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segunda-feira, 2 de março de 2015

Trabalhos Avulsos - Capítulo 24 - Tributo a Janis Joplin (Uma Homenagem Bizarra, Chamem o Procon !) - Por Luiz Domingues


Firme com o Pitbulls on Crack, desde o início de 1992, meu último trabalho avulso fora uma apresentação da banda tributo ao Black Sabbath, "Electric Funeral", em julho de 1992, no Aeroanta de São Paulo. Então, logo no início de 1996, recebi o telefonema do Laert Sarrumor, que convidou-me a participar de um show tributo a Janis Joplin, que ele estava a organizar, e que seria realizado no mesmo Aeroanta, citado anteriormente.


Com o Pitbulls em ritmo de gravações do primeiro CD, e poucos shows em vista, aceitei pela diversão, e oportunidade para rever amigos, principalmente o Laert, que eu via pouco, e cuja última vez em que estivéramos sob um palco, juntos, fora em julho de 1984, quando despedi-me do Língua de Trapo, pela última vez, a encerrar minha participação, na segunda e derradeira passagem que tive por essa banda. Então combinamos um encontro, onde ele deu-me a lista do repertório que pretendia tocar.



Fiquei surpreso, pois havia diversas canções, incluso o blues, "Amor à Vista", pérola do repertório do Língua, por ocasião de minha segunda passagem pela banda entre 1983 / 1984. 


Mas (pasmem !), só havia uma canção da Janis Joplin inclusa nesse set list, e tratava-se de um tema instrumental, ou seja, aquilo seria bizarro ! A grande jogada irônica desse tributo, seria que homenagearíamos Janis Joplin, a tocar um repertório composto por Blues autorais e só uma música era do repertório dela, verdadeiramente e a revelar-se um tema instrumental ! 



Tratava-se da canção : "Buried Alive In Blues", que está no LP "Pearl", lançado logo após a morte de Janis Joplin, em outubro de 1970. Ela ficou sem vocal, pois a Janis faleceu antes de gravar sua voz nessa canção, e o produtor bancou a colocação do tema no álbum, como uma homenagem à banda de apoio, e assim ficou no repertório do LP "Pearl". Mas nesse tributo, tornou-se uma ironia incrível tocar só esse tema do repertório dela, justamente uma canção instrumental, em meio ao trabalho de uma artista que notabilizara-se pela voz... 


Marcamos apenas um ensaio, super improvisado na minha residência, só para tirar dúvidas sobre a harmonia e mapa das músicas. Foi super corrido, e ocorrido em um dia de semana, no período noturno, na minha sala de aulas.




  Gilberto "Giba San" na primeira foto e Zé Miletto, na segunda

A banda seria composta por Laert Sarrumor no vocal; Gilberto "Giba San" na guitarra, e Zé Miletto no teclado, além de minha presença no baixo, e o baterista, Nahame Casseb, popular Naminha, outro velho companheiro do Língua de Trapo, da formação, 1983 / 1984, que eu não via há anos. 



Mas o Naminha não foi ensaiar, pois ainda não havia chegado de viagem. Ele morava em Tóquio há muitos anos, e estava por desembarcar para visitar parentes e amigos, indo direto para o show, e a saber das músicas só por tê-las ouvido no Japão. Foi um ensaio divertido, com o prazer em estar com o Laert, novamente, após tantos anos. O Zé Miletto também mostrou-se muito gentil, embora eu não tivesse intimidade alguma com ele, e o Giba "San" eu conhecia vagamente, pois era / é figura tarimbada no mundo das bandas cover da noite paulistana.


Trata-se de um excelente guitarrista, muito requisitado como side man de vários artistas, e com participações em bandas cover. 


Sendo assim, com um ensaio apenas, fomos para o show, que prometia ser bastante divertido.




O show teve um esforço de divulgação razoável, pois foram feitos cartazes, filipetas, e até os "Lambe-Lambe", cartazes de grande porte para muros, e tapumes urbanos. Ocorreu no dia 19 de janeiro de 1996, mas infelizmente com pouco público presente. Apenas 60 pessoas passaram pela bilheteria, e além dessa banda tributo, haveria a apresentação de um grupo autoral muito interessante que eu já havia ouvido falar, chamado : "The Tea House Band" .


A vocalista / baixista da banda era amiga do Laert, e pelo que apurei ao ouvir conversas no camarim, havia participado da produção do Língua de Trapo, por ocasião da retomada das atividades da banda em 1992. Assisti o show de abertura deles pela coxia, e gostei muito, pois foi 100% calcado em bubblegum sessentista.



O visual deles remetia ao pop bubblegum dos anos 1960, e aquilo  impressionou-me muito positivamente, pois eu vivia uma fase em que estava muito imbuído no afã para mergulhar em uma experiência retrô, nesses mesmos moldes, e assim foi, quando o Pitbulls on Crack lançou o CD "Lift Off", e posteriormente com a formação do Sidharta, e fusão com a Patrulha do Espaço. Conversei rapidamente com os membros do "The Tea House Band", e apreciei saber que eles realmente eram 100% influenciados pelos anos 1960. Foi um grande alento saber que eu não estava sozinho no mundo, e que não fora apenas um turrão mergulhado sob uma idiossincrasia nostálgica, e portanto avesso ao mundo dos "rockers de bermuda e com piercings por todo o corpo", panorama dos anos noventa. No camarim, foi um festival de risadas, com tantas piadas que surgiu. Principalmente quando o Laert vestiu a roupa que alugara, especialmente para o show. 



Foi um terno de cetim, cor-de-rosa, com camisa colorida e cheia de babados e acessórios vintage, como um par de sapatos de salto carrapeta, e um chapéu espalhafatoso, com plumas enormes. 


Tudo bem, ele queria usar um visual Hippie Chic exagerado, mas ficou mais parecido com o Sly Stone do que Janis Joplin.


E quando nosso velho amigo, o ator, Paulo Elias, outro ex-membro do Língua, viu aquilo, teve um ataque de riso e disse : - "Laert, você está a parecer-se com um cafetão de filme policial americano... só fica a faltar um Cadillac conversível, e algumas prostitutas em sua volta"...


Em princípio, o Laert  não gostou da piada, e respondeu-lhe : - "Pô Paulinho, não precisa esculhambar"...


Aí, a reação foi ainda mais engraçada, com todo mundo no camarim a cair na risada, pois mais esculhambada que a fantasia que ele alugara, foi impossível... 


Ele também caiu na risada e ficou tudo bem, então. Subimos ao palco e o show foi bom, embora curto.



Foram oito ou dez músicas apenas. Confesso que gostei muito de tocar ao vivo novamente, "Amor à Vista", uma música que eu gostava muito, durante minha segunda passagem pelo Língua de Trapo. Era uma letra satírica, cheia de nuances absurdas, mas tratava-se de um belo blues, bem sessentista, com carga freak intensa. À medida que tocávamos, eu notava no semblante daquelas sessenta e poucas pessoas da plateia, um ar de frustração e expectativa, pois esperavam músicas da Janis Joplin, e nós ali só a executar canções estranhas aos seus ouvidos...



A última, foi "Buried Alive in Blues" e o público soltou-se, com alguns a dançar no imenso espaço vazio do Aeroanta, com pouca gente presente. O Laert pôs-se a dançar pelo palco e foi um misto de algo bonito pela homenagem "sixties", e engraçado também, pois sua veia humorística nunca saía de férias. Então encerramos, e muitas pessoas da plateia protestaram com certa veemência... 
Ouvi um rapaz a falar que "queria o dinheiro de volta, pois fora enganado, já que aquilo não fora um tributo à Janis Joplin, de jeito nenhum".



Um grupo de garotas também protestava, a alegar que haviam deslocado-se de Caieiras (um município da Grande São Paulo, relativamente longe da capital) etc. Realmente, foi um tributo estranho, quiçá irônico, mas por outro lado, não foi um show cover. E uma coisa eu posso confirmar : o Laert é apaixonado pela Janis Joplin.



Desde que conhecemo-nos em 1976, eu sei disso. Portanto, a não inclusão de músicas da Janis Joplin, com exceção do tema instrumental, não teve conotação de afronta, de forma alguma. E assim foi esse trabalho avulso, que valeu muito mais por reencontrar velhos amigos como o Laert; Naminha e Paulo Elias, por exemplo.


Depois de frustrar-me em não tocar as músicas dos grandes David Bowie e Marc Bolan e ter feito um bizarro show tributo à Janis Joplin, sem tocar nenhum clássico de seu repertório sequer, meu próximo trabalho avulso só ocorreria em 1997, mais uma vez a auxiliar uma banda de um aluno meu a gravar uma fita demo em estúdio.

Continua...

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