Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Final Parcial da Minha Autobiografia na Música - Período abril de 1976 a abril de 2016 - Por Luiz Domingues

Na bandinha infantil do Grupo Escolar da Vila Olímpia, sou o terceiro, da direita para a esquerda, na parte mais alta. Teatro Paulo Eiró, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, zona sul de São Paulo. Dezembro de 1968. E foi a minha primeira experiência sobre um palco, mas eu nem sonhava em ser artista nessa época, foi apenas uma coincidência ou quiçá, algo premonitório...

Bem, está encerrada aqui, a reprodução total do texto geral, que compõe o conteúdo do meu livro autobiográfico: "Quarenta Anos de Rock", mas em breve, novos capítulos surgirão em adendo para manter a atualização da minha autobiografia. E tais novos capítulos, a enfocar as minhas atividades musicais ocorridas de abril de 2016, em diante, provavelmente farão parte de um novo livro impresso, provavelmente a ser denominado como: "Mais Rock Depois dos Quarenta", a fazer menção à continuidade da carreira após a efeméride dos quarenta anos iniciais completados.

Em atividade com Os Kurandeiros, em 2014. Click: Lara Pap

Manterei doravante para tal construção dos adendos, uma distância considerável, para não perder o poder de escrever com uma visão macro dos fatos, que só o afastamento temporal pode me oferecer, naturalmente. 

Portanto, está encerrado o texto geral da minha autobiografia na música, a cobrir as minhas atividades musicais oficiais desde abril de 1976, até abril de 2016.

Eu, Luiz Domingues em 1976, ao iniciar a minha trajetória musical. Foto: Acervo familiar

Sobre esses quarenta anos que eu descrevi neste texto, tenho muito a agradecer a todos que interagiram, incentivaram, ajudaram, torceram e apreciaram todos os trabalhos pelos quais eu participei.
O Boca do Céu, minha primeira banda, em foto de 1977, aproximadamente um ano depois de sua fundação. Click: Adelaide Giantomaso

Deixo aqui um super especial agradecimento aos companheiros da jornada, ao estender tal voto de gratidão à todos os membros oficiais das bandas pelas quais eu atuei e ainda faço parte na atualidade de 2016, aos colaboradores diretos e parceiros de composições e letras de músicas, aos companheiros que já partiram para uma outra dimensão, ao mencionar apenas os que foram membros oficiais de bandas por onde passei, e até aqui, já partiram deste planeta, sete colegas (até abril de 2016): Fernando "Mu" (guitarra/voz - Terra no Asfalto), Geraldo "Gereba" (guitarra - Terra no Asfalto), Paulo Eugênio Lima (vocalista/percussão - Terra no Asfalto), Theo Godinho (guitarra - A Chave/The Key), Lizoel Costa (guitarra/violão/voz - Língua de Trapo), Percy Weiss (vocalista - A Chave do Sol) e Fran Alves (vocalista - A Chave do Sol)
Um dos poucos materiais que tenho do Terra no Asfalto, uma filipeta de um show de 1981... 
Capa do compacto 'Sem Indiretas" do Língua de Trapo, lançado em 1984

Também sou grato aos músicos com os quais eu toquei em ocasiões sazonais! Aos técnicos de som (shows ao vivo e de estúdios de gravação), técnicos de iluminação, cenotécnicos, produtores, empresários, assessores de imprensa, roadies, produtores fonográficos.
Capa do primeiro disco d'A Chave do Sol, um compacto simples lançado em 1984
                Capa do EP d'A Chave do Sol lançado em 1985
 
    Capa do LP The Key, d'A Chave do Sol, lançado em 1987  
Capa do LP "A New Revolution", do The Key, lançado em 1990
 
Aos jornalistas, radialistas, fanzineiros, agitadores culturais, produtores e apresentadores de TV. Filmakers, produtores de vídeo-clips, equipes de filmagem de audiovisuais, blogueiros e agitadores culturais virtuais. 
Capa do LP coletânea "A Vez do Brasil", na qual o Pitbulls on Crack tem duas faixas, lançado em 1993
Capa do CD Lift Off, do Pitbulls on Crack, lançado em 1996
 
Aos desenhistas, diagramadores, artefinalistas de capas & encartes de discos, cartazes, flyers (filipetas!), cartazes de lambe-lambe,
aos motoristas de vans, caminhões e ônibus & micro ônibus, táxis (além das incontáveis caronas através de carros particulares de amigos abnegados), maquinistas de trens, pilotos & tripulação de aviões, barcas e lanchas que me levaram nesses anos todos em viagens para shows e atividades em geral, carriers e divulgadores de shows.
Capa do CD Chronophagia, da Patrulha do Espaço, lançado em 2000
Capa do CD Dossiê Volume 4, da Patrulha do Espaço, lançado em 2001
Capa do CD ".ComPacto", da Patrulha do Espaço, lançado em 2003
Capa do CD "Missão na Área 13", da Patrulha do Espaço, lançado em 2004 
Capa do CD "Capturados ao Vivo no CCSP 2004, lançado em 2007

Aos amigos que eu fiz nesses quarenta anos iniciais de minha carreira, aos amigos das bandas em específico, aos amigos dos amigos e agregados dos companheiros das bandas, aos familiares e parentes dos colegas que tanto torceram pelo sucesso de cada banda pelas quais eu atuei, às namoradas que eu tive nesses anos todos e que me apoiaram demais na minha trajetória musical.

Capa do CD do primeiro álbum do Pedra, lançado em 2006
       Capa do CD "Pedra II", do Pedra, lançado em 2008

                Capa do CD "Fuzuê, do Pedra, lançado em 2015

Aos meus amigos pessoais, que tanto ajudaram (ajudam), aos meus parentes que tanto torceram (torcem), incluso os muitos que já partiram para uma outra etapa dimensional, mas que tenho certeza, continuam a torcer aonde quer que esteja.

E minha família: 

Papai Milton, que foi morar no céu, em 2006 e que não ficou nada feliz por volta de 1979, quando me pressionou a largar mão do meu sonho, mas imbuído dos mais nobres propósitos paternos, preocupado com o meu futuro, eu sei. Eu muito me orgulho de ter a noção de que nos seus últimos anos, ele aceitou enfim a minha decisão sobre eu ser músico e mesmo que não fosse de seu agrado pessoal, ele ouvia os meus discos com um sentimento de orgulho.

Ana Cristina, irmã, que quando nasceu em 1975, não sabia, mas eu já estava na determinação de empreender esse mergulho radical na minha vida, e cresceu acostumada com um irmão cabeludo e bem mais velho, a carregar instrumentos para todos os lugares.

E mamãe, Maria Luiza, que é a minha maior torcedora, apoiadora e pilar, sem dúvida nenhuma.

Por fim, claro que eu preciso agradecer e muito aos fãs de todos os trabalhos que realizei. Vocês não imaginam o quanto me alegram com as suas demonstrações de carinho nas redes sociais da internet e muitas vezes, pessoalmente, quando me abordam e elogiam os trabalhos, relembram com carinho das suas impressões pessoais sobre eles e pedem para que reuniões de bandas das quais não sou mais componente, ocorram, sob uma prova inequívoca de que tais trabalhos marcaram época e repercutem, por anos e até décadas depois de encerrados. Isso é uma vitória e tanto para uma luta e tanto ao longo de quarenta anos!

Na primeira foto, com o companheiro, Ciro Pessoa e na segunda, Os Kurandeiros em foto promocional de 2015

Bem, a boa nova é que estou vivo em 2016, e espero escrever muitos adendos ainda nesta autobiografia, portanto, conto com o apoio de todos vocês, indo assistir ao vivo e a assistir os vídeos / ouvir os discos dos Kurandeiros e Ciro Pessoa & Nudes, assim como eventualmente de outros trabalhos que eu venha a fazer no futuro. 

Antes de encerrar, eu preciso agradecer a um grupo de pessoas em específico: Tratam-se dos incentivadores mais diretos para que eu escrevesse a minha autobiografia. Em primeiro lugar, Luiz Albano Francisco, que no já longínquo ano de 2006, abriu uma comunidade na extinta Rede Social Orkut, chamada: "Luiz Domingues".

Somente em 2010, eu comecei a interagir na internet e em junho de 2011, graças a tal gentileza de sua parte, Luiz Albano deixou que eu interagisse em tal plataforma da citada comunidade que ele criou, e assim, eu comecei a escrever o rascunho primordial desta autobiografia, a utilizar tópicos exclusivos para cada banda por onde passei. Ali foi o meu primeiro impulso. 

Sobre os tópicos em si, agradeço ao Marinho Rocker, meu amigo de Lavras-MG, que eu conheço desde 1989 e que teve a gentileza de abrir os tópicos para eu poder começar a escrever, além de interagir muito também, ao formular perguntas e estabelecer observações pertinentes. 

Logo que eu comecei a escrever, em 2011, amigos como Milton Medusa, Aless Scaranto, Marcos Romano, Ricardo Aszmann, Will Dissidente, Glauco Teixeira e o meu primo, Marco Turci, interagiram bastante com observações, perguntas e adendos que muito me ajudaram a lembrar melhor dos fatos, para que eu pudesse escrever a minha narrativa. 

E cabe uma menção honrosa ao Dr. Nelson Maia Netto, que ainda nos anos noventa, já me falava que eu deveria escrever as minhas memórias. Pois está aqui, amigo, mais de um milhão e duzentas mil palavras escritas e a história ainda terá adendos a suprir mais um ou até mais livros! Agradeço-os, portanto, por todo o apoio que me ofertaram!

E claro, expresso o meu muito obrigado aos leitores desta autobiografia, que também muito me incentivaram a colocar as mãos no teclado do computador e igualmente a forçar a memória, para dessa forma funcionar sob tal determinação o ato de narrar a minha trajetória na música, entre 1976 e 2016.

Luiz Domingues em janeiro de 2016, ao vivo com Os Kurandeiros. Click: Lara Pap

Encerro aqui a minha autobiografia geral na música, no período de abril de 1976, a abril de 2016. Doravante, aguarde por adendos.
Muito obrigado por acompanhar, amigo leitor!
Até logo!

Luiz Domingues

4 comentários:

  1. Ola grande Mestre Luiz Domingues nosso grande Baixista de tantas Bandas que tive oportunidade de conhece-las antes de conhecer rssss...pessoalmente no som ao vivo da Galeria Olido em 2014 ...mas agora lendo o final e você agradecendo ao Marinho Rocker (conheço somente de Orkut e facebook) e ao Mestre também Baixista que que conhecia também do Orkut , mas tive o prazer de wser Amigo em 2007 através do grande Zebrasil , o Mestre Luiz Albano (onde o chamo de Luiz albano Leslie ), ..to falando deles aqui porque eu participava do Orkut das comunidades citada e outras que voce participava e ate a gente integragia as vezes ....então era os dois que escrevia para você ?kkkkkkkkk, agora descobri , fui enganado rssss.....mas velaeuuuuuuuuuuuuuuu mesmo , grande historias que como fãs seus nos lemos e ouvimos de você .Parabéns , sempre que puder estarei aqui revendo suas Historias..Algumas vezes ate escrevi para você saber que aqui estive pessoalmente....Agora sera que teremos isso em arquivo pdf completo para baixar em arquivo único , ou teremos o prazer de ver o lançamento em formato de livro digo papel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Oscar...

      Antes de mais nada, só tenho a lhe agradecer pelo fato de ter lido tudo com atenção e sempre trazendo seus comentários positivos desde a primeira publicação em micro capítulos no meu Blog 2, e agora reiterando-os aqui neste Blog 3, com formatação de livro.

      Acho que você interpretou mal uma questão que eu comentei neste último capítulo. O Luiz Albano criou a comunidade "Luiz Domingues" mas jamais escreveu nada desta autobiografia. Eu escrevi pessoalmente tudo, mesmo porque não teria sentido em ser "autobiografia" se não fosse escrita exclusivamente por eu mesmo.

      O que ele fez, foi oferecer a comunidade para que eu escrevesse, e isso por si só foi muito gentil da parte dele.

      Mesmo caso do Marinho Rocker,que abriu os tópicos, um para cada banda onde toquei, mas apenas isso, para que eu pudesse escrever.

      Sobre suas perguntas, tenho intenção sim de lançar um livro tradicional com este texto e muito provavelmente uma versão PDF em paralelo, mas ainda não tenho prazo para efetuar tais ações.

      E mais uma novidade : a autobiografia encerrou-se oficialmente cobrindo o período de abril de 1976 a abril de 2016, mas ainda vivo e trabalhando, estou acumulando novas histórias para contar e no futuro, adendos surgirão, portanto.

      Fora disso, a partir de de junho de 2016, começo a publicar material de fotos, portfólio, vídeos, áudio e memorabilia de toda a carreira e muita coisa será inédita, que não foi postada nos capítulos da autobio, portanto, fique atento !

      E além de tudo, outras novidades surgirão, que não revelarei para não quebrar a surpresa, mas serão surpreendentes como adendos dos capítulos referentes a trabalhos que fiz no passado.

      Muito grato por tudo, portanto, e continue atento a este Blog !!

      Excluir
  2. oi grande Mestre Luiz Domingues .....desculpe o tempo em retornar aqui e responder sobre o que escrevi acima sobre os tempos do grande ORKUT, onde fiz grandes Amigos na Seara do Rockrolllll....Veja que apenas brinquei contigo , com o grande Luiz West Albano,eo Marinho Rocker de Lavras MG ...veja que citei e coloquei ....''''''''KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'''''', ta bom ? eu sabia sim que ra voce que escrevia e as comunas deles ,quis apenas como voce fala interagir contigo e com eles....LEts good times Roll,Keep on Rock .Que venha então sua grande Historia em formato de Book , se tiver vivo estarei lá para dar novamente um grande abraço em voce com seu Fã.Abraços e so para dizer , ja to aguardando para ler o ano de 71 em diante .GOD BLESS YOU .

    ResponderExcluir
  3. Grande Oscar !!

    Que maravilha que eu tenha me feito entender. Esclarecida então essa questão sobre o uso primordial da comunidade do Orkut, para o início do rascunho geral da autobio.

    E sobre os capítulos sobre os anos de 1971 a 1975, serão publicados no mês de julho de 2016. Pode aguardar que já estou trabalhando neles.

    Grande abraço !!

    ResponderExcluir