Pesquisar este blog

domingo, 1 de março de 2015

Trabalhos Avulsos - Capítulo 21 - Firebox: Uma Noite como "Sub" no Mundo do Metal - Por Luiz Domingues

 
O próximo trabalho avulso que eu tive, foi apenas um socorro prestado a uma banda formada por amigos meus, mas rendeu uma boa história. 
 
O "Firebox" foi uma banda peso-pesado da cena do Heavy-Metal paulista, ao final dos anos oitenta. Nessa banda tocava o meu amigo, Paulo Thomaz, baterista que tocara anteriormente no "Centúrias", no início daquela mesma década. A formação ainda continha dois guitarristas, Marcelo & Michel Perrier, e o baixista era o Luis Mariutti, então ainda desconhecido, antes de tocar no grupo Heravy-Metal, "Angra".
Foi em outubro de 1990, que eu recebi um telefonema do Paulão Thomaz, a convidar-me a prestar um auxílio emergencial para ele e seus companheiros.

A situação fora a seguinte: eles teriam um compromisso inadiável a cumprir, e o baixista, Luis, ficara doente, e por obedecer ordens médicas, teria que ficar em repouso absoluto por duas semanas, no mínimo. 
Foto promocional do "Firebox": da esquerda para a direita: Luis Mariutti, Paulão Thomaz, Marcelo e Michel Perrier. 

O Paulo sabia que aquele campo sonoro deles não era da minha predileção, de forma alguma, mas emergencialmente, arriscou ligar-me. Apesar de eu estar lotado por ensaios com outros projetos, conforme descrevi aqui anteriormente, fora as minhas aulas, eu aceitei pela amizade.
 
Então, encaixamos dois ensaios nesse ínterim, com o Michel Perrier a auxiliar-me bastante no sentido de esclarecer dúvidas sobre a harmonia das músicas. Confesso que apesar de toda a camaradagem, e boa vontade dos amigos, o som se mostrara por demais pesado para a minha orientação musical natural. Eles definiam-no como: "Thrash-Metal" e qualquer sonoridade minimamente mais pesada que o Hard-Rock setentista, já machucava os meus ouvidos, normalmente. 
Se tratava de um som "embolado", na minha ignorante visão desse universo. Talvez no ponto de vista de quem aprecia o gênero, soe melódico, mas para os meus ouvidos, denotava ser uma autêntica serra elétrica. 
 
O Michel era (é) um guitarrista excelente. Professor graduado em escolas famosas da França e dos Estados Unidos, era mesmo um virtuose. Lembro dele em sua banda anterior ("Jaguar"), bem mais amena, sonoramente a falar, e ali com aquele trabalho, eu podia mensurar bem o quanto ele era bom. 
 
A despeito dos rapazes serem extremamente gentis, eu achava incompreensível eles gostarem daquele trabalho, praticamente sem melodia, agressivo e embolado. 
 
Bem, fomos então cumprir o show na casa noturna: "Blue Note", na Av. São Gabriel, no bairro do Itaim-Bibi, zona sul de São Paulo, um ambiente tradicionalmente acolhedor para bandas de Blues & Jazz, o que tornara aquele show peso-pesado ainda mais bizarro. 
 
O espetáculo foi bom para os padrões desse universo do Metal extremo, acredito. Eu errei um pouco, admito, mas todos foram extremamente gentis comigo, ao relevarem a minha falta de traquejo dentro daquele mundo.
Nilton "Cachorrão" Cesar, grande vocalista, amigo e um dos mais espirituosos humoristas natos, que eu já conheci
 
Um fato curioso aconteceu: o meu amigo Nilton Cesar, o popular "Cachorrão", vocalista do Centúrias, estava presente nesse show, e quem o conhece pessoalmente, sabe que ele é um humorista em potencial, com uma capacidade incrível para satirizar, usar o potencial do sarcasmo, humor negro, e todo o repertório de pilhérias possíveis. 
 
Ao ver-me com o semblante assustado, a mirar o público que debatia-se, literalmente, enquanto tocávamos, gritou: -"calma, não é briga, estão apenas a se divertirem"... então está bem...
Cerca de duzentas pessoas estiveram presentes no "Blue Note", com uma banda "Metallica" Cover a promover a "fechadura" do show, pois tocaram depois de nós (ainda bem !). 
 
Isso ocorreu no dia 31 de outubro de 1990, e sim, foi uma festa de Halloween. Houve muita gente ali fantasiada de uma forma macabra, e chamou a atenção, um sujeito vestido como "diabo", que estava alucinado.

Eu pensava anteriormente que no inferno havia somente enxofre, mas esse rapaz estava doido, mas foi pela ingestão de outras substâncias, seguramente...
 
E claro, foi um prato cheio para o Nilton "Cachorrão" Cesar, que teve elementos de sobra para elaborar as suas piadas, sempre muito hilariantes, e criadas sob total improviso.
Foi bom ter ajudado os amigos, mas senti-me realmente um "estranho no ninho", naquela noite!

O Firebox durou um pouco mais de tempo depois disso em sua carreira. Ainda na primeira metade dos anos 1990, o Paulão Thomaz estaria a fundar uma nova banda, denominada: "Cheap Tequilla", bem mais centrada no Rock'n' Roll tradicional, com flertes com o Southern-Rock. 
 
O Michel foi um dos mais requisitados professores de guitarra de São Paulo nos anos oitenta, e tempos depois, eu soube que ele voltara à França (ele é de fato, francês). 
O Luis ficou famoso no mundo do Heavy-Metal, como baixista do "Angra", e o outro guitarrista, Marcelo, que era bem jovem, e ex-aluno do Michel, acabou por enveredar também para o mundo didático da música, ao tornar-se professor de guitarra. Essa foi minha curtíssima história com o Firebox!
Depois dessa história pitoresca, o meu próximo trabalho avulso ocorreria somente no ano posterior, 1991, mas revelou-se na verdade, inócuo. Eu nunca gostei de tocar covers, mas esse trabalho em específico teria tudo para divertir-me, no entanto, redundou em fracasso. E neste caso, a teia da aranha de Marte não capturou nem um só inseto, infelizmente...

Continua...   

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Alexandre !

      Estou feliz e honrado com sua visita ao Blog com direito a manifestação elogiosa. Volte sempre, o Blog está à sua disposição.

      Muito obrigado e um abraço !

      Excluir
    2. Blog Do Luiz Domingues 3: Trabalhos Avulsos - Capítulo 21 - Firebox: Uma Noite Como "Sub" No Mundo Do Metal - Por Luiz Domingues >>>>> Download Now

      >>>>> Download Full

      Blog Do Luiz Domingues 3: Trabalhos Avulsos - Capítulo 21 - Firebox: Uma Noite Como "Sub" No Mundo Do Metal - Por Luiz Domingues >>>>> Download LINK

      >>>>> Download Now

      Blog Do Luiz Domingues 3: Trabalhos Avulsos - Capítulo 21 - Firebox: Uma Noite Como "Sub" No Mundo Do Metal - Por Luiz Domingues >>>>> Download Full

      >>>>> Download LINK G2

      Excluir
  2. Muito bem contada a história. Consigo imaginar bem a cena. Kkk. Sou um ex aluno do Michel. Há tempos tento encontrá-lo através de conhecidos e redes sociais e nada. Você teria o contato dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita ao meu Blog, leitura do capítulo em si e postagem de comentário!

      Sobre o Michel, praticamente não o vi mais desde essa ocasião descrita no capítulo, com esse ocorrido em 1990. Soube, através de amigos em comum, que ele foi morar na França nos anos 1990, ainda, mas que teria voltado ao Brasil, algum tempo depois. Mas é só isso, mesmo, sinto muito em não ajudá-lo com uma informação precisa.

      Grande abraço !

      Excluir
  3. Você está mais desatualizado do que eu.kkk Fiz aula com ele até 1996. Ele lecionava na rua da consolação, bem pertinho da esquina da Av. paulista. Um cara muito gente boa. Sempre conversando com a gente olhando meio de lado.kkk. Muito obrigado por sua resposta. Achei seu blog usando as palavras Michel e Firebox no Google e comecei a ler suas crônicas. Muito boas as histórias. Confesso que não o conhecia como músico mas vou pesquisar sobre seu trabalho. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Nivanilson !

      Prazer ter a sua presença no Blog mais uma vez com um ótimo comentário. Então, essa parte dele ter lecionado na Consolação, eu sabia, eu quis dizer que posteriormente, ele foi para a França, segundo contaram-me.

      Sensacional saber que apreciou a minha crônica ! Fique convidado a esmiuçar o Blog, a vontade. O que não falta aqui é história e memória.

      Muito obrigado pelo interesse !

      Forte abraço, amigo !

      Excluir
  4. Blog Do Luiz Domingues 3: Trabalhos Avulsos - Capítulo 21 - Firebox: Uma Noite Como "Sub" No Mundo Do Metal - Por Luiz Domingues >>>>> Download Now

    >>>>> Download Full

    Blog Do Luiz Domingues 3: Trabalhos Avulsos - Capítulo 21 - Firebox: Uma Noite Como "Sub" No Mundo Do Metal - Por Luiz Domingues >>>>> Download LINK

    >>>>> Download Now

    Blog Do Luiz Domingues 3: Trabalhos Avulsos - Capítulo 21 - Firebox: Uma Noite Como "Sub" No Mundo Do Metal - Por Luiz Domingues >>>>> Download Full

    >>>>> Download LINK RO

    ResponderExcluir