhecia os nomes mais básicos da história do Rock e da MPB.
Por manter essa característica simplória, impressionava ainda mais a sua capacidade para aprender a tocar músicas complexas da parte de artistas dos quais ele mal conseguia compreender o nome, por um lado e pelo outro, exatamente por ostentar essa singela ingenuidade, tornara-se engraçado ouvi-lo a pronunciar nomes de artistas, canções e a cantarolar letras de músicas em idiomas estrangeiros, notadamente o inglês, à sua maneira, ao produzir versões absurdas, baseadas na sua percepção auditiva errônea e assim determinar a reprodução fonética bizarra, por conseguinte.

Brincalhão por natureza, Gereba não se constrangia em não entender nada e pelo contrário, fazia brincadeiras com essa sua ignorância assumida e devo relatar, produzia uma epidemia de risos entre os demais membros da banda e quem mais estivesse conosco nos bastidores das casas noturnas onde apresentávamo-nos, ao cantar trechos de músicas, sob a sua percepção de entendimento, absolutamente equivocada. 

Mas não foi somente por isso que ríamos. A sua principal galhofa na verdade, era improvisar paródias das canções que ouvia, na utilização de sonoros palavrões, ao fazer de sua criação, uma obra grotesca, a transitar entre o supremo mau gosto e o velado desdém pela obra original e o artista em si, reconheço tudo isso, porém, devo admitir também que era extremamente engraçado pela inventividade.
Essa banda encerrou atividades em maio de 1982, tentou ter um prosseguimento e fechou as portas definitivamente em junho de 1982, sendo o Gereba um dos poucos remanescentes que quiseram tentar essa continuidade, mas que não logrou êxito. 

Algum tempo depois, eu soube que ele houvera falecido, infelizmente. Ele foi como músico, um dos talentos brutos mais impressionantes com os quais toquei na minha carreira inteira, não tenho dúvida.

Mais anos se passaram, quando uma manifestação pseudo artística ocorreu e ao fazer sucesso retumbante, tal situação fez com que eu viesse a me recordar de imediato do saudoso Gereba. 

Uma senhora, que era conhecida na mídia relativamente, por fazer parte de uma equipe de vendedores desses programas de televendas, ao sair de sua suposta seriedade, lançou uma música infame na internet e pelo seu caráter escatológico, baseado no humor mais baixo possível. 

Nessa “canção” abominável, essa senhora emendara uma série de palavrões, exatamente como o Gereba fazia antigamente, mas a diferença foi que através de tal lançamento em público e em uma época bem diferente, com a ferramenta da Internet à disposição, ela angariou milhões de visualizações nas redes sociais e no YouTube, ao trazer-lhe uma notoriedade muito grande. 

Isso garantiu-lhe convites para que atuasse em novelas, visto que ela devia ser atriz na sua formação pessoal, mas não tivera oportunidades melhores anteriormente e assim, ela achou esse caminho para chamar a atenção.
Portanto, sorte dessa senhora que foi parar na Rede Globo depois da fama adquirida no YouTube e na contrapartida, por ter sido algo impensável, décadas atrás, e nem com um trunfo infame desse em mãos, o Gereba deu sorte na vida, uma pena...

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Crônicas da Autobiografia - Ludwig Van Beethoven Sendo Motivo de Riso - Por Luiz Domingues

Laert Sarrumor e Osvaldo Vicino, na linha de frente, com a minha presença (Luiz Domingues) atrás e encoberto. "Still" de uma filmagem do Boca do Céu, em filme Super-8, de junho de 1977. Filmagem: Nelson Gravalos                      

Aconteceu no tempo do Boca do Céu/Bourréebach, no primeiro semestre de 1978
Uma reação comum a todo ignorante em potencial é a da risada, quando este depara-se com algo que não compreende. Certamente que a psicologia tenha uma explicação lógica para esse tipo de manifestação, muito provavelmente ao assemelhar-se como uma espécie de espasmo nervoso, disparado por questões emocionais recônditas e ligadas diretamente à questão da baixa autoestima, quiçá a sugerir o complexo de inferioridade. 
Certa vez eu fui ao Teatro Municipal de São Paulo, com o objetivo de assistir um Concerto erudito, protagonizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a interpretar uma sinfonia de Beethoven. 

Fui acompanhado de duas amigas minhas e tendo sido o ano de 1978 em curso, nós três ostentávamos idade entre dezessete e dezoito anos de idade, eu sendo o mais velho, mas igualmente no final da adolescência como as duas meninas. 

Eu já estava a tocar, ainda que rudemente nessa época, pois era um músico incipiente, mas com uma noção geral já bem acentuada e mesmo sendo um Rocker assumido e a ostentar cabelos pela cintura à moda e estética do Rock sessenta-setentista, eu sempre nutri um imenso respeito por todas as escolas musicais e a despeito que não fosse um grande entusiasta da música erudita, eu a apreciava moderadamente, mesmo por que, reconhecia em suas entranhas as influências básicas que moviam as bandas de Rock Progressivo setentistas, que eu adorava.
E mais do que essa consciência musical já bem desenvolvida que eu detinha nessa época, sempre tive em mente que diante de algo que não compreendia, a minha postura discreta era a mais adequada, ao contrário da maioria das pessoas que tendem a desdenhar de qualquer coisa que não compreendam bem, em um tipo de atitude que desaprovo desde sempre.

Mas as minhas amigas não raciocinavam da mesma forma e confesso que fui ingênuo ao aceitar a sua companhia sem conhecê-las o suficiente a justificar a sua presença mútua em um ambiente delicado, eu diria, pois, o mínimo que se espera nessa circunstância, é que uma pessoa se porte educadamente, ao estabelecer o silêncio respeitoso e atencioso, e eu não poderia antever que tipo de reação e comportamento elas adotariam em tal ambiente. 

Fui ingênuo, confesso, pois deveria sim, ter preocupado-me com a hipótese de uma postura diferente da parte de pessoas desconhecidas, como uma variante plausível.
Assim que as luzes se apagaram, elas passaram a adotar uma postura deselegante de ficarem a cochichar entre si, mas o pior estava por vir. Aos primeiros acordes, da 6ª Sinfonia de Beethoven, a dita “Pastoral”, elas explodiram em gargalhadas, naturalmente a denotar um impulso nervoso automático ante o desconhecido. 

E claro que os olhares reprovadores das pessoas ao nosso redor e pedidos de silêncio sucumbiram, e tal situação envergonhou-me por completo. Ao rirem de forma compulsiva, elas nem conseguiam exprimir o motivo das risadas e só riam, como perfeitas idiotas inconvenientes. 

Esbocei evadir-me do ambiente (estávamos alojados nas cadeiras superiores), completamente envergonhado com o comportamento imbecilizado de ambas, mas o correto mesmo teria sido a saída delas e assim, sob um rompante de bom senso, as garotas resolveram sair e mesmo por que a pressão da parte de outros ouvintes ali indignados, estava em uma ascensão perigosa e logo tornar-se-ia insustentável, talvez a provocar um tumulto a prejudicar a própria performance da orquestra, algo inadmissível, sem dúvida alguma. 

Somente um senhor idoso, sentado na fileira da frente, um pouco à minha esquerda, não incomodou-se nem um segundo sequer. De olhos fechados e a esboçar tamborilar sobre o encosto lateral da poltrona, ele fazia discretos sinais manuais a acompanhar a pulsação da música, ou seja, se não fosse um músico, certamente era um entusiasta a conhecer muito o assunto e devia saber de cor peças dessa magnitude, pois aparentava estar profundamente absorto na vibração da música, ao comunicar-se diretamente na linguagem do próprio Beethoven, eu diria.
Sobre as garotas, na saída eu as encontrei no saguão após o final do Concerto e no percurso de volta, dentro do ônibus, ambas tentaram justificar o motivo pelo qual acharam tanta graça da orquestra em ação, mas sinceramente, os seus argumentos pífios nem interessaram-me. 

Estava tudo certo, sem ressentimentos, 1978 em curso e a Disco Music foi a crista da onda para elas. Beethoven era digno de riso e John Travolta é que era “legal”...  e assim caminhava a humanidade...

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Crônicas da Autobiografia - Sobre Camarins Minúsculos, Barulho Ensurdecedor e Longa Espera - Por Luiz Domingues

Aconteceu em todas as bandas por onde atuei e ainda acontece... 

Para as mega estrelas da música, os camarins são sempre uma extensão dos quartos de hotéis cinco estrelas, portanto, o conforto extremo à disposição, em muito ameniza as horas de tédio que geralmente acometem a todos os artistas, entre a finalização do soundcheck e a hora de se entrar em cena.

Mas tudo fica muito pior quando se trata de artistas que não usufruem dessa infraestrutura maravilhosa, a começar pelo fato das dimensões dos camarins serem quase sempre diminutas, em casas noturnas de pequena expressão, ou mesmo ao se contar com espaços inexistentes, ao obrigá-los a usarem cubículos improvisados, como despensas de materiais, mantimentos ou adegas.

Fora a insalubridade de lugares pouco asseados e mal iluminados, a ausência de espaço e assentos, por mais simples que sejam, como a clássica cadeira de plástico vagabundo, realmente tudo isso potencializa o cansaço dessas jornadas. 

Portanto, não é somente o som alto produzido no palco pelos amplificadores dos instrumentos elétricos, tampouco a ação da monitoração geral da banda e que todos precisam ouvir à perfeição para executarem bem a performance da banda, mas esse cansaço ao permanecer por horas no camarim, a esperar, e sob um ataque sonoro sem definição, mais a se parecer uma massa amorfa, densa e em alto volume, trata de minar as forças do artista, mesmo antes do seu show começar.
Outro fator desgastante tange ao horário padrão das apresentações. A tradição dos shows de Rock regidos pelo horário clássico das peças teatrais, 21 horas, perdeu força, de forma paulatina, infelizmente. 

E com a escassez de oportunidades para apresentações em teatros, por volta do fim dos anos oitenta, as bandas de Rock tiveram que mudar o seu padrão habitual, ao se adaptarem à cartilha desgastante das casas noturnas, locais onde passaram a fazer as suas apresentações mais regularmente. 

Sendo assim, com a sanha dos proprietários dessas casas em postergar por horas o início dos espetáculos, a fim de forçar a clientela a consumir bebidas e petiscos, o padrão de horário para o show passou a se iniciar depois da meia noite e muitas vezes, muito além disso. Dessa forma, o cansaço multiplicou-se e somado à falta de um camarim confortável e bem isolado, acusticamente, a espera para apresentar-se ficou ainda mais entediante sob todos os aspectos e nesse aspecto a somar-se aos fatores da gordura culinária ali existente e mediante odores fortes oriundos de temperos diversos, a tornar tais cubículos improvisados como camarins, insalubres, isso sem contar o calor insuportável, visto que geralmente tais despensas improvisadas estão perto de cozinhas, com fogões industriais, fornalhas ou até caldeiras escaldantes sob a ação da fumaça quente.

Em caso de shows compartilhados, se a banda que divide a noite com a sua é amiga, e o som compatível, ainda bem que tem esse fator envolvido pelo convívio prazeroso entre amigos e compatibilidade de ideias musicais (e atesto que assisti com prazer muitas bandas de colegas cujos trabalhos eu gosto e assim apreciei muito as suas respectivas performances pelas coxias), mas isso nem sempre é possível. 

Aconteceu-me muitas vezes, principalmente em festivais com muitas bandas a apresentarem-se e então, a espera ainda mais longa, contrasta com a efemeridade de um show de choque que você vai realizar ali, pois são horas de espera para subir ao palco e tocar por menos de trinta minutos.
E já houve casos de furtos em camarins. Já passei por isso duas vezes e mesmo não tendo sido prejudicado pessoalmente, foram companheiros meus a serem furtados e claro que isso estragou a noite de todos, mesmo tendo sido bons shows. 

Tem também a questão do assédio de gente inconveniente. Não tem nada mais gratificante do que receber fãs do trabalho no pós-show e eu tenho lembranças ótimas nesse sentido, em todas as bandas pelas quais eu atuei, mas muitas vezes há gente extremamente desagradável e invasiva misturada aos civilizados, que abordam com carinho e educação. 

Chatos contumazes aparecem e geralmente são inconvenientes, ao passar dos limites, por fazerem pedidos a fim de obter material da banda de forma gratuita, ou ingressos para shows futuros, e neste caso, há ainda os que não dão a entender que não sairão facilmente do ambiente, como se quisessem forçar a entrada na nossa “entourage” e sem o nosso convite expresso, certamente. 

E tem igualmente os costumeiros maus-tratos perpetrados por funcionários mal-educados, seguranças prepotentes e terrorismo para forçar a debandada da banda e de sua equipe ser a mais ligeira rápida no pós-show, com a tática do corte de energia elétrica no camarim, entre outras ações lastimáveis, e acredite, já passei por isso algumas vezes.
Claro que acumulei muitas histórias engraçadas e outras tantas a conter aspectos positivos sobre a estada em camarins e que oportunamente poderão gerar novas crônicas específicas sobre tal tema, mas nesta oportunidade, eu quis falar genericamente sobre o “Dark Side” dessas experiências acumuladas.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Crônicas da Autobiografia - A Desafinação que Abalou a Minha Autoestima - Por Luiz Domingues

Foto promocional d'A Chave do Sol, de fevereiro de 1987. Click de Tereza Pinheiro. 

Aconteceu no tempo d'A Chave do Sol, aproximadamente entre fevereiro e abril de 1987

O vocalista d'A Chave do Sol, Beto Cruz, sempre insistiu muito para que os demais membros lhe garantissem apoio vocal ao vivo, e claro que ele tinha razão em sua reivindicação.
 
Backing vocals sempre enriquecem o arranjo de qualquer canção e além do mais, oferecem um resguardo estratégico ao vocalista solo, que economiza em seus esforços, sobremaneira no refrão, quando há o respaldo dos companheiros ao seu favor.
 
O Rubens fora vocalista oficial na fase da banda em que atuamos como trio, portanto sempre fez bons backing vocals quando tivemos vocalistas de ofício na formação. Foi o mesmo caso do Zé Luiz Dinola, que também chegou a cantar em regime solo nos primórdios da nossa banda.
A fazer backing vocals em um show d'A Chave do Sol, este que vos escreve e aparece na foto acima em específico, de fevereiro de 1987, no Centro Cultural São Paulo

Mas eu relutava, por que sempre tive consciência que a minha voz natural que é muito grave por natureza, não era adequada para cumprir o vocal solo e mesmo ao fazer backing vocals ocasionalmente, eu considerava a minha voz sem emissão suficiente e com um timbre nada bonito.
 
Contudo, o Beto queria apoio dos três companheiros e insistia para que atuássemos como o "Bad Company" e para citar um exemplo mais em voga nos anos oitenta, o "Whitesnake". Então, eis que um dia ele veio com uma proposta para a banda e que praticamente revestiu-se de uma intimação!
Dona Nancy Miranda ao piano, a ministrar uma aula coletiva e foi nesse formato no qual participei algumas vezes no início de 1987. Foto: Banco de dados da revista "Isto É"

A ideia foi que os quatro componentes se matriculassem no curso de uma professora de canto, a visar aprimorar os dotes vocais de todos, ele (Beto), incluso, e assim, mediante um arroubo de tomada de consciência coletiva, resolvemos adotar tal providência, que reverteria em um óbvio benefício para a nossa banda, mas que individualmente, haveria de ser igualmente proveitoso.
 
Dessa maneira, o Beto inscreveu-nos em uma primeira classe super econômica, na qual uma aula coletiva ministrada para cerca de trinta alunos, continha o rateamento monetário como grande atrativo, ao converter-se em uma taxa individual muito convidativa para os nossos combalidos bolsos.  
O que não mensuramos no entanto, foi que a aula coletiva pouco poderia contribuir com a evolução, não apenas nossa, ao pensar na banda, como a de todos os outros alunos ali envolvidos.
 
Primeiro que a professora e a sua assistente, não reuniam condições para monitorar individualmente ninguém, portanto, a aula consistia de uma boa pauta de exercícios propostos ao piano, mas daí a acompanhar detidamente a evolução de cada aluno, uma praxe vital para uma aula de canto individual, sob critério minucioso, simplesmente não ocorria ali.
 
Dessa forma, todos os exercícios propostos eram feitos por cerca de trinta pessoas e nessa soma de vozes, ninguém acompanhava a respiração e uso do diafragma, itens essenciais para a evolução de um aluno de canto. Como segundo ponto, quando se canta em meio a muitas vozes, a tendência é que a somatória ali gerada ofereça à todos, a falsa impressão de uma afinação perfeita e isso anima o aspirante de uma forma absurda. 
Com a surpresa por sentirmos cada um a soltar a voz com emissão e afinação, fomos empolgados para uma segunda, terceira, quarta aula e cada vez mais confiantes, por acharmos que tais sessões continham quase uma aura mágica, devido a rapidez com a qual estávamos os quatro, a soltarmos a voz e notadamente eu, que nunca tive uma emissão adequada, sob a minha própria avaliação.
 
Essa professora em questão era badalada no meio musical paulistano nessa época e a sua fama era a de que mais do que preparar cantores para o canto lírico no mundo da música erudita, havia tornado-se uma espécie de celebridade Pop por ministrar aulas para praticamente todos os cantores do então na moda, movimento “BR-Rock” oitentista.
 
E boatos davam conta que muitos cantores faziam aulas obrigados pelas suas respectivas gravadoras, com tal curso sendo tratado como condição sine qua non para assinatura de contratos (veja, leitor: não estou a afirmar isso, categoricamente, mas apenas a repercutir um boato que correra a boca pequena nessa época). A professora chamava-se: Nancy Miranda, e de fato, sabíamos que era a instrutora pessoal de muita gente já bem famosa naquela década.
Animados pela falsa sensação de melhora imediata que as aulas coletivas forneciam, resolvemos fechar um pacote mais caro, no qual a professora lidaria conosco com maior proximidade.
 
Não seria possível cumprirmos aulas individuais, o padrão ideal, mas os nossos respectivos bolsos aceitaram a ideia de uma aula em quarteto, fechada para a nossa banda e nesse caso, além da maior atenção da professora, sentir-nos-íamos mais a vontade, sem compartilhar espaço com estranhos, mas a trabalhar em nossa turma, conforme ensaiávamos regularmente, há anos.
 
Então, começamos a fazer a tal aula semanal, no entanto, nem sempre com a própria Dona Nancy no comando, mas vez por outra com a sua assistente de confiança que era igualmente bem preparada, não posso negar e esta moça a se revelar certamente formada pela própria, Nancy.
 
Aí, com a professora atenta e exercícios mais difíceis, a realidade foi outra e o curso ficou muito mais puxado, já não a existir aquela euforia sem fundamento ao dar conta de que eu estava a cantar em alto nível. 
Tudo bem, eu jamais seria o Tom Jones, não nasci com esse talento e caixa torácica adequada para tal, mas ao desenvolver o mínimo para cumprir backing vocals afinados, no meu caso eu já estaria satisfeito, sendo bem realista. Contudo, um dia, um duro golpe acertou em cheio a minha autoestima...
Em um dado exercício proposto pela Dona Nancy em pessoa, eu não alcancei a nota exigida e ao desafinar feio, nunca esqueço-me dela a tirar a atenção das teclas do piano e a fulminar-me com os olhos. Contudo, a maestrina foi além disso, pois não conteve-se ao soltar uma palavra em sinal de desagrado: - “credo!”
 
Mais que envergonhado pela reação de desapontamento da parte dela, passou-me pela cabeça que aquele esforço de minha parte revelara-se inútil e sendo bem dispendioso, eu não falei nada aos colegas na hora, mas já fiquei determinado a não prosseguir com as aulas. Bem, hoje em dia eu penso bem diferente e depois de ter também ministrado aulas de música por muitos anos, sei bem que qualquer pessoa, desde que tenha boa vontade e paciência, pode aprender a tocar qualquer instrumento e cantar.
 
O comentário dela, apesar de sincero e espontâneo, poderia tranquilamente ter sido evitado e essa lição eu levei para a minha atividade como professor, quando jamais desestimulei um aluno e pelo contrário, a minha estratégia de atuação pautou-se de forma diametralmente oposta, ou seja, eu investia no aluno, ao estimular os seus progressos, ainda que fossem lentos. 
 
E no meu caso, de volta a falar sobre essas aulas de canto, eu não deveria abater-me e pelo contrário, prosseguir, mesmo porque a minha intenção foi no sentido de melhorar ao ponto de tornar-me útil para a minha banda, apto a fazer backing vocals afinados, nada mais que isso, sem nenhuma pretensão, portanto, de vir a ser um “cantor”.
 
Ameniza a minha culpa por ter desistido, o fato de que as aulas eram bem caras. Professora tratada como celebridade Pop na época, Nancy cobrava caro e assim surfava nessa badalação adquirida, no que estava certa, não cabe críticas de minha parte sobre esse procedimento por ela adotado, mas o meu bolso não acompanhava a sua fama e por ser um luxo que eu não poderia manter, desisti, mesmo.
 
Os meus colegas continuaram o curso por um tempo a mais, mas não muito e também por sentirem o vilipêndio à carteira, desistiram, igualmente.
Eu, Luiz Domingues a soltar a voz na Patrulha do Espaço, entre 1999 e 2004...

Muitos anos se passaram e só na base da vontade e sem estudo adequado, forcei cantar e nos trabalhos que realizei com bandas como: Sidharta, Patrulha do Espaço e Pedra, nos quais eu cantei ao vivo e gravei muitos discos, com algumas faixas, inclusive, a conter a minha voz bem saliente e convincente.
 
Cantei também com o "Nudes" do Ciro Pessoa e dei uma relaxada com Os Kurandeiros e neste caso, os colegas dessa banda cobram-me apoio. Eu tenho vontade de colaborar, mas sendo uma banda híbrida com trabalho autoral a se mesclar com muitas releituras, a quantidade de letras a serem decoradas, desestimula-me, pois se a minha memória de longo alcance é muito boa, a de curto, é péssima...
 
No entanto, eu estou a querer voltar a exercer esse apoio, que inclusive é prazeroso, não posso negar.
Então foi assim, mais ou menos entre fevereiro e abril de 1987, eu frequentei as aulas de Dona Nancy Miranda e passei de uma euforia falsa por considerar estar a cantar bem, à decepção, através de uma interjeição verbalizada pela dita professora, que abalou a minha combalida autoestima sobre poder cantar, nessa época...