Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Trabalhos Avulsos - Capítulo 47 - (Uncle & Friends) - Muito Estranho: Situação Pré-Pandemia - Por Luiz Domingues

Desde o final de 2019, o amigo, Lincoln Baraccat, já havia aventado que haveria uma reedição daquela participação do seu simpático grupo, "Uncle & Friends", no evento produzido pelo estúdio V8, do qual a banda participara em 15 de setembro do mesmo ano. Portanto, ficara no ar a expectativa sobre tal participação ocorrer logo no início de 2020. 

Eis que Lincoln entrou em contato comigo para formular novamente o convite para que eu participasse e a reboque, ele deu-me uma ótima notícia adicional, na medida em que anunciou que convidaria a minha banda, Kim Kehl & Os Kurandeiros para participar do evento. Alvíssaras! Haveria de ser uma tarde/noite muito importante para todos nós.

A tratativa inicial apontava para uma data para janeiro ou fevereiro de 2020, mas por razões alheias à vontade de Lincoln, ficou marcado então para o dia 15 de março de 2020. 

Entretanto, a postergação gerou uma situação inteiramente diferente, que não atrapalhou as bandas e o evento em si, que foi agradabilíssimo por si só. 

Ocorre que se ao final de dezembro de 2019, ouvíamos através da cobertura da mídia hegemônica, os informes sobre o avanço da epidemia do "Coronavírus"/"Covid-19", a avançar perigosamente sobre o território da China e a dar conta do seu alto poder de contágio e sobretudo, pela assustadora rapidez observada ante tal ação maléfica. 

Todavia, quando a data chegou, a Organização Mundial da Saúde (OMS), já havia decretado um grau máximo de periculosidade, a decretar o estado de pandemia mundial e a Europa estava sendo devastada, com Itália, Espanha e França em estado de calamidade pública e com outros países já a perceber o avanço inevitável. 

Foi quando a mesma perspectiva começou a ficar assustadora na América do Sul e no Brasil em específico, ao ponto do governo estadual de São Paulo e também a prefeitura da capital, decretar quarentena e na prática, esse domingo, 15 de março, foi a última oportunidade para um evento ocorrer antes desse resguardo sanitário, portanto, de certa forma, demos sorte.
Na primeira foto, Roy Carlini e Lincoln "The Uncle" Baraccat a preparar-se para o soundcheck, com a minha presença (Luiz Domingues), vista apenas pela perspectiva do braço do baixo. Click, acervo e cortesia: Juliana Parra. O fotógrafo e amigo, Vanderlei Bavaro a usar camiseta cor de abóbora, Roy Carlini, Caio Durazzo e Lincoln "The Uncle" Baraccat. Agachado: Fausto Lopes, o film-maker do Estúdio V8. Uncle & Friends no Estúdio V8 de São Paulo, no dia 15 de março de 2020. Click, acervo e cortesia: Dalam Junior

Confraternização total, exatamente como houvera sido a participação do "Uncle & Friends" na edição anterior, desta feita houve a feliz inclusão da minha banda no evento, portanto, foi duplamente feliz em meu caso, com Os Kurandeiros a atuar, também. Isso sem deixar de mencionar que a ótima participação da banda, "LeRoyale" capitaneada por Roy Carlini, cuja sonoridade Pop Rock eu apreciei muito, e também, "Caio Durazzo One Man Band", uma impressionante performance individual do Caio a tocar guitarra e cantar, e simultaneamente a tocar igualmente algumas peças de bateria para prover a sustentação do ritmo e assim justificar a alcunha de uma banda de um único componente.
O meu baixo (Luiz Domingues), no aguardo para entrar em ação. Uncle & Friends no Estúdio V8 de São Paulo, no dia 15 de março de 2020. Click, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro  

No time escalado para defender "Uncle & Friends" nessa ocasião, além do "uncle", Lincoln Baraccat e de minha presença, no baixo, Roy Carlini e Caio Durazzo estiveram novamente confirmados para pilotar as guitarras e Carlinhos Machado também faria jornada dupla, pois haveria de tocar comigo a bordo da nossa banda, Kim Kehl & Os Kurandeiros. 

Nelson Ferraresso e Lincoln "The Uncle" Baraccat, em ação. Uncle & Friends no Estúdio V8 de São Paulo, no dia 15 de março de 2020. Click; acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

De última hora, mais um reforço diretamente vindo das fileiras d'Os Kurandeiros, surgiu. Eis que o sempre competente, Nelson Ferraresso colocou os seus teclados em favor do Uncle & Friends e claro, somou para tornar a performance, ainda melhor.

Enquanto o atencioso e talentoso, Denis Gomes, do Estúdio V8, equalizava o som para autorizar a gravação, um som improvisado em tom de jam foi estabelecido e este foi gravado. 

Por ter sido um improviso feliz, com todos os participantes a criar uma boa sincronia, o Lincoln optou por lançar tal áudio no YouTube a gerar um nome significativo para o tema: "Just a Jam to Warm Up", ou seja, foi "apenas uma jam para aquecer", mas foi divertido tocar e culminou em um som agradável, como tema instrumental livre.

"Just a Jam to Warm up" - Uncle & Friends - Estúdio V8 de São Paulo, em 15 de março de 2020. Captura e mixagem: Denis Gomes

Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=0P3mzY4BrAE

"Situação" - Uncle & Friends - Estúdio V8 de São Paulo, em 15 de março de 2020. Captura e mixagem: Denis Gomes

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=0P3mzY4BrAE

"Muito Estranho" - Uncle & Friends - Estúdio V8 de São Paulo, em 15 de março de 2020. Captura e mixagem: Denis Gomes

Eis o link para assistir no Facebook:
https://www.facebook.com/lincoln.baraccat.16/videos/122966829320981/?q=lincoln%20baraccat&epa=SEARCH_BOX

Já na apresentação oficial, tocamos as canções, "Situação", "Hey, You" e a versão para a canção do compositor Soul, Dalto, com "Muito Estranho". 

Bem, a performance foi boa, com todos a tocar despreocupados com a questão da pandemia que já estava muito perigosa, mas a percepção ainda não esteve generalizada nesse dia, pois os boletins a disseminar a situação da doença epidêmica em São Paulo só vieram a alarmar a população, alguns dias depois e já em curso da quarentena decretada pelo governador e prefeito, portanto, ficou marcado esse evento também pela lembrança de que precedera um momento difícil não apenas para São Paulo, município e estado, tampouco para o Brasil, mas a revelar-se uma tragédia sem precedentes para o planeta, com uma letalidade maior que a epidemia da dita, "gripe espanhola" ocorrida nos idos de 1918, ou seja, tirante esse evento pestilento e a mortandade perpetrada pelas duas grandes Guerras Mundiais, uma dizimação desse nível não se via há décadas. 

Em suma, visto por tal conexão, o evento que Uncle & Friends e Os Kurandeiros estiveram com Leroyale e Caio Durazzo One Man Band, ficará em minha lembrança como um evento agradabilíssimo entre amigos e que marcou também a questão de que sentirei saudade desse convívio musical tão estimulante e sem maiores preocupações com a aglomeração social e também como depois da pandemia, o mundo haveria de ser diferente a mudar paradigmas sociais e claro, a interferir nas relações culturais e artísticas em geral. 

Muito bem, eis que participei mais uma vez do combo, "Uncle & Friends", em mais uma agradabilíssima participação musical e também memorável pelo aspecto da amizade.

Carlinhos Machado, Caio Durazzo, Roy Carlini, Lincoln "The Uncle" Baraccat e eu (Luiz Domingues). Uncle & Friends no estúdio V8 de São Paulo, em 15 de março de 2018. Click: Vanderlei Bavaro. Acervo e arte-final: Lincoln Baraccat
Uncle & Friends no estúdio V8 de São Paulo, gravado em 15 de março de 2018. Captura, direção e edição de vídeo: Fausto Lopes. Captura de imagens: Vanderlei Bavaro e João Bueno. Fotos: Dalam Junior. Áudio (captura e mixagem): Denis Gomes. Suporte: Juliana Parra, Gigi Jardim, Carol Durazzo e Amanda Semerjion

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=apL6ht42TNQ

Em 24 de abril, foi lançado com um "live" em redes sociais, o clip da música: "Muito Estranho" (Dalto), sob a performance de Uncle & Friends, gravada em 15 de março de 2020, no Estúdio V8, de São Paulo. E assim foi mais uma etapa cumprida com o simpático grupo de Lincoln "The Uncle" Baraccat.


Portanto, com Uncle & Friends, fica sempre aberta a possibilidade de mais participações no futuro. Então, possivelmente, continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário