Pesquisar este blog

sábado, 7 de março de 2015

Trabalhos Avulsos - Capítulo 29 - Patrulha do Espaço + Xando Zupo = Z-Sides: Quase um Prenúncio - Por Luiz Domingues

Foi ao final de dezembro de 2002 (com o início do trabalho, em  2003), que o guitarrista, Xando Zupo, propôs à Patrulha do Espaço, uma participação em seu disco solo, que denominar-se-ia: "Z-Sides". Mas na verdade, ele já estava a gravar o seu disco, desde julho ou agosto de 2002.
Em setembro de 2002, a revista Rock Brigade já anunciava a gravação do disco e citou o meu nome e do Rolando Castello Junior, como membros da Patrulha do Espaço, como músicos convidados para tal participação 

Trato aqui como trabalho avulso, e não através do capítulo sobre a Patrulha do Espaço, mas acredito que caberia lá também, evidentemente.

A ideia seria gravar duas faixas, uma autoral e a outra, a se tratar de uma releitura de uma banda internacional, que ele, Xando (e nós, também), gostamos muito, que é a James Gang.
 
Sendo assim, regravamos a música: "Must Be Love", que faz parte do LP "Bang", da James Gang e lançado em 1974.
                      Marcelo "Mancha", um ótimo vocalista 

A formação dessa gravação, foi com a Patrulha do Espaço completa, mais a presença do nosso anfitrião, Xando Zupo na guitarra, e mais um convidado, o vocalista, Marcelo "Mancha", aliás, um dos melhores vocalistas da noite paulistana (e que seria o primeiro vocalista do Pedra, assim que eu fui convidado a entrar na formação dessa banda em 2004, em uma fase embrionária, e cuja história, descrevi no seu respectivo capítulo). 
 
Fizemos dois ensaios em um estúdio, na Saúde, bairro da zona sul de São Paulo, preparamos a música com facilidade, e a executamos com bastante pegada Hard-Rock.
A outra canção foi autoral, e o Xando Zupo, logicamente, trouxe a ideia inicial, com a devida colaboração da Patrulha do Espaço nos arranjos. Essa canção ganhou o nome de: "Livre como Você", e a letra culminou em revelar-se em uma bela homenagem à mãe do Xando, que faleceria súbita, e precocemente alguns meses depois da realização da gravação. 
 
Nessa canção, que era um Hard-Rock setentista, e bem "swingado" com certa ar Soul Music, o Rodrigo tocou órgão Hammond, e cantou, Marcello e Xando revezaram-se nos solos de guitarra, e eu e Júnior conduzimos a "cozinha", claro.
                            O grande tecladista, Fábio Ribeiro 

A gravação de bateria deu-se no estúdio do Fábio Ribeiro, meu ex-colega d'A Chave "sem Sol". E os demais instrumentos foram gravados na casa do Xando, mesmo antes dele ter montado o Overdrive Studio, oficialmente, ainda, providência que ele só tomaria alguns meses depois.
Em julho de 2003, o jornalista, Antonio Carlos Monteiro, publicou uma reportagem a descrever o álbum "Z-Sides", de Xando Zupo, no Jornal Rock News e curiosamente, a foto escolhida pelo ilustrador do jornal, foi a da contracapa do CD ".ComPacto", da Patrulha do Espaço. A conexão fora que havíamos gravado duas faixas no disco solo de Xando Zupo

O resultado sonoro ficou bastante agradável, tanto na canção autoral, quanto na releitura de "Must Be Love", da James Gang. 

Foi assim o trabalho entre a Patrulha do Espaço, e Xando Zupo, a participarmos de seu disco solo, "Z-Sides", que seria lançado apenas virtualmente, através da Internet. Foi um prenúncio, eu diria, o fato de que um ano e dez meses depois, eu e Rodrigo sairíamos da Patrulha do Espaço e ingressar-nos-íamos em uma nova banda que Xando Zupo estava a articular, que receberia o nome de: "Pedra".
Capa do CD ".ComPacto", da Patrulha do Espaço, que lançamos em 2003, quase simultaneamente ao lançamento do álbum: "Z-Sides" em que participamos em duas faixas. Na segunda foto, Xando Zupo em foto dos anos 1980, quando foi integrante do grupo Heavy-Metal,"Harppia". Click: desconhecido

Eis abaixo, o álbum para escutar-se na íntegra. "Livre como Você" é a primeira faixa do disco e "Must Be Love", a nona.
Eis o Link para ouvir o disco no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=hUCVU5xtf9o

Nesse mesmo ano de 2003, também por conta da Patrulha do Espaço, eu e Rodrigo Hid envolvemo-nos com um trabalho avulso "forçado", digamos assim, mas que gerou histórias hilárias e até uma certa comoção de nossa parte...

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário