Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A Chave do Sol - Portfólio 1982

A Chave do Sol

Portfólio 1982
Primeira filipeta d'A Chave do Sol, a anunciar o seu show de estreia e consequentemente, a se constituir da primeira peça de portfólio do acervo da banda. A grafia do nome do vocalista, Percy Weiss, está errada, infelizmente e a necessidade de se ter enumerado artistas clássicos do Rock internacional, cujas músicas seriam tocadas, denotou o fato da banda estar ainda sem um repertório autoral suficiente para preencher inteiramente o espetáculo. Aliás, a banda foi fundada em meados de julho de 1982 e portanto, ainda a se ajustar preliminarmente, portanto só possuía para esse show, uma única música autoral composta e que foi apresentada, de fato no espetáculo: "18 Horas".

Nota publicada no Jornal "Folha da Tarde", de 22 de outubro de 1982, a anunciar uma de nossas apresentações no "Café Teatro Deixa Falar" e foi muito especial pois fomos agendados a comparecer à redação do jornal e um repórter fotográfico foi designado para cobrir a nossa visita. Rara foto d'A Chave do Sol em 1982 e ainda mais raro o fato de que eu, Luiz Domingues, estivesse "barbudo" em uma foto oficial do nosso grupo. A nossa banda ainda era muito incipiente nessa época, com menos de um mês de história oficial (a contar a partir da estreia no palco, pois na verdade já estávamos a trabalhar há três meses), portanto não motivou uma reportagem propriamente dita, porque tínhamos muito pouca estrada na ocasião, para dizer algo mais consistente, porém, foi a primeira matéria oficial na imprensa mainstream, e dessa forma, se trata de um tesouro para a história da nossa banda. Só lastimo a falha de diagramação da parte desse periódico, pois esse instrumento que disseram que o Rubens Gióia tocava, eu desconheço... o que é uma "guiatarra?" 
Filipeta montada de uma forma absurdamente esdrúxula, a anunciar a mini temporada que faríamos no "Devil's Bar", em dezembro de 1982. Mas foi o tal negócio: para uma pessoa menos avisada, a filipeta pode até parecer "descolada", feita com o propósito de parecer uma peça de lay-out "avantgarde" baseada no desconstrutivismo pós-moderno e portanto, "chiquérrima" para 1982, com os ventos a soprar a favor das ideias da estética Pós-Punk...
Nota publicada na "Folha da Tarde" em dezembro de 1982, para anunciar a mini temporada d'A Chave do Sol no Devil's Bar. Infelizmente não preservou-se o cabeçalho do jornal para designar a data correta. Outra falha de diagramação, o "Jimmy"(ao se referir ao guitarrista, Jimi Hendrix), com dois "M's" podia até ser correta para designar o apelido em inglês de quem se chama "James", mas certamente que faltou cultura Rock para quem digitou ou melhor, "datilografou" a lauda na redação do jornal...
Uma filipeta que na verdade contém o formato de um cartão de visitas, a anunciar o nosso show na noite de Natal, no simpático Café Palheta's, o que não deixa de ser inusitado pela data em si, mas o fizemos e foi muito bom, eu atesto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário