Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de março de 2015

Trabalhos Avulsos - Capítulo 31 - Tributo à Keith Moon: Quatro Bateristas Alucinados - Por Luiz Domingues

Em 2003, o Rolando Castello Júnior quis fazer um novo tributo ao Keith Moon, o sensacional baterista do "The Who", um evento fora das atividades da Patrulha do Espaço. 
 
Em princípio, eu não queria fazer parte dessa atividade, pela natural aversão que tenho ao mundo dos covers, mas nesse caso, seria diferente, pois manteria a carga de um tributo mais específico. Em 2001, ele, Rolando, fizera um evento desses, e apenas o Marcello Schevano participara, na condição de membro nossa banda.
Keith Moon, o baterista do The Who e uma das personalidades mais incríveis da história do Rock  

Então, eu coloquei-me em uma posição neutra, sobre participar a tocar ou não, e o Rolando pediu-me para ajudar ao menos no esforço de divulgação. Claro, não custava-me nada, e eu tinha experiência com esse tipo de trabalho, pois desde 1999, eu fazia esse esforço para a banda, e costumava liderar equipe com filipetadores, e colocação de cartazes pela cidade.
    O excelente baixista (e infelizmente, saudoso), Renê Seabra
Outra fera das quatro cordas, Nelson Brito é um dos melhores baixistas do Rock brasileiro, e um grande especialista na arte imortal de John Entwistle, o baixista impressionante do The Who

Em princípio, o baixista para o evento seria o Renê Seabra, mas em um dado momento, ele convidou também o Nelson Brito, e pediu-me para tocar em pelo menos duas músicas. 
 
E desta vez, o evento seria realizado no Centro Cultural São Paulo, portanto um local bem melhor para um evento dessa magnitude e haveria a participação de quatro bateristas muito famosos na história do Rock brasileiro: Rolando Castello Júnior, Paulo Zinner, Franklin Paolillo e Marinho Thomaz. 
Na ordem, os bateristas: Rolando Castello Junior (Patrulha do Espaço), Franklin Paolillo (Rita Lee & Tutti-Frutti), Marinho Thomaz (Casa das Máquinas) e Paulo Zinner (Golpe de Estado e Rita Lee)
 
Ou seja, grandes feras da bateria do Rock Brasileiro dos anos 1970, com o Paulo Zinner a representar a geração posterior dos anos 1980 & 1990. Ensaiamos em um estúdio no bairro da Saúde, na zona sul de São Paulo e a minha participação foi com apenas dois ensaios. Eu tocaria: "Won't Get Fooled Again" e "Baba O'Riley", do repertório clássico do The Who.
Na primeira foto, Paolillo nos bons tempos de Rita Lee & Tutti-Frutti e abaixo, Junior Muelas, do ótimo grupo Vintage Rock: "A Estação da Luz" 
 
A minha lembrança desse ensaio foi a de uma longa conversa entre Paulo Zinner, Franklin Paolillo, eu (Luiz Domingues) e Juninho Muelas, baterista da banda, "A Estação da Luz", quando muitas lembranças do Franklin, sobre o seu tempo com Rita Lee & Tutti-Frutti, incluso a gravação do LP "Fruto Proibido", em 1975 e os shows dessa turnê, foram contados para nós, em detalhes. O show ocorreu no dia 5 de outubro de 2003, e contou com um bom público.
Foi um bom Show/Tributo, e visualmente, foi bonita a ideia de se exibir os 4 kits de bateria, um em cada canto do palco.
Franklin Paolillo, Rolando Castello Junior, Paulo Zinner e Marinho Thomaz, quatro feras da bateria no Rock brasileiro, a tocarem juntos e homenagear o grande, Keith Moon. Foto Pós-Show de 2003. Autor do click: desconhecido  
 
Um mês depois do evento, saiu publicada a resenha desse espetáculo na Revista "Rock Brigade", nº 208/novembro de 2003  

Compareceu um bom contingente, com trezentas e cinquenta pessoas a passarem pela bilheteria e apreciarem bastante a performance.
Carla Viana, incrível vocalista do "Senhor X"
Robson Rocco, um dos melhores vocalistas do Hard-Rock paulistano, na ocasião

E as guitarras e teclados ficaram a cargo de Rodrigo Hid e Marcello Schevano, mais as vocalizações de Robson Rocco ("Paulo Zinner Rockestra") e Carla Viana ("Senhor X").
Marcello Schevano e Rodrigo Hid, guitarristas, tecladistas e vocalistas da Patrulha do Espaço, na ocasião 

No baixo, eu (Luiz Domingues), Renê Seabra, e Nelson Brito.
 
Após homenagear o grande, Keith Moon e celebrar o The Who, banda emblemática em minha formação Rocker, o próximo capítulo faz um balanço de uma série de convites que eu recebi para realizar trabalhos avulsos, mas que não aceitei, ou que não deram certo, alheios à minha vontade, entre 2006 e 2013

Continua...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário