Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A Chave do Sol - Fotos Promocionais - Fevereiro 1987

A Chave do Sol

Fotos Promocionais  
Produção de fevereiro de 1987
Estúdio e externas - Bairro Jardim Lusitânia/zona sul de São Paulo
Fotógrafa: Tereza Pinheiro

Agradeço o apoio de Marcos Vinicius Troian Streithorst e Arthur Giorgi, que colaboraram com a restauração de várias fotos contidas neste álbum
Uma boa foto, sem dúvida, essa sessão foi conduzida por uma profissional tarimbada, acostumada a fazer fotos promocionais para atores e atrizes famosos da teatro, cinema & TV nas décadas de setenta e oitenta. Até as suas sugestões para externas, fator que normalmente eu abomino, ficaram ótimas e claro, a ambientação silvestre das inúmeras alamedas e praças do bairro Jardim Lusitânia, que circunda o Parque do Ibirapuera em São Paulo, ajudou, com a sua requintada vizinhança mediante a visão de mansões suntuosas. Da esquerda para a direita: José Luiz Dinola, Beto Cruz, Rubens Gióia e eu (Luiz Domingues). O figurino ficou meio dispare com Dinola, Cruz & Domingues despojados e Rubens com visual de Rock Star oitentista, mas isso não chega a comprometer o ótimo click. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Nesta foto, o Rubens se equalizou conosco no sentido do figurino casual do cotidiano. Mas as expressões estão muito boas, ao denotar a boa condução da fotógrafa, acostumada a lidar com artistas. Da direita para a esquerda: José Luiz Dinola, Rubens Gióia, Beto Cruz e eu (Luiz Domingues). Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Nesta foto, ficamos mais coadunados como Rockers oitentistas, pela equiparação entre eu (Luiz), e Rubens, principalmente. Apesar do Beto não estar a sorrir e por conseguinte haver ficado um tanto quanto melancólico, a destoar dos demais, a foto é muito boa. Da esquerda para a direita: Rubens Gióia, eu (Luiz Domingues), José Luiz Dinola e Beto Cruz. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Praticamente idêntica à foto anterior, desta feita os quatro componentes da banda apresentaram semblantes mais descontraídos. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Na mesma sequência das duas fotos anteriores, se tratou igualmente de um exemplar bom para o uso promocional. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro  
A posar com uma bela caminhonete dos anos quarenta do século passado. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Agachados na calçada. Apesar desse tipo de enquadramento ser inconveniente e contraproducente, sobretudo. No entanto, eu não posso dizer que esta foto seja ruim por completo, pois há um sentido de uma certa simpatia que se denota pela harmonia expressa pelos componentes da banda. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Na mesma sequência da foto anterior. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Esta foto peca pela questão da falta de foco nos respectivos rostos de Beto Cruz e José Luiz Dinola, mas a ideia foi boa em termos estéticos. Fevereiro de 1987. Foto: Tereza Pinheiro
Os componentes que ficaram na retaguarda, ficaram um pouco mais visíveis nesta foto, mas ainda não o suficiente para torná-la útil para fins promocionais. Tanto que foi preterida na ocasião, mas reconheço que tenha uma beleza em sua composição. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Foto com ares silvestres, não foi uma boa ideia e muito menos pela sua resolução. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Boa foto, se não houvesse um portão domiciliar deveras inconveniente para servir como um cenário involuntário. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Mais uma foto com a proposta de se buscar uma diferenciação corporal dos componentes da banda, tornou-se inadequada ao se provar constrangedora, infelizmente. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Na mesma sequência da foto anterior, ou seja, mais um equívoco. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Neste exemplar, creio que a ideia proposta pela fotógrafa, foi boa, no entanto, a falta de uma melhor adequação corporal dos membros da banda, depôs contra. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Não fosse a distância a provocar a falta de foco nos respectivos rostos das pessoas, esta foto seria boa para o uso promocional. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Eis aqui, o que faltou no exemplo anterior. Com um maior foco nos semblantes e uma certa expressão corporal mais leve, o objetivo foi cumprido, embora essa foto em específico não tenha sido escolhida na época, portanto, jamais foi usada como material promocional da banda para suprir os meios de comunicação. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro

Boa foto, com os membros da banda mais compactados no enquadramento. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Na mesma sequência da anterior, esta foto foi uma das escolhidas para servir como material promocional da banda e de fato, foi publicada várias vezes em jornais e revistas de grande circulação. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Foto descontraída, sem dúvida, mas não foi usada pela banda em missões de divulgação. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Eis o início da sessão das fotos coloridas, que foi realizada na 1ª etapa da mesma sessão das fotos externas em preto & branco, com os membros da banda a usarem outros figurinos e a ambientação a se mostrar interna, mediante o uso do estúdio fotográfico da própria fotógrafa, em sua residência localizada no bairro do Jardim Lusitânia, na zona sul de São Paulo. Clássica formação de pose para um quarteto musical, com dois sentados e dois em pé. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Nesta acima, Beto Cruz & José Luiz Dinola, na parte de trás e Luiz Domingues & Rubens Gióia, na parte da frente do enquadramento. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Rubens Gióia e Beto Cruz em pé e Luiz Domingues & José Luiz Dinola sentados. Ótimas expressões, uma condução bem feliz da fotógrafa. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
O enquadramento não foi feliz e além do mais, fotos com pessoas agachadas, eu realmente não compreendo como se perde tempo com tal tentativa. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Mostra-se razoável a expressividade em geral, no entanto, dificilmente uma foto com os componentes retratados agachados, poderia ser aproveitada. Pela ordem: eu (Luiz Domingues), José Luiz Dinola, Beto Cruz e Rubens Gióia. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Boa foto, tanto que essa foi bem usada para suprir jornais e revistas. Em pé: Beto Cruz & Rubens Gióia. Sentados: José Luiz Dinola & Luiz Domingues. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Com os olhares expressivos da parte de todos, teria sido uma boa foto, se o enquadramento do corpo do José Luiz Dinola (abaixado e à direita), não estivesse cortado, assim como um pedaço do meu (Luiz Domingues), no canto esquerdo. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Creio que há um excesso de rigidez corporal da parte de todos nessa foto acima. Rubens Gióia & eu (Luiz Domingues) em pé, com José Luiz Dinola & Beto Cruz, sentados. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro
Na mesma sequência da foto anterior, não houve muito esforço para promover-se uma melhoria, com exceção do Beto Cruz (a usar camiseta com motivos nipônicos), que aliviou um pouco o seu semblante e do José Luiz Dinola, que tentou uma mudança mais radical de posicionamento. Fevereiro de 1987. Foto de Tereza Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário