Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A Chave do Sol - Fotos ao vivo na Fábrica do Som - Julho 1983

A Chave do Sol

Fotos ao vivo - A Fábrica do Som / TV Cultura  - Sesc Pompeia - Julho 1983

Filmado em 12 de julho de 1983
Exibido na TV em 16 de julho de 1983
Fotógrafo : Seiji Ogawa

Luiz Domingues de costas, com a mão direita fora do braço do baixo Fender Jazz Bass; Rubens Gióia raspando a palheta sobre a corda Mi de sua guitarra Fender Stratocaster. Um dos cinegrafistas da TV Cultura à direita capturando a performance e à esquerda, o cabo man fazendo sua ginástica para não deixar o cabo da pesada e jurássica câmera enrolar-se. A Chave do Sol em ação na sua primeira aparição na Fábrica do Som, palco do Sesc Pompeia em 12 de julho de 1983.


Zé Luiz Dinola em destaque tocando em sua Tama, com o cinegrafista da TV Cultura filmando-o lateralmente, com apoio do cabo man. Rubens Gióia no canto esquerdo da foto e na extrema direita, usando camisa amarela, o apresentador Tadeu Jungle.


Luiz Domingues de costas, tocando e cantando, fazendo Backing vocals na música "Utopia". O cinegrafista fazendo um "take" do rosto e o cabo man apoiando, agachado na operação de filmagem. No canto direito, um pedaço da bateria Tama do Zé Luiz Dinola.


 Zé Luiz Dinola em ação no destaque da foto. O cinegrafista filmando-o ao fundo. Rubens Gióia no canto esquerdo da foto. No camarote,  imediatamente próximo ao Zé Luiz Dinola, muitos daqueles jovens ali sentados eram nossos amigos pessoais, que acompanhavam a nossa banda em todos os nossos shows no período 1982 / 1984, inclusive frequentando nossa sala de ensaios. 


Luiz Domingues (à esquerda), e Zé Luiz Dinola (à direita), em destaque com uma dupla de cinegrafista / cabo man cada um, filmando takes individuais a serem usados na edição final do programa, que foi exibido quatro dias depois, em 16 de julho de 1983. 


Luiz Domingues no destaque, voando literalmente com seu baixo. Rubens ao fundo e o cinegrafista da TV Cultura capturando a performance.



Luiz Domingues em destaque no centro do quadro. Rubens Gióia ao fundo mais para o lado esquerdo. Um fotógrafo agachado próximo ao piano disponibilizado atrás do Rubens, mas que era desconhecido e cujo material capturado jamais vi publicado em lugar algum. 


Luiz Domingues de costas com o cinegrafista da TV Cultura capturando o "momentum" de ação. Rubens Gióia fazendo um solo e provavelmente usando o recurso do "Two Hands" nesse instante, ao fundo.


Zé Luiz Dinola em destaque ao centro do quadro, com o cinegrafista capturando sua performance. No lado direito, usando camisa amarela, Tadeu Jungle conversando com um técnico da TV Cultura, assistente de diretor provavelmente, usando um fone de comunicação com o diretor que ficava na ilha de edição dentro da unidade móvel estacionada na rua ao lado do Sesc Pompeia.


Luiz Domingues à frente e Zé Luiz Dinola ao fundo, ao centro do quadro e com o cinegrafista filmando-o com uma câmera bem pesada, bem diferente das atuais que os cinegrafistas da TV usam. No canto direito ao fundo, de costas usando uma blusa cor de rosa, a apresentado Silvana Campos e semi encoberto, Tadeu Jungle, o outro apresentador, usando camisa amarela.


Foto bastante desfocada e escura, mas vale a pena pelo seu clima da banda, raro enquadramento com a banda inteira, exatamente pelo fato de tratar-se de um palco de arena, com os músicos tocando um em frente ao outro. Luiz Domingues no centro; Zé Luiz Dinola mais ao fundo no lado direito e Rubens mais ao fundo ainda, no canto esquerdo. Todas as fotos de Seiji Ogawa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário