Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Língua de Trapo - Portfólio 1983

Língua de Trapo

Portfólio 1983 

1) Cartaz oficial da primeira fase da nova turnê do Língua de Trapo, a marcar também a minha volta para a banda. A ilustração com os componentes da banda estilizados como personagens, assim como o lay-out do cartaz, foi autoria de Louis Chilson, que foi um colaborador muito importante para a carreira da banda doravante, também por interagir com a filmagem e projeção de inserções em Super-8 nos shows. No cartaz acima, estiveram previstos uma série de shows, como se observa a contar com temporadas a serem realizadas nos teatros: Tuca, Masp & Fundação Getúlio Vargas (GV). Digno de nota, tal ilustração dos componentes retratados como personagens com diferentes motivações, foi usada no ano seguinte, 1984, para compor o visual da capa do Compacto Simples que a banda lançaria, mas a suprimir a imagem do percussionista, Fernando Marconi, o primeira da esquerda para a direita, e caracterizado como "astronauta", pois ele deixou a banda pouco tempo depois da estreia dessa nova turnê e a banda seguiu em frente, como um septeto doravante, ao não colocar outro percussionista em seu lugar.
2) Nota no jornal, Folha da Trade, em 15 de novembro de 1983, a anunciar a estreia da nova turnê do Língua de Trapo, no teatro da Universidade Católica, o Tuca. Click da foto: Luigi Stavale

3) Revista Veja, novembro de 1983. Na foto, da esquerda para a direita: Nahame Casseb, Fernando Marconi, Laert Sarrumor, João Lucas, Lizoel Costa, Sergio Gama, eu (Luiz Domingues) e Pituco Freitas. Acervo e cortesia de Julio Revoredo. Click da foto: Luigi Stavale
4) Agenda cultural do jornal, Folha da Tarde, a anunciar  show de estreia da nova turnê, que seria a minha reestreia na banda, também, ao voltar para fazer a minha segunda passagem em sua história. 15 de novembro de 1983. Acervo e cortesia de Julio Revoredo. Click da foto: Luigi Stavale 

5) Em foto clicada no camarim do Teatro da GV, em São Paulo, para o jornal, Folha de São Paulo. Da esquerda para a direita: Nahame Casseb, Laert Sarrumor, Sergio Gama, João Lucas, Pituco Freitas, Lizoel Costa e eu, Luiz Domingues. Acervo e cortesia de Julio Revoredo.
6) Também da mesma sessão de fotos para o repórter fotográfico do jornal, Folha de São Paulo, no camarim do Teatro da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, novembro de 1983. Acervo e cortesia de Julio Revoredo.
7) Com foto ao vivo e extraída de um dos shows no Teatro da GV de São Paulo, eis acima, uma nota no jornal, Folha de São Paulo, a mencionar a continuidade da turnê. A seta assinalada com caneta esferográfica, foi perpetrada pelo poeta, Julio Revoredo, para marcar a minha presença na ilustração. Acervo e cortesia de Julio Revoredo.
8) Jornal, Folha de São Paulo, de dezembro de 1983, a tratar da continuidade da turnê, "Sem Indiretas", do Língua de Trapo. Da esquerda para a direita: eu (Luiz Domingues), Sergio Gama, João Lucas, Laert Sarrumor, Lizoel Costa, Pituco Freitas e Nahame Casseb. Acervo e cortesia de Julio Revoredo.
9) Filipeta específica para divulgar o show de estreia da nova turnê, "Sem Indiretas" (isso não foi grafado na peça), no Teatro do Tuca, em 15 de novembro de 1983.
10) Filipeta a anunciar shows no Masp e no Teatro da GV, em São Paulo, em novembro e dezembro de 1983..
11) Filipeta a divulgar quatro shows de fim de ano no Teatro Lira Paulistana, sob curta temporada. Dezembro de 1983.
12) Filipeta a anunciar show de Reveillon de 1983, realizado ao ar livre, na Rua Rui Barbosa, no bairro do Bexiga (Bela Vista), em São Paulo-SP, com a participação de vários artistas, incluso o Língua de Trapo. 

Ainda a falar sobre 1983, fica a ressalva que nesta segunda passagem que tive pela banda, o portfólio acumulado foi gigantesco, com dezenas de matérias, reportagens, notas e entrevistas acumuladas, mas que infelizmente eu nunca tive acesso, portanto, este capítulo fica em aberto, e sempre que algum material for resgatado, prontamente será acrescentado aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário